TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Impactos no processo de ensino e aprendizagem

Por:   •  17/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

Impactos no processo de ensino e aprendizagem

O objetivo principal deste trabalho é evidenciar uso da informática como ferramenta de ensino. O crescimento da Informática se faz presente em todas as áreas, e isso não é diferente na educação e na matemática. O uso das tecnologias hoje na educação de uma maneira geral é importante à construção do conhecimento. O conhecimento adquirido, não só nas disciplinas, mas também do uso adequado das tecnologias pelos alunos se fará presente não só na vida acadêmica como também na vida profissional.

Porém grande parte dos professores não teve experiências com computadores em seus cursos de formação, nem tampouco preparo para utilização dos mesmos em suas aulas. Por isso, destaca-se a importância de discutir o assunto e apontar caminhos para que os professores utilizem as ferramentas tecnológicas. Além disso, é necessário repensar o ensino da Matemática, visando torná-lo mais interessante, a incorporação da tecnologia. É essencial que se tenham claros os objetivos e a metodologia, verificando onde é possível e como utilizar o computador no ensino da Matemática.

Alguns programas procuram criar ambientes de investigação e exploração matemática, contribuindo assim para a construção do conhecimento matemático. Por meio da utilização desse tipo de programas, a matemática deixa de ser um conhecimento pronto apenas transmitido ao aluno, que passa a ser parte integrante do processo de construção do conhecimento. Nesse sentido, propõe-se e discute-se a aplicação e atividades no laboratório, com jogos e softwares educativos, buscando um maior interesse do aluno em aprender a matemática.

VANTAGENS

Ao utilizar a tecnologia no processo de ensino aprendizagem, os alunos estimulam o desenvolvimento de habilidades intelectuais, pois ao estar lidando com a novidade que é a utilização do computador, torna a aula para o aluno mais interessante, saindo da rotina da sala de aula. As ferramentas disponíveis no mercado, também busca desenvolver as habilidades dos alunos de acordo com a atividade que esta sendo realizada.

A concentração e interesse são pontos que valem destacar, pois o computador acaba chamando a atenção do aluno, seu interesse e concentração ficam nítidos. O estímulo à busca de mais informação fatalmente acaba ocorrendo, pois a ferramenta acaba sendo um leque de opções em busca de novas informações.

Algumas ferramentas disponível no computador promovem a cooperação e o trabalho em equipe, trazendo para o aluno uma nova forma de trabalho em grupo.

O professor inovando em suas aulas chama a atenção do aluno para a matéria e assim aluno e professor tem uma maior interação em sala de aula.

DESVANTAGENS

O uso das novas tecnologias no ensino da matemática, pode ser problema, pois nem todos os professores tem um preparo para a utilização desses recursos, ou por falta de conhecimento ou por falta de interesse em buscar meios que melhore o processo de ensino aprendizagem do aluno.

Dificuldades na adaptação e na interação, já que o software também são uma das dificuldades que o professor encontra, pois alguns softwares não tem uma interface amigável ao usuário, fazendo com que o professor encontre certas dificuldades em aprender para utilizar com seus alunos.

A falta de estrutura que temos em algumas escolas também é um ponto que vale ser destacado, pois o professor quer utilizar das ferramentas de tecnologia, mas a escola não dispõe de um laboratório de informática para a prática das atividades, ou mesmo possui o laboratório, mas por falta de manutenção e mau uso dos alunos, os computadores estão sucateados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (134.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com