TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO 01: HISTÓRICO DA EMPRESA

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 6

1. RELATÓRIO 01: HISTÓRICO DA EMPRESA

1.1 HISTÓRICO DA EMPRESA

A empresa de distribuição de energia elétrica (EDEL), está presente no mercado há mais de 10 anos. Mantém um Sistema de Gestão da Qualidade que segue as diretrizes do padrão normativo NBR ISO9001:2008. Em 2008, avançou na ampliação do sistema que, desde 1998, abrangia apenas as atividades de Tempo Real do Centro de Operação (ISO9002:1994). Em 2008, foram certificados 100% dos processos relativos à área de Operação, completando o padrão de excelência nos serviços prestados. Os processos das áreas de manutenção e empreendimentos foram certificados em 2009, abrangendo, dessa forma, as três principais atuações da Companhia. Para manter o crescimento e a expansão de suas operações, reservando o princípio de minimizar o impacto ambiental, nas áreas onde está instalada, a EDEL adota o Sistema de Gestão Ambiental. A empresa investe na disseminação de uma cultura de preservação ambiental entre seus colaboradores, que recebem treinamentos de conscientização, de conhecimento das normas, dos procedimentos do sistema de gestão ambiental, entre outros. Para garantir que as atividades de operação e manutenção das operações sejam realizadas com foco na conservação do meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, a EDEL também investe na adoção da norma ISO 14001, de gestão ambiental.

1.2 OBJETIVOS DO PROJETO

Independentemente do tamanho e do grau de complexidade, o objetivo básico de uma rede de computadores é garantir que todos os recursos de informação sejam compartilhados rapidamente, com segurança e de forma confiável. Para tanto, a rede deve possuir meios de transmissão eficientes, regras básicas (protocolos) e mecanismos capazes de garantir o transporte das informações entre os seus elementos constituintes.

A operacionalização de uma rede de computadores tem como objetivos básicos prover a comunicação confiável entre os vários sistemas de informação, melhorar o fluxo e o acesso às informações, bem como agilizar a tomada de decisões administrativas facilitando a comunicação entre seus usuários.

1.3 ESBOÇO DO PROJETO DE REDES

2. RELATÓRIO 02: ESTRUTURA LÓGICA DO SISTEMA DE REDES DE COMPUTADORES

2.1. TOPOLOGIA DO SISTEMA DE REDES DE COMPUTADORES

A topologia a ser utilizada é a de estrela, o que quer dizer que cada micro terá o seu cabo de rede individual até algum concentrador ou hub, que os conectará ao servidor. Esta topologia possui as seguintes vantagens:

• Permite identificar isolar fácil e rapidamente qualquer porção do cabo ou micro com defeito, mantendo a rede de pé.

• É muito mais rápida e barata de recabear do que outras topologias, não precisando de terminadores ou cabos extras.

• Permite emular outras topologias, como a de bus ou token-ring, se necessário.

2.2. EQUIPAMENTOS DO SISTEMA DE REDES DE COMPUTADORES

Roteador – 1 roteador será utilizado. Lembrando que ele é wireless porém somente no auditório, em palestras e treinamentos, os visitantes e demais funcionário do setor terão acesso a rede wi-fi.

Switchs – 5 switchs de 48 portas: Small Business Smart Switches oferecem funcionalidade de rede semelhante aos switches gerenciáveis, sem a complexidade de gestão. Quando você precisa para expandir sua rede com implementações mais avançadas, como comunicação em tempo real de voz ou vídeo, ou funcionalidade Power over Ethernet, o Cisco Smart Switch estará pronto para o trabalho.

Cabo Eletrônico GigaLan CAT.6: Sistemas de cabeamento estruturado para tráfego de voz, dados e imagens, segundo requisitos das normas ANSI/TIA-568-C.2. Usado em sistemas que requeiram grande margem de segurança sobre as especificações normalizadas para garantia de suporte às aplicações futuras.

Plug RJ-45 GigaLan CAT.6: Sistema de Cabeamento Estruturado para cabeamento horizontal ou secundário para uso interno em pontos de distribuição ou em pontos de acesso.

Servidores: Power EDGE T310: Principais características: Processador Intel(r) Xeon X3430, 2.4GHz, 8M; Memória de 8GB, 2x4GB, 1333MHz, 2 UDIMMs; (2) HD de 1TB SATA, 7.2K RPM, cabeado. Controladora SAS6/iR, para HDs cabeados. Raid 1, controladora SAS/6iR, H200, H700, PERC 6/I, 2 HDs cabeados. Controlador para gerenciamento integrado

Switch gigabit 3com 2928: Principais características: 24 portas 10/100/1000 + 4 portas Mini-GBIC SFP, suporta até 256 VLANs (IEE 8002.1Q). Suporte a 8.192 endereços MAC.

Roteador cisco rv042: Principais características: 4 portas full-duplex 10/100. Possibilidade de fazer VPN, com criação de túneis através da internet baseado em IP Security (IPSec), permitindo mais 50 conexões remotas. Pode ser usado como servidor DHCP e inspetor de pacotes (SPI-Firewall).

Modens: Os modens serão fornecidos em comodato pelas operadoras do serviço de internet pelo prazo de vigor do contrato. Sendo assim toda a responsabilidade ficando por conta da fornecedora do serviço e não havendo ônus para a empresa.

Estações de trabalho: Dell Vostro 260 Slim: Principais características: Processador Intel Core i5 2310 (2.9Ghz), memória 6GB, disco rígido 500GB. Monitor Dell D1901N de 18,5 pol. Widescreen.

Access point w-ap134/135: Principais características: Monitoramento de ar em meio período, monitoramento de ar dedicado para um IPS (intrusion prevention system, sistema de prevenção contra invasões) wireless, recurso RAP (Remote AP, AP Remoto), malha empresarial segura que fornece a segurança e a confiabilidade de uma LAN com fio.

Impressoras: Multifuncional Samsung Xpress C460FW. Funções: Padrão, Imprime, Copia, Digitalizar e Fax Optional, NFC, Impressão Mobile, WPS.

2.3. ENLACES INTERNOS DE COMUNICAÇÃO

Como já informado nos itens anteriores serão utilizados Cabos Furukawa Cat.6 Switch Camada 3 (Gerenciáveis), que possibilitaram a administração total do equipamento a fim de em missão crítica ser priorizado algum departamento ou Host. A infraestrutura de rede cabeada será gigabit, devido aos equipamentos permitirem a utilização desta tecnologia visando o melhor desempenho. Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (58.7 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com