TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica

Por:   •  16/1/2020  •  Resenha  •  2.090 Palavras (9 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 9

1 - Informações da obra

        A revista de informática teórica e aplicada – RITA, e editada pelo instituto de informática da universidade federal do rio grande do sul que visa publicar trabalhos que mostrem as novas discussões e descobertas da área de informática e suas aplicações. Podemos discutir sobre os projetos em desenvolvimento na universidade e em centro de pesquisa através do site da própria revista servindo assim de fórum. Todo semestre a RITA divulga trabalhos publicados e apresentados em eventos importantes em edições especiais. Sua abrangência é, basicamente, a População americana, com matérias aceitas em português, espanhol e inglês.

        O artigo “Métodos Computacionais e Estatísticos no Estudo das Ondas de Frequência dos Sinais Eletroencefalográfico e o Envelhecimento: uma Abordagem Através de Analise Linear do Discriminante” foi publicado na revista de informática teórica e aplicada, RITA volume 20 nº2, no ano de 2013, tendo um total de 20 paginas, encontrada entre as paginas 90 e 110 da mesma. A revista apenas publica artigos online, por isso o artigo pode ser encontrado em PDF no endereço a seguir: http://seer.ufrgs.br/index.php/rita/article/view/rita v20 n2 p90.

2 – Credenciais dos Autores

        Adriano de Oliveira Andrade, formado em Engenharia elétrica na Universidade Federal de Goiás (Brasil) em 1997, sendo orientado pelo Dr. Weber Martins abordando o tema Segmentação Automática de Voz através de Redes Neurais Artificiais”. Recebeu seu Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia, UFU (Brasil), orientado pelo Dr. Alcimar Barbosa Soares abordando o tema “Metodologia para Classificação de Sinais EMG no Controle de Membros Artificiais”. E Doutorado em Engenharia biológica, também da Universidade Federal de Uberlândia, orientado pelos Drs. Peter Kyberd e Slawomir Nasuto abordando o tema “Decomposition and Analysis of Electromyographic Signals”. Possui vinculo com varias universidades do país. Suas linhas de pesquisa são Processamento de Sinais Biológicos, Tecnologias Assistivas, Avaliação de Tecnologias em Saúde, Inteligência artificial e Bio-instrumentação. Sua participação cientifica tem sido intensa com aproximadamente 135 itens publicados desde 1998 até agora. Atualmente trabalha na Universidade Federal de Uberlândia, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Laboratório de Engenharia Biomédica. 

        Adriano Alves Pereira, formado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Uberlândia, UFU (Brasil), recebeu seu mestrado em Engenharia Elétrica (CAPES 4) na mesma universidade orientado pelo Dr. Luiz Carlos de Freitas abordando o tema “Conversor Forward Auto-Ressonante PWM Operando com Fator de Potência Quase Unitário”. E Recebeu seu doutorado na mesma universidade orientado pelos Drs. João Batista Vieira Junior e Luiz Carlos de Freitas abordando o tema “Análise, Projeto, Desenvolvimento e Estudo Comparativo de Três Estruturas Forward a Dois Transistores, com Comutação Não-Dissipativa”. Suas linhas de pesquisa são Sistemas de Energia Elétrica, Sistemas de Energia Elétrica e Engenharia Biomédica. Sua participação cientifica tem sido intensa com aproximadamente 90 itens publicados desde 1997 até agora. Atualmente trabalha na Universidade Federal de Uberlândia, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Faculdade de Engenharia Elétrica.

        Lilian Ribeiro Mendes de Paiva, formada em Licenciatura em Letras na 
Faculdade de Filosofia e Letras de Araxá e formada em Ciência da Computação no Centro Universitário do Triângulo, UNITRI (Brasil), orientada pelo Dr. Alex Dias abordando o tema  
“Aplicações Java para Internet”. Especializou-se em Telemática na Universidade de Franca, UNIFRAN (Brasil) orientada pelo Dr. Angelo Colombini abordando o tema “Redes ATM: dos conceitos fundamentais às transmissões Via Satélites”. Recebeu seu Mestrado em Engenharia Elétrica (Conceito CAPES 4) na Universidade Federal de Uberlândia, UFU (Brasil), orientada pelo Dr. Luciano Vieira Lima abordando o tema “Um aplicativo de software desenvolvido para avaliação de imagens por fotogrametria”. Recebeu seu Doutorado na mesma Universidade sob a orientação do Dr. Adriano Alves Pereira, abordando o tema “ Caracterização Da Atividade Encefalográfica Em Diferentes Faixas Etárias, Por Meio Da Análise Discriminante Linear”. Sua participação cientifica tem sido intensa com aproximadamente 100 itens publicados desde 2000 até agora. Atualmente trabalha no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Uberlândia Centro.

3 – Resumo da obra

3.1- Introdução – Abordagem geral do Trabalho

        Os sinais eletroencefalográficos (EEG) são registros de pulsos elétricos que são detectados através de um eletrodo instalado no couro cabeludo sobre a superfície do córtex cerebral. Todos esses registros são coletados e avaliados, sendo eles a variação dos potenciais sinápticos detectadas na região do encéfalo. Esses resultados são esdrúxulos, sendo preciso recursos computacionais e eletrônicos para analise visual dos resultados. Por ser muito complexo de interpreta-los são necessários varias transformações matemáticas para chegar à analise mais exata, porém ainda existem muitos desafios para o desenvolvimento de sistemas de modelos matemáticos eficientes, mais exatos e compatíveis com a fisiologia humana e ainda muito a se descobrir sobre o sistema nervoso central (SNC).

As técnicas estão em constante evolução, desde sua descoberta em 1929, porém atualmente é frequentemente usado como um dos meios de diagnosticar doenças neurológicas verificando diferentes sinais a partir dos estados de funcionamento do cérebro como no sono, na anestesia, na epilepsia, nas doenças de Parkinson, Alzheimer, entre outras doenças. Os registros EEG tem uma aparência irregular, mas foram detectados vários padrões distintos de funcionamento do cérebro normal chamados de alfa, beta, delta, gama e teta. Quanto maior a interação entre os neurônios maior eh a energia dispersa e detectada para analise. A idade e o estado de consciência do paciente conta na analise do EEG não contendo alteração nos resultados. Nesta abordagem entre EEG e envelhecimento, o estudo investiga as diferenças  entre as faixas de idade numa atividade especifica que seria o desenho da espiral de Arquimedes e tentar separar entre grupos normais, segundo o decorrer da idade, através de métodos estatísticos e computacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (718.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com