TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGURANÇA E ECONOMIA EM AMBIENTES VIRTUALIZADOS

Por:   •  23/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  6.585 Palavras (27 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 27

FACULDADE DE TECNOLOGIA DA SERRA GAÚCHA

LUCAS ADAMI

SEGURANÇA E ECONOMIA

EM AMBIENTES VIRTUALIZADOS

Trabalho de Conclusão de Curso

Artigo do Projeto Interdisciplinar

Orientador: Prof. Me. Marcos de Meira Gois

CAXIAS DO SUL,

JUNHO DE 2017


Por:  Lucas Adami¹

1Acadêmico do Curso de Segurança da Informação, na FTSG – Faculdade de Tecnologia da Serra Gaúcha E-mail: lucas@lminformatica.inf.br

Do Professor Orientador:

Marcos de Meira Góis, Professor Mestre Orientador na FTSG – Faculdade de Tecnologia da Serra

Gaúcha

Resumo

Neste presente artigo, foram abordados e explanados temas referentes a infraestrutura de servidores virtualizados voltados principalmente para segurança da informação, afim de buscar o equilíbrio entre disponibilidade, integridade e continuidade de um datacenter, garantindo o funcionamento pleno e seguro de uma organização. Este trabalho tem como objetivo apontar a virtualização como uma tecnologia a ser usada para se alcançar uma estrutura de servidores segura e confiável. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e utilizado o case de sucesso de uma empresa do ramo moveleiro, na área de infraestrutura de TI com foco principal no datacenter virtualizado e os recursos de segurança nele implementados.

Palavras-chave:

Servidores. Virtualização. TI. Segurança.

ABSTRACT

In this article, discussed and explained issues related to a virtualized server infrastructure geared primarily to information security, the balance between availability, integrity and continuity of a datacenter, ensuring full and safe operation of an organization. This paper aims to point to virtualization as a technology to be used for a secure and reliable server architecture. literature searches were performed and used as a success story of a furniture industry company, an IT infrastructure area with main focus without virtualized data center and security features implemented in it.

  1. INTRODUÇÃO

A infraestrutura de TI² é o alicerce do modelo operacional da organização baseada na informação e reflete sua estratégia. A sua execução, baseada no modelo operacional, acaba dependendo da condição que a infraestrutura de TI proporciona. Conceitualmente, [...] a infraestrutura de TI é a parte da TI que suporta as aplicações que, por sua vez, sustentam os processos de negócio. [...] (VERAS, 2011, p.8). Também pode ser vista como o conjunto de serviços compartilhados de TI, disponível para toda a organização.

Segundo Veras (2011, p.8), define o papel da TI.

A infraestrutura de TI, como qualquer outra infraestrutura, tem o papel de possibilitar que a organização funcione e cresça sem grandes interrupções. As organizações dependem cada vez mais da infraestrutura de TI, na medida em que trocam os processos de negócios analógicos por processos digitais, que são à base do seu modelo operacional.

Com o avançar dos anos, os departamentos de TI passaram a ter consciência de que recursos são esgotáveis. Ao mesmo tempo, as empresas passaram a encarar os custos com energia elétrica e o impacto do consumo excessivo sobre o meio ambiente como algo mais do que preocupações triviais: economia de recursos e responsabilidade social são palavras-chave nas empresas do século XXI.

Podemos nos perguntar sobre vários questionamentos quando pensamos em servidores com 2, 4 ou mais processadores, além de vários gigabytes de memória e espaço em disco rígido, exemplo: precisam mesmo ser destinados a apenas um serviço? Por que ter 10 servidores deste porte numa mesma sala, todos utilizando parcialmente sua capacidade total, ligados a grandes e caros nobreaks? E o custo de utilização do pessoal de TI?

O conceito de virtualização atualmente tem ganhado grande relevância como uma solução de baixo custo para implantação, manutenção e gerenciamento aos datacenters. Há diversas ferramentas de diversos fabricantes que realizam esta tarefa, algumas destas gratuitas e outras com um custo para licenciamento, mas todas tentem a oferecer a economia e confiabilidade necessárias em uma infraestrutura de servidores.

Diante disto, surge o seguinte problema de pesquisa: como a virtualização pode tornar a infraestrutura de servidores mais sustentável e econômica? Diante disto, como objetivo geral deste artigo, buscou-se analisar a viabilidade da virtualização no que tange a economia e segurança de servidores juntamente com a estimativa de custo e benefícios para organizações diante dos investimentos em tecnologia, pessoal e infraestrutura. Para alcançar esse objetivo foram abordados os seguintes objetivos específicos: Conceituar virtualização, buscando vantagens, desvantagens e aplicações desta tecnologia e trazer pesquisas que comprovem ou não o uso desta tecnologia como fonte de economia em uma estrutura de servidores.

O artigo está classificado como um case bibliográfico, onde utilizou-se autores como Carissimi, Adami e Veras, pesquisas web em portais de empresas de tecnologia como McAfee e IBM além de contar com o caso real de recursos de segurança e virtualização implementados na empresa case deste artigo.

1.1 ESTRUTURA DO DOCUMENTO

Após este capítulo introdutório, que basicamente visa contextualizar e caracterizar o tema de pesquisa, apresentando a situação-problema, as origens e a importância do tema, o restante do trabalho será estruturado em capítulos e demais títulos, conforme a seguir:

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Infraestrutura de TI

A infraestrutura de TI é o alicerce do modelo operacional da organização baseada na informação e reflete sua estratégia. A sua execução, baseada no modelo operacional, acaba dependendo da condição que a infraestrutura de TI proporciona. Conceitualmente, [...] a infraestrutura de TI é a parte da TI que suporta as aplicações que, por sua vez, sustentam os processos de negócio. [...] (VERAS, 2011, p.8) Também pode ser vista como o conjunto de serviços compartilhados de TI, disponível para toda a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.5 Kb)   pdf (578.2 Kb)   docx (835.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com