TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema de Gerenciamento

Por:   •  12/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.799 Palavras (20 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 20

 Software

  1. Descrição do Problema

O cliente adquiriu uma tecnologia de ponto eletrônico para controlar e administrar a frequência dos funcionários, mas ao longo do tempo o software que gerenciava começou a apresentar algumas anomalias nos relatórios, onde estava acusando registros de pontos de maneira equivocada.

Não havendo solução por parte do fornecedor e constantemente sendo observados os mesmos erros devido ao mau funcionamento do mesmo, o controle de ponto esta sendo registrado manualmente.

Por isso se faz necessário um novo software que interaja com a tecnologia de ponto para sanar este problema e ter um gerenciamento desses pontos registrados de maneira correta.

   

  1. Detalhes do Sistema

O sistema de gerenciamento de ponto irá interagir com a tecnologia já existente do cliente, fornecendo uma melhor gestão do mesmo, com relatórios de frequência dos funcionários e uma opção de justificativas nos casos de faltas.

O sistema de gerenciamento de ponto irá interagir com a tecnologia já existente do cliente, possibilitando uma melhor gestão do mesmo, com relatórios que forneceram as frequências dos registros por funcionários, setor e função. O software oferecerá uma opção de justificativas nos casos de faltas, onde as mesmas iram ser avaliadas pelo setor de Relações Humanas da Secretaria de Estado de Gestão Administrativa, ficando ao seu critério abonar ou não a falta.

Cada funcionário irá ter um login que lhe possibilitará a visualização dos seus registros e faltas, se esta com horas positivas ou negativas, podendo assim ter a alternativa de justificar se for necessário. O funcionário só vai ter acesso exclusivamente e unicamente aos seus registros, mantendo assim a confiabilidade e integridades dos dados.

        Já a gerência irá ter um login com totais privilégios de maneira que possa gerar relatórios e buscar informações de todos os registros do quadro de funcionários cadastrados.

A linguagem a ser utilizada na criação do sistema irá ser PHP e o banco Mysql Server. Utilizaremos também o auxilio das ferramentas Adobe Dreamweaver e Fireworks Cs5 para criação de layouts e da IDE Zend Stdio no desenvolvimento da linguagem. O sistema irá rodar num servidor local, e todos os dados contidos nele irão ser inseridos de maneira manual, através de um dispositivo portátil de armazenamento.

  1. Identificação do Cliente

A Secretaria de Estado da Gestão Administrativa - SGA tem a função de planejamento, normatização, gerenciamento, controle e orientação da política estratégica de gestão de processos administrativos e gerenciais, de recursos humanos, materiais, logística e compras públicas dos órgãos do Poder Executivo. Sua missão é contribuir para  manter a eficácia e a eficiência da gestão pública estadual para o desenvolvimento de um governo único, capaz de democratizar o acesso da população aos serviços públicos básicos, até o presente momento a SGA está sob o  mandato de Flora Valladares Coelho e se localiza na Av. Getúlio Vargas, 232 – Centro – Palácio das Secretárias 3° andar.

O Núcleo de TIC – NUTEC da SGA (Secretaria da Gestão Administrativa) é chefiada pela Analista de Sistemas, Silvana de Andrade Gonçalves. Este setor é responsável por oferecer suporte técnico à todos os setores da SGA, além de prestar assessoria profissional nos assuntos relacionados às tecnologias da informação e comunicação das atividades desenvolvidas pela mesma. 

  1. Requisitos

Para alcançar objetivos precisa-se de algumas condições, e para um software não é diferente. É necessária a definição dos requisitos para ser ter noção geral das funções básicas do sistema.

  1. Funcionais

Os requisitos funcionais descrevem as diversas funcionalidades que o usuário precisa e necessita que o sistema realize. Definindo assim quais as operações e ações que o software deve disponibilizar, não levando em consideração como iria ser realizado.

Após o entendimento do problema definiu-se os seguintes requisitos funcionais:

  • Manter setores.
  • Manter os colaboradores.
  • Tratar os dados que serão fornecidos pelo relógio de ponto.
  • Gerar relatórios de registro de ponto, por colaborador. Visualizando neste relatório todos os dias que registrou o ponto e quais dias ele não registrou o ponto, mostrar a quantidade de horas positivas e negativas e todas as informações referentes ao colaborador.
  • Manter a justificativa, caso não tenha registrado o ponto.

  1. Não Funcionais

Os requisitos não funcionais descrevem condições mínimas ou específica qualidade que o software deve conter. A seguir uma definição de SOMMERVILLE:

Os requisitos não funcionais surgem devido às necessidades do usuário, as restrições de orçamento, as políticas organizacionais, a necessidade de interoperabilidade com outros sistemas de software ou hardware ou a fatores externos, como regulamentos de segurança ou legislação a respeito da privacidade. (SOMMERVILLE, 2007, p.64)

Após o entendimento do problema definiu-se os seguintes requisitos não funcionais:

  • Ser desenvolvido em uma plataforma Web
  • Cada colaborador terá que ter permissões dentro do sistema e acessar o sistema através de autenticação.
  • Os colaboradores lotados no setor de RH terão que visualizar os relatórios de todos os colaboradores.
  • Cada setor tem um chefe, que deverá assinar o relatório do ponto de cada colaborador lotado no setor juntamente com o colaborador.
  • A interface do sistema terá que ser agradável e auto intuitiva.

  1. Orientação à objetos

Podemos denominar orientação a objetos uma forma de organizar a programação, onde se podem resolver muitos problemas que enfrentamos no ramo da criação de softwares. Além de poder facilitar a reutilização de códigos agilizando o processo de desenvolvimento de maneira eficiente e segura.

Para compreender orientação a objetos se faz necessário sabermos primeiro o que é um objeto. Segundo dicionário um objeto é tudo que é perceptível por qualquer dos sentidos, trazendo para nosso foco, objeto são coisas do mundo real que descobrimos estudando suas características, e essas características são os atributos, além dos atributos os objetos também possuem comportamentos que são as suas ações como andar. Em meio a objetos, atributos e comportamentos, existem as classes que por sua vez é a definição dos atributos e funções de um tipo de objeto, na prática uma classe descreve um conjunto de objetos individuais. Um objeto pertence a uma classe e é denominado instância de uma classe, como por exemplo, um objeto Francisco pode ser uma instância de uma determinada classe Pessoa com os comportamentos trabalhar, comer. Através da orientação a objeto fazemos a modelagem de um sistema, como diz no dicionário a modelagem é “fazer o modelo de”, assim o desenvolvimento orientado a objetos modela como vai funcionar os objetos do mundo real, é a forma mais natural e intuitiva que existe de analisar, demonstrar e construir sistemas de informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (525.8 Kb)   docx (319.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com