TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré Projeto TCC Em Informática

Por:   •  7/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 2

Introdu¸c˜ao

A gesta˜o dos res´ıduos so´lidos ´e um grande problema para ser solucionado diariamente em grandes cidades. Palmas por apresentar uma popula¸ca˜o de 272 mil habitantes [1] conta ainda com um potencial na melhoria dos aspectos relacionados ao lixo produzido por seus cidad˜aos. A coleta desse lixo, gera impactos na cidade, sendo esse impacto relacionado financeiramente com a administra¸ca˜o da cidade, com a sau´de dos moradores, com o bem estar local. Palmas produz por dia 180,8 toneladas de res´ıduos so´lidos por dia [2] e sendo uma das cidades que mais cresce no pais, ´e necess´ario um plano eficiente de coleta dos seus res´ıduos antes que eles se tornem um problema. Entender a coleta de lixo de uma cidade ´e perceber que essa coleta precisa surgir a partir de um planejamento, prevendo o melhor caminho a ser percorrido pelos ve´ıculos de coleta, pensando em trˆes fatores; o escalonamento correto dos caminh˜oes de lixo, visando o atendimento no per´ıodo correto em cada quadra da cidade, custo dessa coleta, pessoas necessa´rias para o trabalho e quantidade de lixo suportada pelos ve´ıculos sem a necessidade de retorno ao depo´sito. Na area´ computacional podemos trabalhar em trˆes pontos, para a otimiza¸ca˜o da gesta˜o dos res´ıduos so´lidos pelo munic´ıpio de Palmas, sendo eles; a otimiza¸c˜ao de rotas, o escalonamento de hora´rios e escalonamento de pessoal. Esse trabalho tera´ como foco principal o problema da otimizac¸˜ao de rotas. Para tanto, sera˜o aplicados algoritmos de otimiza¸ca˜o de rota (Algoritmo Gen´etico e Carteiro Chinˆes) a fim de se obter rotas otimizadas.

Objetivos

Os objetivos do presente projeto s˜ao:

1. Criar um modelo para as rotas da coleta de lixo em Palmas, utilizando dados reais.

2. Diminuir os custos para a coleta do lixo em Palmas

3. Melhorar a efica´cia da coleta do lixo em Palmas

Cronograma previsto de atividades

A descri¸ca˜o das atividades remanescentes est´a listada na Tabela 1, enquanto que o cronograma ´e apresentado na Tabela 2.

2

Tabela 1: Lista de atividades previstas.

Atividades Descri¸c˜ao A Estudar a forma como as rotas de coleta de lixo sa˜o determinadas. B Estudar o problema do carteiro Chinˆes. C Estudar os Algoritmos Gen´eticos. D Criar um modelo otimizado para as rotas de coleta de lixo em Palmas utilizando a t´ecnica do carteiro Chinˆes. E Criar um modelo otimizado para as rotas de coleta de lixo em Palmas utilizando os AGs. F Analisar e comparar os resultados obtidos. G Escrita do TCC I. H Escrita do TCC II.

Tabela 2: Cronograma de Atividades

Ano 2016 Mˆes Set Out Nov Dez Atv. A √ √ B √ √ √ C √ √ √ D √ √ √ E √ √ F √ √ G √ √ √

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (33 Kb)   docx (547.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com