TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Armazenamento em Nuvem

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.634 Palavras (7 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 7

UNIABC/ANHANGUERA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Bruno Neves Pereira RA: 6814001065

Daniel Mastrodomenico RA: 6814015174

Eduardo Xavier dos Santos RA: 6856494918

Francisco Hugo Siqueira RA: 6444296266

Helber Schimith RA: 6268235461

Prof: Alisson Lara

SEGURANÇA DE DADOS EM NUVEM

SANTO ANDRÉ – SP

07/04/2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................03

O QUE É ARMAZENAMENTO EM NUVEM?.....................................................04

COMO FUNCIONA A SEGURANÇA NO ARMAZENAMENTO EM NUVEM ....05

SEGURANÇA FISICA.........................................................................................05

SEGURANÇA LOGICA........................................................................................06

DISPONIBILIDADE DE SERVIÇOS....................................................................06

ESCALABILIDADE E DESEMPENHO.................................................................06

DESCRIÇÃO, DESCOBERTAS E COMPOSIÇÕES DE SERVIÇOS...................07

CONCLUSÃO .......................................................................................................08

REFERENCIAS ....................................................................................................09

Introdução

Com o avanço da sociedade humana (Por mais que falem, estamos bem avançados em visão a Tecnologia), serviços básicos e essenciais são quase todos de fácil acesso a sociedade. Serviços de utilidade pública como água, gás, eletricidade,  telefone, internet, tornaram-se fundamentais, alias essencial vamos se disser para nossa vida diária.

As infra-estruturas existentes permitem entregar tais serviços em qualquer lugar e a qualquer hora, ok, nem todas as infra-estruturas, de forma que possamos simplesmente apertar um interruptor e acender uma luz, ir lavar a mão com a agua que escorre da torneira, ou usar o fogão para fazer comida. O uso desses serviços é, então, cobrado de acordo com as diferentes políticas para o usuário final.

Recentemente, a mesma ideia de utilidade tem sido aplicada no contexto da informática e uma mudança consistente neste sentido tem sido feita com a disseminação de Cloud Computing ou Computação em Nuvem.

Computação em nuvem ou cloud storage é uma tecnologia recente, cujo objetivo é proporcionar serviços de Tecnologia da Informação (TI) sob demanda aos clientes com pagamento baseado no uso da pessoa. Tendências anteriores à computação em nuvem foram limitadas a uma determinada classe de usuários, na maioria das vezes eram empresas que tinham acesso e recurso financeiro para aderir um serviço desse tipo. Computação em nuvem já é global e usado por muitas pessoas, sendo físicas ou jurídicas e prover serviços para as massas que vão desde o usuário final que hospeda seus documentos pessoais na Internet como vídeos, fotos, games até empresas que terceirizarão toda a parte de TI para outras empresas. Nunca uma abordagem para a utilização real foi tão global e completa: não apenas recursos de computação e armazenamento são entregues sob demanda, mas toda a pilha de computação pode ser aproveitada na nuvem. Abaixo uma visão geral de uma nuvem computacional.
                       
[pic 1]

O que é Armazenamento em Nuvem?

Armazenamento em nuvem ou cloud storage como são chamados hoje em dia, são formados por modelo de concentração de dados físicos, vamos dizer uma junção, e armazenados on-line em pools virtualizados e especializados em armazenamento (estoque) de dados físicos, os famosos storage.

Empresas de hospedagem ou host companies que operam grandes data-centers, um exemplo, Google Drive, possuem engenheiros e analistas requeridos para manter o ambiente estável e com capacidade escalonável de armazenamento para suprir demandas. Até então, eles necessitam de um suporte 24hrs, para que nada aconteça durante um período de produção.

Há nomes diferentes usados ​​para divulgar as plataformas e serviços de cloud computing, podem incluir, computação em nuvem, cloud server,  plataforma on-demand e etc.. Independentemente da nomenclatura, todos eles têm um grande potencial em seu desenvolvimento e aplicabilidade.

Estes data centers especializados em armazenamento na nuvem, virtualizam recursos de acordo com requisições e demandas de clientes, isso vai de cliente a cliente, dependendo do suporte o foi oferecido, como também disponibilizam controles para auto gestão do estoque de dados, para exemplo, o serviço de FTP (File Transfer Protocol), que permite o armazenamento de seus arquivos em nuvem, hoje em dia muitas pessoas usam o programa Filezilla para esse tipo de trabalho.

Existem vários na internet que pode ser usados, mais o que eu uso e muitas pessoas usam hoje em dia é o Filezilla.

Armazenamento em nuvem possui as mesmas características que a computação em nuvem, em termos de agilidade, escalabilidade, flexibilidade. Hoje em dia, não temos mais aquela preocupação de armazenar as coisas no computador ou notebook, preocupação em perder dados após formatar o micro ao até mesmo quando há problemas no HD que acontece com frequência hoje em dia, por isso muitas pessoas optam por guardar seus arquivos como fotos, vídeos, arquivos de trabalho, planilhas em excel e etc em nuvem, além da segurança eles podem acessar de vários lugares acessando o domínio do seu programa que contratou.

Como funciona a segurança no Armazenamento em Nuvem

A segurança no acesso aos dados em nuvem e na integridade das informações é o primeiro questionamento que a maioria dos cliente mencionam, daqueles que conhecem a Computação em Nuvem. A sua mobilidade proporciona facilidade no acesso remoto, e isso ajuda muito no decorrer do uso, porém ao terceirizar a infraestrutura, que hoje em dia muitas empresas estão aderindo a isso, pessoas acostumadas a ter acesso físico aos seus servidores podem se sentir desconfortável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (40.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com