TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de sistemas operacionais

Por:   •  18/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

Monotarefa

Os sistemas monoprogramáveis ou monotarefa se caracterizam pela execução de uma única tarefa (processo) por vez, sendo que o processador, a memória e os periféricos fiquem dedicados a um único programa.

Nesses sistemas, enquanto o programa aguarda por um evento, como a digitação de um dado, o processador ficará ocioso sem realizar qualquer tarefa. A memória é subutilizada caso o programa não a preencha totalmente.

Dois exemplos de sistemas operacionais monotarefas são: O MS-DOS e o Palm OS.

Multitarefa

Este tipo de sistema operacional é o mais utilizado em computadores de mesa e laptops. As plataformas Microsoft Windows e Apple MacOS são exemplos de sistemas operacionais que permitem que um único usuário utilize diversos programas ao mesmo tempo. Por exemplo, é perfeitamente possível para um usuário de Windows escrever uma nota em um processador de texto ao mesmo tempo em que faz download de um arquivo da Internet e imprime um e-mail. O sistema operacional divide o uso do processador de acordo com as necessidades do sistema, afim de manter todas as tarefas em execução ao mesmo tempo.

Nos sistemas monoprogramáveis, apenas um único usuário pode interagir com o sistema, enquanto nos multiprogramáveis é permitido que mais de um usuário o utilize.

Sistema batch

Os sistemas batch (lote) caracterizam-se por terem seus programas, quando submetidos, armazenados em disco ou fita, onde esperam para ser executados sequencialmente. Os programas, também chamados de jobs (tarefas), que executam nesses sistemas não exigem interação com os usuários, lendo e gravando dados em discos ou fitas

Alguns exemplos de aplicações originalmente batch são compilações, linkedições, sorts e todas aquelas onde não é necessária a interação com o usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (114.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com