TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tomada de Decisão Data Warehouse

Por:   •  10/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.076 Palavras (9 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 9

Tema

        Data Warehouse

Título

        Ferramentas para Tomada de Decisão

Resumo

Este trabalho tem o propósito de mostrar todo o contexto no qual está se envolvido a inteligência do negócio, popularmente conhecida como Bussiness Inteligence, ou somente BI - pronuncia-se “biai”. Neste contexto serão abordados superficialmente assuntos da Inteligência Competitiva, bem como Forças de Porte, SWOT, Fatores Críticos de Sucesso, Balanced Scorecard e Benchmarking. E aprofundaremos nas técnicas de informática como o Data Warehouse, Data Mining, Data Mart e OLAP.

Utilizaremos de ferramentas, das empresas Microsoft e Oracle, para a construção de um projeto que exemplifique as técnicas citadas acima, que proporcione a adequada tomada de decisão, e que propicie aos desenvolvedores a aquisição de conhecimento para a implantação do mesmo nas empresas afim.

Introdução

É sabido que a globalização eliminou barreiras e proporcionou uma maior interação entre regiões distantes geograficamente. O avanço tecnológico proporciona uma comunicação diferenciada entre o meio externo e as organizações, e também cria novas formas de concorrência e gerenciamento do negócio.

O foco principal das organizações empresariais estava restrito a busca de eficiência nos procedimentos e processos das atividades de rotina. Porém a evolução das técnicas gerenciais alterou o foco para a utilização da informação para a tomada de decisão.

As mudanças nos negócios, com uma frequência cada vez maior, fazem com que administradores se esforcem mais na compreensão, acompanhamento e interpretação da natureza das mesmas e da implicação nas organizações. Surge o desafio aos administradores de se manterem atualizados e concomitantemente conseguirem tomar decisões acertadas com as informações oriundas do meio externo. Entretanto as informações estão armazenadas em formatos diferenciados, dificultando assim a absorção das mesmas para uma adequada tomada de decisão. Pode-se dizer que as informações estão armazenadas em três níveis.

  1. Estruturado, aquele que está necessariamente consolidado/sistematizado em algum tipo de suporte;
  2. Estruturáveis, são produzidos internamente, nos diversos setores da organização, porém sem seleção, tratamento e acesso;
  3. Não Estruturados, são produzidos externamente à organização, porém não estão sistematizados, nem filtrados a partir de qualquer tipo de intervenção, bem como estão sem tratamento de qualquer espécie.

Visto a forma de distribuição da informação e a necessidade de gerenciamento da mesma apresentaremos através da construção de um projeto de Data Warehouse, como esta tecnologia, ou método, poderá nos auxiliar na solução deste problema.

Inteligência Competitiva

É um processo informacional pró-ativo que conduz à melhor tomada de decisão, seja ela estratégica ou operacional. Realizado de forma sistemática visando descobrir as forças que regem os negócios, reduzir o risco e conduzir as pessoas responsáveis pela tomada de decisão a agir antecipadamente, bem como proteger o conhecimento gerado.

Esse processo informacional é composto pelas etapas de coleta e busca ética de dados, informes e informações formais e informais (tanto do macro-ambiente como do ambiente competitivo e interno da empresa), análise de forma filtrada e integrada e respectiva disseminação.

A inteligência competitiva (IC) é o processo legal e ético de coletar, analisar e aplicar informações sobre as potencialidades, as vulnerabilidades e as intenções da concorrência. Inteligência Competitiva na prática reúne as melhores idéias e as técnicas mais eficazes dos líderes de mercado sobre como as empresas podem se valer da IC para ser superiores em criatividade, agilidade e desempenho em relação aos concorrentes atuais, os que estão surgindo e os que ainda podem surgir.

O ambiente globalizado e os avanços tecnológicos estão provocando mudanças rápidas no ambiente competitivo nunca antes vistas no mercado. Esse ambiente de incerteza dificulta a tomada de decisão, principalmente no que diz respeito ao longo prazo. Para sobreviver nesse ambiente necessita-se de um sistema de IC que forneça informações analisadas de forma integrada e tempestiva para que se possa tomar decisões mais seguras e em tempo real, garantindo, assim, a sobrevivência da empresa.

Métodos de Inteligência Competitiva

Forças de Porter

De acordo com PORTER, apud DAVID (1998), a natureza da competitividade de uma dada indústria pode ser visualizada como um conjunto de cinco forças: a rivalidade entre organizações competidoras, a entrada potencial de novos competidores, o desenvolvimento potencial de produtos substitutos, o poder de negociação dos fornecedores e o poder de negociação dos consumidores.[pic 1]

[pic 2]

[pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

Figura 1 - Forças de Porter

Fonte: Fantauzzi & Rocha (2006)

Fatores Críticos de Sucesso

Fatores críticos de sucesso definido por Grunert e Ellegard (1992) são as habilidades e recursos que explicam os valores percebidos pelos clientes. Essas habilidades e recursos transcendem dos pré-requisitos para se estar no mercado, são fatores que diferenciam organizações de um mesmo mercado. Segundo esta definição, os produtos ou serviços percebidos como de maior valor pelos clientes e que, concomitantemente, tem menor custos, proporcionam melhor desempenho e competitividade para a empresa.

SWOT

O termo SWOT vem do inglês e representa as iniciais das palavras Streghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). E a idéia central da análise SWOT é avaliar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da organização e do mercado onde ela está atuando.

A análise é dividida em duas partes: o ambiente externo à organização (oportunidades e ameaças) e o ambiente interno à organização (pontos fortes e pontos fracos). Esta divisão é necessária porque a organização tem que agir de formas diferentes em um e em outro caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (320.2 Kb)   docx (160.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com