TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Utilização das tecnologias de informação e comunicação voltadas para as práticas educacionais nas instituições de ensino

Por:   •  16/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.403 Palavras (10 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 2]

[pic 3]

UNIVERSIADADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCACÃO A DISTÂNCIA

POLO SUMARÉ (SP)

JULIANA FELICIANO ALVES – RA 5419776382 RAFAELA CRISTINA FIGUEIREDO – RA 2279650500 REBECA PAOLA SETTE DE ASSIS – RA 5465898146

DESAFIO PROFISSIONAL:

“A utilização das tecnologias de informação e comunicação voltadas para as práticas educacionais nas instituições de ensino”.

Sumaré 2017


JULIANA FELICIANO ALVES – RA 5419776382 RAFAELA CRISTINA FIGUEIREDO – RA 2279650500 REBECA PAOLA SETTE DE ASSIS – RA 5465898146

DESAFIO PROFISSIONAL:

“A utilização das tecnologias de informação e comunicação voltadas para as práticas educacionais nas instituições de ensino”.

Desafio Profissional - apresentado à Anhanguera Educacional, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Psicologia Da Educação e Teorias Da Aprendizagem; Redes Sociais e Comunicação; Educação a Distância; Didática; Língua Brasileira De Sinais; Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

Tutora à distância: Maria Claudia Tiveron Leme da Costa.

Sumaré 2017


SUMÁRIO:

  1. INTRODUÇÃO        4
  2. DESENVOLVIMENTO        5
  1. Primeiro passo: Leitura da proposta         5
  2. Segundo passo: Respostas da questões propostas         5
  3. Terceiro passo: Reflexão sobre questões propostas        6
  4. Quarto passo: Resenha crítica – Tecnologia ou metodologia         7
  1. RELACIONANDO AS MATÉRIAS         10
  2. BIBLIOGRAFIA         11

  1. INTRODUÇÃO

Vivemos em um mundo globalizado onde a nossa cultura e conhecimento está disponível a somente um clique de mouse em nossas redes ou aldeias globais.

Segundo Marshall (1962), o conceito de Aldeia Global foi desenvolvido para indicar que as novas tecnologias eletrônicas tendem a encurtar distâncias, fazendo com que o progresso tecnológico interligasse as pessoas como o que ocorre em uma aldeia.

  Nesse contexto, por meio da internet, várias outras formas de se comunicar, transferir informações e conhecimentos foram criados de forma interligada em uma rede.  Podemos por exemplo se comunicar por meio de e-mail ou mensagem instantânea, podemos debater fatos e notícias em blogs e colunas digitais ou até mesmo conversar via imagem e som em tempo real em qualquer lugar do mundo.

O termo que se remete a essas ferramentas tecnológicas que interligam as pessoas para um objetivo comum é: Tecnologia da informação e comunicação (TIC).

Segundo Pacievitch (2017), as TICs são aplicadas de várias formas: na indústria (no processo de automação), no comércio (através da publicidade e e-commerce), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação à distância.

O presente trabalho visa promover atividades que abordam temas variados em aulas diferenciadas, com uso de recursos tecnológicos que devem compor ações para contribuir para a integração entre escola e alunos refletir sobre a importância do uso das tecnologias em nosso dia-a-dia nas escolas.

  1. DESENVOLVIMENTO

Passo 1: Leitura da proposta.

Passo 2: Resposta:

Analisando a situação proposta, percebe-se que a professora recebeu a nova tecnologia como um novo material para ensinar aos alunos da mesma forma, porém, de maneira mais prática. O que ocorre é que as novas tecnologias não vieram somente para facilitar o uso das metodologias já existentes, mas também para criar novas metodologias de ensino e desenvolver novos métodos de aprendizagem, mais atrativos e interessantes para a Geração Z, como os jogos, vídeos interessantes, sites e etc.

Quando novas tecnologias são introduzidas no espaço escolar, deve-se instruir os profissionais de modo que estejam capacitados à fazerem seu uso correto, também deve-se apresentar novos métodos de utilizar dessas tecnologias ao não ser os antigos. O profissional (no caso professor) deve também se inteirar do assunto, buscando sempre se atualizar, até mesmo com a ajuda dos alunos. Pesquisar novas metodologias, didáticas, jogos, programas e aplicativos que podem ser utilizados para ensinar o mesmo conteúdo, mas de forma significativa e atual para os alunos.

No texto cita o ensino da Matemática (tabuada), porém, com as novas tecnologias podemos trabalhar e ensinas diversas disciplinas e conteúdos, como a História por meio de vídeos, documentários e etc.; a Geografia com programas que simulam o relevo, vegetação e sites que mostram números (IBGE, jornais, e plataformas do governo); a Língua Portuguesa com aplicativos para treino de ortografia e jogos didáticos que fixem o conteúdo para o aluno; Ciências com fotos e vídeos de pesquisas, descobertas, simulações de como são os planetas, o estudo dos animais e seres humanos, tudo por meio de sites especializados de fontes confiáveis; a própria Matemática, já citada, com uso de jogos didáticos que estimulem o raciocínio lógico e ajudem a aprender o conteúdo e até mesmo conhecer e aprender a tabuada de forma lúdica; a Educação Física, com vídeos de danças e jogos, sites exibindo as regras dos esportes e etc. e Artes, produzindo conteúdo através do computador, com uso de programas e ferramentas disponíveis para os alunos desenharem e etc.

Passo 3:

  1. No texto, é possível encontrar a perfeita diferenciação entre tecnologia e informática. Registrem o que entenderam por essa diferença de forma clara e fundamentada no texto:

A tecnologia pode ser definida como tudo aquilo que é usado para auxiliar o ser humano em seu trabalho e facilitar sua vida. Tecnologia não é somente o que é digital, a lousa, o giz e os livros, por exemplo, também são tecnologias, já que por meio deles o conhecimento é organizado de forma que facilite a vida do ser humano. Já a informática é a ciência que transmite a informação pelo o uso de computadores e demais dispositivos de processamento de dados.

Não é correto associar a tecnologia somente à informática e aos dispositivos digitais, afinal, esses são a evolução de outros dispositivos (até mesmo não digitais) que já existiam e auxiliavam a vida do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com