TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Métodos estruturados de projeto de programas

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.704 Palavras (11 Páginas)  •  609 Visualizações

Página 1 de 11

Métodos estruturados de projeto de programas

- metodologistas Michael Jackson ( JSP ) e Jean Dominique Warnier ( LCP )

Métodos estruturados de projeto de programas

- metodologistas Michael Jackson ( JSP ) e Jean Dominique Warnier (LCP)

Metodologias orientadas a dados (Jackson, Warnier-Orr)

O ponto mais forte da metodologia de Jackson é a sua orientação para a estrutura de dados. Na maior parte dos projetos, os processos são razoavelmente simples, enquanto as estruturas de dados podem ser muito mais complexas. Por outro lado, Jackson não dá importância ao projeto da lógica de controle, desde que seja imposta pelas estruturas de dados. Orienta sua metodologia para programas simples (ou programas complexos decompostos até que possa ser vista como um programa simples). Também pressupõe que existe previamente um certo nível de especificação, o que nem sempre é verdade. Além disso a metodologia está mais voltada para uma visão hierárquica das estruturas de dados, nem sempre real (e cada vez menos comum nossistemas on-line, baseados em bancos de dados).

A metodologia Warnier-Orr é bastante inovadora em relação às demais, tendo sua base na lógica de conjuntos da matemática. Ela parte da especificação das saídas do sistema, para deduzir processos e dados de entrada, e seu diagrama, que separa adequadamente aspectos lógicos e físicos do sistema. Entretanto, como esse diagrama se estende do geral para o particular de uma forma praticamente linear (da direita para a esquerda), fica realmente difícil representar sistemas de algum porte. Nesse caso o diagrama pode ocupar várias folhas, difíceis de serem visualizadas em conjunto. Mas a principal limitação dessa metodologia é a sua inadequação para representar estruturas de dados que não sejam hierárquicas, como as de vários dos atuais sistemas de bancos de dados. Outra questão é a orientação para as saídas do sistema. Isso provavelmente favorece a construção de sistemas voltados para a emissão de relatórios ou consultas, mas parece inadequado para sistemas mais complexos.

Metodologias estruturadas (em geral)

Em geral as metodologias estruturadas dão pouca importância aos fatores humanos (interação com o usuário, interfaces e até mesmo a especificação de requisitos do sistema ficam em segundo plano). Também não levam em conta o contexto onde o sistema será utilizado. Uma crítica comum contra essas metodologias é de que não produzem resultados realmente práticos. A ênfase está muitas vezes em aspectosformais ou estéticos e não na utilidade da técnica para produzir sistemas melhores em termos de prazo, custo e qualidade. Esse, aliás, é o grande desafio da atual indústria de software – produzir mais, melhor e muito mais rapidamente uma grande quantidade de software. As técnicas estruturadas não parecem suficientes para dar conta dessa tarefa.

Mas isso provavelmente não quer dizer que essas técnicas poderão ser relegadas a segundo plano.

Notação Utilizada pela metodologia

As técnicas de programação orientadas a objetos foram discutidas pela primeira vez no final da década 60. As primeiras metodologias de projeto orientadas a objeto, ainda que não tivessem este nome, foram descritas por Michael Jackson e Jean-Dominique Warnier na década de 1970 (Avison e Fitzgerald, 1997, p. 313).

Passos da Metodologia de Jackson (JSP)

JSP (Jackson Structured Programming (Jackson Programação Estruturada)).Foi criado por Michael A. Jackson (1970). ‘“É um método para elaboração de programas como composições de processos sequenciais”. O diagrama do JSP é utilizado para explicar o funcionamento interno do programa, suas entradas e saídas de dados e seus componentes. Ele é um método para programação estruturada, com base no fluxo de dados e na estrutura do programa. O diagrama é lido de forma Top-Down (de cima para baixo) e da esquerda para direita.

Existem quatro tipos de “caixas” notações utilizadas para representação e funcionamento dos programas.

Todos os programas podem ter três estruturas de controle: seqüência, seleção e iteração.

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

Seqüência[pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]

        {Seqüência}[pic 15][pic 16]

De cima para baixo        1.  Processo A[pic 17]

                       2. Processo B

  3. Processo C[pic 18]

 Ordem de Execução

[pic 19]

Iteração

                                                [pic 20][pic 21][pic 22]

[pic 23]

Warnier / Orr diagrama( LCP )

Um diagrama Warnier / Orr (também conhecido como uma construção lógica de um sistema de programa ) é uma espécie de hierarquia de fluxograma que permite a descrição da organização dos dados e procedimentos. Eles foram desenvolvidos inicialmente na França por Jean-Dominique Warnier e no Estados Unidos por Kenneth Orr. Este método auxilia o projeto de estruturas de programa, identificando os resultados de saída e de processamento e, em seguida, trabalhar para trás para determinar os passos e combinações de entrada de dados necessários para produzi-los. O método gráfico simples usado nos diagramas Warnier / Orr torna os níveis do sistema e do movimento evidente dos dados entre elas.

Elementos Básicos

Os diagramasde Warnier / Orr mostram os processos e sequências em que são realizados. Cada processo é definido de forma hierárquica ou seja, ele é composto por conjuntos de subprocessos, que o definem. Em cada nível, o processo é mostrado no suporte de seus grupos de componentes.

Uma vez que o processo pode ter vários subprocessos diferentes, esse diagrama utiliza um conjunto de suportes para mostrar cada nível do sistema.

Para desenvolver um diagrama Warnier / Orr, o programador trabalha para trás, começando com a saída de sistemas por meio da análise de saída orientada. No papel, os movimentos de desenvolvimento da direita para a esquerda. Primeiramente, a saída pretendida ou resultados do processamento são definidos. No próximo nível, mostrado pela inclusão com um suporte, os passos necessários para produzir a saída são definidos. Cada passo, por sua vez é ainda definido. Grupo de suportes adicionais os processos necessários para produzir o resultado no próximo nível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (176.7 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com