TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Profissional Interdisciplinar

Por:   •  4/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE SUMARÉ

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Projeto Profissional Interdisciplinar (PPI)

Douglas Rufino                                RA: 1720034                1º semestre

Eduardo Santos Rodrigues                RA: 1722621                1º semestre

Eid Adachi Sakai                                RA: 1720834                1º semestre

SISTEMA FOTOVOLTAICO

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO SISTEMA FOTOVOLTAICO

Orientador: Professor Paulo Sérgio Pádua de Lacerda

São Paulo – SP

2017

Sumário

1-        INTRODUÇÃO        1

2-        PLANEJAMENTO        3

2.1 Pergunta da Pesquisa        3

2.2 Objetivo Geral:        3

2.3 Objetivo Específicos:        3

2.4 Metodologia        3

1.4.1 Critérios de Exclusão        4

Como critério para exclusão utilizamos os critérios abaixo:        4

3-        RESULTADOS        5

4-        DISCUSSÃO        5

5-        CONCLUSÃO        8

6-        REFERÊNCIAS        9


  1. INTRODUÇÃO

O consumo de energia mundial cresce a todo o momento. Fato explicado pelo ao aumento populacional e também a busca incansável pelo desenvolvimento econômico e social. [1].

No mundo moderno, sempre houve uma preocupação de até quando a produção de energia elétrica seria suficiente para suprir as necessidades de todos os seus usuários, desta forma, esta discussão vem sendo debatida na sociedade e, com o passar dos tempos, vem ganhando força, principalmente após a crise do petróleo na década de 70. [15].

Outros aspectos que contribuíram para o aumento desta preocupação sobre este tema estão relacionados com os impactos ambientais causados pelo uso de fontes poluentes de energia, como o caso das termoelétricas. [15].

Sendo assim a produção de energia elétrica por meio de sistemas fotovoltaicos se tornou possível, em virtude das pesquisas realizadas por cientistas que observaram o comportamento de determinados metais ao serem atingidos pela luz solar, que a partir de então passaram a se tornar matéria prima para a produção de células fotovoltaicas. [16].

A implantação de sistemas de captação desta energia, para uso residencial, apesar de ter um elevado custo de implantação, ainda é considerada uma das melhores alternativas em prol da eficiência energética brasileira, sem ocasionar impactos ambientais e escassez dos recursos naturais, ajudando, a preservar o meio ambiente e a gerar eletricidade, sem sobrecarregar o sistema em grid, utilizado, atualmente, no Brasil (ANEEL, 2008). [19].

O Brasil recebe boa incidência de radiação solar diária durante a maior parte do ano em todo o seu território. Além de boa incidência de radiação solar, o Brasil possui, também grandes reservas de silício, matéria prima indispensável para a produção dos painéis solares.

A energia fotovoltaica tem sido considerada como uma tecnologia bastante promissora. Experiências internacionais apresentam importantes contribuições para análise sobre expansão do mercado, ganhos na escala de produção e redução de custos para os investidores.

O conjunto destes aspectos cria um cenário favorável à pesquisa e desenvolvimentos de novas tecnologias e abordagens para os problemas do fornecimento de energia elétrica no Brasil. As temáticas do impacto ambiental, confiabilidade e qualidade da geração e distribuição de energia elétrica no Brasil irão pautar as discussões e novas descobertas dos próximos anos.


  1. PLANEJAMENTO

2.1 Pergunta da Pesquisa

Vantagens e desvantagens do sistema fotovoltaicos em comparação ao sistema de energia hidroelétrica aplicados na rede elétrica de baixa tensão.

        

2.2 Objetivo Geral:

O objetivo geral deste trabalho é analisar as vantagens e desvantagens do sistema fotovoltaico em relação ao sistema de energia hidroelétrica de baixa tensão.

2.3 Objetivo Específicos:

- Identificar na literatura estudos realizados sobre vantagens e desvantagens do sistema fotovoltaico em relação a um sistema de energia hidroelétrica de baixa tensão.

- Compreender as diferenças entre os dois sistemas de produção de energia.

- Comparar as vantagens e desvantagens de cada sistema.

2.4 Metodologia

A metodologia para elaborar este trabalho foram utilizadas as bases de pesquisas: Google Acadêmico e Periódicos Capes.

Para seleção dos artigos foram utilizadas as palavras-chaves em português: sistema fotovoltaico, vantagens e desvantagens do sistema fotovoltaico.

E em inglês foram utilizadas as palavras chaves: photovoltaic system, advantages and disadvantages of the photovoltaic system.

Foram selecionados os artigos publicados nos anos entre 2012 a 2017, em periódicos nacionais, internacionais e que tivessem relevância aos objetivos do estudo. Pesquisa realizada entre 28/09/2017 a 17/10/2017.

Para seleção dos artigos, primeiramente foram realizadas a leitura dos resumos com o objetivo de refinas com bases nos critérios de exclusão.

1.4.1 Critérios de Exclusão

Como critério para exclusão utilizamos os critérios abaixo:

        - Artigos / trabalhos que contém implementação do sistema fotovoltaico não relacionados a rede elétrica de energia hidroelétrica de baixa tensão.

- Artigos / trabalhos que continham conteúdos relacionados à implementação de código de programação.

- Artigos / trabalhos que faziam comparação com sistema de produção de energia eólica.

- Artigos / trabalhos que faziam comparação com sistema de produção de energia térmica.

- Artigos / trabalhos que faziam comparação com sistema de produção de energia química.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (145.3 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com