TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sistemas de Informação

Por:   •  30/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.584 Palavras (7 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 7

FASAM
Curso: Sistemas de Informação                              Turma: 1º período (2015/2º semestre)
Disciplina: Sistemas de Informação                       Professor: Telmo
Aluno: Eduardo Lourenço da Silva  

RESUMO

A cada dia que passa as tecnologias da internet avançam e consequentemente as empresas são influenciadas a aderirem essas tecnologias para evoluírem nos seus negócios, tendo que atualizarem suas infraestruturas de negócios, e com isso atendendo melhor seus clientes.  Os Sistemas de Informação são importantes pois, atualmente faz parte de umas das grandes funções numa organização quando o objetivo da empresa é alcançar o sucesso.

         O caso da General Electric Company é um exemplo de desafios e oportunidades feito a partir do crescimento da internet e da rede mundial de computadores para as empresas. Onde cada unidade de negócios desenvolveu sistemas de e-comerce e de e-business para usar a Web para conectar seus fornecedores e clientes através de vários processos e ficar a frente de seus concorrentes e outras empresas. Jack Welch, ex-presidente da GE, que deu a ideia de acabar com os modos tradicionais de negócios para adequar a internet antes que a atuação dos pontocoms tivesse a chance de acabar com eles. Welch aderiu a quatro importantes estratégias de negócios: globalização, serviços, e-business e o programa de qualidade total conhecido como “Seis Sigma”. Com isso e outras formas de mudanças, a meta de economia da GE com e-business foi de 1,6 bilhão em 2001. No ano de 1998, em relação às vendas online das divisões da GE passaram de quase nada para mais de $7 bilhões em 2000 (aproximadamente 5% da receita da companhia). Entre outros “lucros” que a GE teve com a implementação desses tão importantes meio de negócios.

 Portanto as tecnologias da informação estão desempenhando um papel importante e ampliador dos negócios, podendo ajudar todos os tipos de empresas a melhorarem a eficiência e eficácia de seus processos de negócios, fortalecendo a competitividade num mercado em rápida transformação. Além disso, essas tecnologias apoiam equipes de desenvolvimento de produto, processos de apoio ao cliente, transações interativas de comércio eletrônico entre outras atividades que uma empresa pode desempenhar.

Carl Wilson disse que gerentes e altos executivos nunca devem parar de aprender formas de como aplicar os sistemas e tecnologias da informação ás suas situações especificas. Lembrando que as empresas também dependem de todos os seus gerentes e funcionários para ajudá-los a administrar seu uso da tecnologia da informação. “O quê você precisa saber para ajudar a gerenciar o hardware, software, dados e recursos de redes de sua empresa, a fim de que eles sejam usados para a empresa alcançar o sucesso estratégico?” Essa é uma pergunta imprescindível para qualquer gerente ou usuário final de uma empresa.

        A área de sistemas de informação engloba muitas tecnologias complexas, conceitos comportamentais abstratos e aplicações especializadas em varias áreas, sendo para negócios ou outras finalidades. Os esforços devem ser concentrados em cinco áreas de conhecimento: Conceitos básicos, tecnologias da informação, aplicações empresariais, processos de desenvolvimento e desafios gerenciais.

        Sistemas de Informação é um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicação e recursos de dados que colota, transforma e dissemina informações em uma organização.

        As tecnologias da informação (TI) geralmente são um conjunto de atividades e soluções com recursos de computação usados para que aconteça a produção, armazenamento, transmissão, acesso, segurança e o uso das informações.

        O conceito de sistema é implícito a área dos sistemas de informação, que pode ajudar a entender a tecnologia, aplicações, desenvolvimento e administração.

        Um sistema é um grupo de elementos interligados ou em uma interação que formam um todo unificado e cooperam para o atingi mento de uma meta, recebendo elementos e fornecendo resultados em um processo organizado de transformação. Um sistema desse tipo tem três componentes ou funções básicas em interação: entrada, processamento e saída. Exemplo: Numa indústria recebe-se matéria-prima como entrada, onde é processada até chegar ao produto final. E em um sistema de informação, recebem-se os dados como entrada e são processados em informações como saídas.

        O feedback e controle são componentes que torna os sistemas mais uteis com a sua inclusão. Feedback são dados sobre o desempenho de um sistema. E o Controle está relacionado com a monitoração e avaliação do feedback para determinar se um sistema está de acordo para a realização de sua meta. Depois o controle faz os ajustes necessários aos componentes de entrada e processamento de um sistema para que a saída seja satisfatória.

        Os principais componentes e atividades de um sistema de informação são resumidos em quatro conceitos principais que podem ser aplicados a todos os tipos de sistema. Primeiramente, os cinco recursos básicos dos sistemas de informação é composto por pessoas, hardware, software, dados e redes. Depois vêm os recursos humanos constituídos de usuários finais e especialistas em SI; os recursos de hardware são as maquinas e mídias; os de software são os programas e procedimentos; os recursos de dados consistem em banco de dados e bases de conhecimento; e os recursos de rede são mídias e redes de comunicação. Os recursos de dados são transformados em atividades de processamento de informação em uma diversidade de produtos de informação para usuários finais. E por fim, o processamento de informações consiste em atividades de entrada, processamento, saída, armazenamento e controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com