TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO - ELETRONICA

Por:   •  29/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.074 Palavras (13 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 13

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS

CAMPUS MANAUS-DISTRITO INDUSTRIAL

GERÊNCIA DE EXTENSÃO

COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA-EMPRESA

ULISSES NOGUEIRA DE CARVALHO

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

Manaus

2013

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DO AMAZONAS[pic 1]

CAMPUS MANAUS-DISTRITO INDUSTRIAL

GERÊNCIA DE EXTENSÃO

COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA-EMPRESA

ULISSES NOGUEIRA DE CARVALHO

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

TÉCNICO EM ELETRÔNICA

Relatório Final de Estágio apresentado ao Curso Técnico Eletrônica do Campus Manaus Distrito Industrial do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas, com requisito final para obtenção do Diploma de Técnico.

Manaus

2013

SUMÁRIO:[pic 2][pic 3]

1.        APRESENTAÇÃO        

2.        INTRODUÇÃO:        

3.        DESENVOLVIMENTO:        

3.1.        Experiência Vivida:        

3.2.        Pequenas Manutenções:        

3.3.        Programa Desenvolvido:        

3.4.        Observações Técnicas:        

3.5.        Instrumentos Utilizados        

4.        CONCLUSÃO:        

5.        REFERÊNCIAS:        

6.        ANEXOS:        

7.        GLOSSÁRIO:        

                

[pic 4]

[pic 5]

  1. APRESENTAÇÃO

ESTÁGIARIO: Ulisses Nogueira de Carvalho;

Endereço: Rua Chade (antiga 37) nº18, Conjunto Nova Cidade - Cidade Nova

Telefone: 3667-2634; 8251-2714

E-mail: ulisses.ndc@gmail.com;

Curso: Técnico Integrado em Eletrônica;

Ano: 1999

Matrícula: 54/13 (CMDI)

EMPRESA: S.I.T.T.I. S.p.A.

Endereço: Av. Nsa. Sra. de Copacabana, 661 Apto 804 – Copacabana – Rio de Janeiro/RJ.

Telefone: (21) 8193-6755

Fax: (21) 2227-1817

E-mail: ornaghi@sitti.it

Setor: Gerente de Projetos

  1. INTRODUÇÃO:

        Fui indicado através de um amigo para empresa, que trabalhava na área de instalações e manutenções em telecomunicações e eletrônica. Assim fiz uma entrevista com o gerente de projetos e responsável pela equipe técnica que me perguntou coisas básicas de eletrônica, e satisfeito com meus conhecimentos, firmou um contrato de treinamento e acompanhamento, visando me capacitar a realizar as manutenções preventivas e corretivas.

        A empresa é responsável pela instalação, integração e manutenção das Centrais de Áudio do CINDACTA IV, equipamento responsável pelo controle de todas as comunicações Ar-Terra e Terra-Terra utilizados para as operações de controle de tráfego aéreo da região.

        A minha função nesta empresa era aprender eletrônica e telecomunicações na prática em função de eventuais problemas ou manutenções que ocorressem no decorrer da instalação e operação do equipamento, visando oferecer ao cliente (CINDACTA IV), profissionais capacitados.

  1. DESENVOLVIMENTO:
  1. Experiência Vivida:

No início do meu estágio, fui treinado pelo meu supervisor nas rotinas básicas de instalação e manutenção dos equipamentos eletrônicos. Primeiramente, fui instruído a cerca dos manuais técnicos, onde aprendi a leitura e interpretação dos desenhos técnicos, que me permitiriam saber o funcionamento e interligação eletrônica de cada peça dos sistemas estudados em questão, bem como auxiliaria na hora da manutenção e pesquisa de panes.

A partir daí, fui colocado para atuar na instalação do equipamento de Central de Áudio VCS (Voice Comunication System), que agregava em si, toda a comunicação que seria usada pelos controladores de voo, como ligações telefônicas e comunicações de rádio. À medida que o serviço andava, eu era instruído pelo meu supervisor nas várias funções do equipamento, bem como aprendia também, as ligações internas e externas de dados e elétricas. Neste momento, pude por em prática o conhecimento adquirido a respeito de tensão alternada e tensão contínua, pois havia dentro do sistema fontes conversoras AC/DC que necessitavam ser ligadas.  Também pude colocar em prática a técnica de soldagem, pois tínhamos que montar diversos cabos de dados em conectores do tipo DB25.

Depois de todo o conhecimento dado na prática, eu estava realizando testes de funcionamento e detecção de falhas no sistema, bem como realizando manutenção preventiva e realizando estudos a cerca da integração do equipamento com os demais. Nesse período, já estava realizando testes de rotina acerca das funcionalidades do equipamento.

No estágio foi proposto que eu realizasse atividades do meu curso que foram oferecidas pela empresa como eletrônica analógica e digital e informática. Esses conhecimentos me foram bastante exigidos parta realizar as manutenções e configurações das estações de trabalho, dos sistemas de comunicação, e também conhecimentos em componentes necessários para o funcionamento do equipamento como: resistores, transistores, diodos, relés, entre outros. Também, era proposto conhecimento de telecomunicação, pois a Central de Áudio era conectada a outros equipamentos instalados remotamente, através de links satélites. Ainda aprendi o funcionamento dos diversos tipos de linhas telefônicas existentes (PABX, E&M, CB, BL) e sobre o funcionamento dos rádios VHF, formas de transmissão de ondas, bem como os procedimentos para testes e manutenção nas mesmas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (286.1 Kb)   docx (94.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com