TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença entre projeto, programa e portfolio

Por:   •  14/4/2021  •  Resenha  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

Quando falamos em projeto devemos lembrar que é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único com início e fim programados

Um programa é um grupo de projetos, programas subsidiários e atividades de programa relacionados, gerenciados de modo coordenado visando a obtenção de benefícios que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente. (PMBOK,2017)

Um portfólio é um conjunto de projetos, programas, portfólios subsidiários e operações gerenciados em grupo para alcançar objetivos Estratégicos. (PMBOK,2017)

Para destacar as diferenças entre eles vamos considerar como exemplo uma empresa fictícia, cuja o plano estratégico que é aumentar seus lucros, para isto, serão necessários a implantação de dois programas: Redução de custo e o aumento de Market share, além da criação de um projeto para desenvolvimento de um novo produto.

Para atingir o objetivo do programa de redução de custos será criado um projeto de revisão de todo o processo produtivo para identificar pontos de melhoria e aumentar a produtividade, um projeto de nacionalização de peças, visto que com o preço do dólar a importação de peças está aumentando o custo do produto e um projeto de unificação de peças para obter vantagem na negociação de preços.

Os três projetos são únicos, com início e fim definidos.

Para garantir o aumento do Market share serão iniciados o projeto de treinamento dos vendedores, afim de garantir uma melhor abordagem com o cliente e a criação de plano de fidelização com os clientes.

O resultado de todos os projetos e programa farão com que o objeto estratégico seja atingido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com