TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias Aplicadas a Educação

Por:   •  29/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ATPS (Atividade Prática Supervisionada)

Faculdade de Negócios de Belo Horizonte

Pedagogia

MG

Belo Horizonte/2013

Plano de aula

Escola  Estadual Laura Das Chagas Ferreira

Prof:Marisa Cristina

Disciplina:Ciência/Geografia

Série/ano:4° ano-3ª série

Turma:A

Período:manhã

Duração:uma semana

(Crianças de 8 anos de idade-ensino fundamental)

Introdução

Este plano de aula está voltado para o bem-estar humano, destacando para as crianças, a importância que devemos ter com a nossa saúde, tendo como base a higiene pessoal e ambiental, voltada para conscientização de que a adoção de hábitos saudáveis trará melhor qualidade de vida para o bem-estar pessoal e coletivo do indivíduo.

Visando assim,a criação de condições e alternativas que estimulem os alunos e seu meio social a terem concepções e posturas cidadãs de suas responsabilidades para com a própria higiene e a dos demais. Com base nessas considerações é possível obter resultados satisfatórios, mesmo que a contribuição dos pais não seja favorável devido à falta de informação sobre a importância da higiene.

Justificativa

Sabemos que a higiene é fundamental na vida do ser humano e que sua ausência pode causar sérios problemas relacionados a saúde.

Desse modo pensamos na realização deste trabalho,pois acreditamos,que seja importante,desenvolver desde a infância com os alunos,tanto a higiene pessoal,quanto a higiene ambiental.

É nesta fase onde se inicia a tomada de consciência.Durante a realização desse trabalho iremos abordar com as crianças,os cuidados com o próprio corpo e com o meio onde está inserida.

Deste modo,nós enquanto professores,formadores de sujeitos pensantes e críticos,devemos ir muito além das teorias e disponibilizar práticas básicas e simples que contribuem para que esses alunos se tornem adultos conscientes,saudáveis,responsáveis e atuantes no espaço onde vive.

Tema:Higiene

Objetivos geral:

Perceber-se integrante,dependente e agente transformador do ambiente,identificando seus elementos e as interações entre eles,contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.

Objetivos Específicos:

  • Discutir as formas de higiene
  • Estimular hábitos de higiene pessoal e ambiental
  • Conscientizar as crianças de doenças causadas por falta de higiene
  • Desenvolver independência para tomar atitudes com relação a higiene
  • Identificar a necessidade de contribuir para manter o ambiente limpo,valorizando as atitudes relacionadas com o bem estar individual e coletivo.
  • Refletir sobre as ações diárias em relação ao cuidado e a higiene com o corpo e o meio ambiente.
  • Favorecer a auto-estima da criança.

Conteúdo

Higiene pessoal

Higiene ambiental

Higiene Pessoal

A higiene pessoal é todo cuidado com o próprio corpo.Ela não se refere só a tomar banho e escovar os dentes para evitar o mau hálito.Cuidar do corpo e de sua limpeza é também zelar pela sua saúde.Esses hábitos higiênicos devem ser ensinados na infância.Tais hábitos que para nós são tão comuns,já foram no passado,totalmente desconhecidos.No Brasil devido o fator cultural e climático,influência nos nossos Hábitos de higiene.Os cuidados com a higiene corporal são extremamente importantes,tais como:tomar banho diariamente,cortar as unhas e mantê-las limpas,lavar as mãos constantemente,lavar frutas e verduras antes de comê-las,escovar os dentes depois de todas as refeições.São práticas simples,que evitam doenças e nos traz melhor qualidade de vida.

Higiene Ambiental

A higiene em geral tem a ver com saúde e vida saudável,diz respeito a nossa atitude em relação a nos mesmos e ao ambiente em que vivemos.A higiene ambiental precária pode desencadear diversos tipos de doenças.O objetivo da higiene ambiental consiste precisamente em prevenir essas doenças através da criação de espaços saudáveis começando pela nossa casa,depois,se estendendo para ruas,bairros,cidades,enfim,todo o ambiente onde nos nos encontramos.É através da educação e no cotidiano da vida escolar,que se tem o auxílio para adquirir consciência e comportamentos corretos,que contribuirão para a formação de cidadãos responsáveis.

Procedimentos e Métodos de Ensino

No 1º dia

Em roda conversar com os alunos sobre higiene em geral,pontuar higiene pessoal,pedi para que demonstrem aos colegas os cuidados que devemos ter com o nosso corpo.

Apresentar objetos de nosso cotidiano utilizados para tal,contidos em uma caixa;pedir para cada criança retirar um objeto e se souber falar o nome e para que serve.

Objetos:(creme dental,escova de dente,de cabelo,sabonete e etc.)

No 2º dia

Introduzir a aula com um filme sobre o meio ambiente,depois conversar sobre ele,pedindo par os alunos citarem o cuidado que devemos ter com o meio ambiente.

Confeccionar lixeirinhas individuais de garrafa pet.

No 3º dia

Receber a visita de agentes de saúde,onde ministrarão uma palestra e apresentarão uma peça teatral,relacionado ao tema.

No 4° dia

Produzir folhetos informativos sobre  a importância da saúde do corpo e o cuidado com o ambiente.

No 5º dia

Fazer um passeio á um parque.Montar um mutirão da limpeza,levar sacos de lixo para recolher tudo o que estiver jogado no chão,deixando o lugar limpo.

Distribuir kits de higiene pessoal.

Recursos de ensino

PCNs Ciências(fundamental 1)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (161.2 Kb)   docx (56.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com