TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão de Curso: Porque e Importante Gerenciamento de Risco em um projeto

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 6

Tema:        gestão de projetos

Pergunta problema: Porque e importante gerenciamento de risco em um projeto

Justificativas

Com a informatização muitas pessoas estão buscando apoio na área de informática como criações de sistemas e web site para apoiar e solucionar os problemas necessários para sua empresa. Muitos clientes, pedidos de trabalho surgindo na empresa, são necessários que a empresa busque por gestão de projetos para por em ordem as papeladas. Em um projeto pode surgir ocasiões em que o projeto pode ser bem sucedido ou um risco que pode tornar o projeto um fracasso. Esse risco que surge em um projeto for descoberto e bem tratado com gerenciamento de risco trará beneficio e qualidade ao projeto e vantagem competitiva no mercado trabalho. Gerenciamento de risco é muito bem tratado em uma metodologia de gestão de projetos, o sucesso da empresa e do projeto se dá ao bom gerenciamento de risco.

Objetivo geral

O processo de desenvolvimento do artigo abordará uma das áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos do PMBOK metodologia propostas pelo PMI,irá expor as vantagens e desvantagens do gerenciamento dos riscos. A área abordada e o gerenciamento de risco, que vem pra dar firmeza e possibilita compreender a natureza do projeto, facilitando que o time e a equipe envolvida possam identificar forças e riscos do projeto.

Objetivo especifico

Conceituar o gerenciamento de riscos de acordo com o PMBOK;

Demonstrar metodologias de identificação, análise e controle de riscos em projetos, expor vantagens e desvantagens obtidas com o gerenciamento de riscos em um projeto


Metodologia

A utilização do método de pesquisa teórica de livros e guia a respeito do assunto abordado.

        Pesquisando bibliografia de assuntos relacionada a gerenciamento de riscos projetos fundamento e conceitos de diversas publicações em livros monografia, e o estudo das analise dos autores e a interpretação.

Desenvolvimento

        O que é um projeto?

Projeto se dá quando à necessidade de criar um produto (serviço) para se ter um resultado especifico. O projeto tem seu inicio quando são coletados os dados (requisitos) e seu fim, quando se chega no termino do projeto quando o objetivo é alcançado ou cancelado pelo cliente.

Cada projeto cria um produto, serviço ou resultado único. O resultado do projeto pode ser tangível ou Intangível. Embora elementos repetitivos possam estar presentes em algumas entregas e atividades do projeto, esta repetição não muda as características fundamentais e exclusivas do trabalho do projeto. Por exemplo, prédios de escritórios podem ser construídos com materiais idênticos ou similares e pelas mesmas equipes ou equipes diferentes. Entretanto, cada projeto de prédio é único, com uma localização diferente, um design diferente, circunstâncias e situações diferentes, partes interessadas diferentes, etc. (Project Management Institute, Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos Pennsylvania, 2013, p. 3).

        O projeto tem sua sequencia claros e logica, com inicio do projeto, meio e o fim  quando se obtém o projeto claro e definido, com seus parâmetros, custos e tempos todos predefinidos. O projeto se aplica em diversas áreas de conhecimentos humanos como politica, militar, construção civil, desenvolvimento de software etc.

        O que e o gerenciamento de projetos

Gerenciamento de projetos é conjunto de ferramentas nas quais auxiliam a organização a manter a suas habilidades, conhecimento e controle de eventos não repetitivos, custos, qualidade, dentro de uma organização.

O gerenciamento de projetos beneficial inúmeras vantagens sobre as demais formas de gerenciamento, tendo se mostrado eficaz em conseguir os resultados desejados dentro do prazo e do orçamento definido pela organização. (Projetos, estabelecendo diferenciais competitivos  Rio de Janeiro, 209, p. 17).

De acordo com PMBOK (2013) gerenciamento de projetos é a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos.

        Áreas de gerenciamentos de projetos

Gerenciamento da integração - setor que contem todo o processo e elementos do projeto, para que seja coordenados e integrados adequadamente.

Gerenciamento escopo - setor que engloba todo o processo de trabalho requerido para que o trabalho termine de maneira bem-sucedida.

Gerenciamento de tempo - setor que assegura prazo e a conclusão do projeto.

Gerenciamento de custo – setor que controla o projeto para que ele seja entregue dentro do orçamento previsto

Gerenciamento de qualidade – setor que assegura que o projeto seja entregue para cliente dentro do plano que foi estabelecido pelo cliente.

Gerenciamento de recursos humanos – setor que mantem o mais organizado possível às pessoas envolvida no projeto.

Gerenciamento das comunicações – setor que assegura que o projeto seja entregue e entendido pelas pessoas envolvidas no projeto.

Gerenciamento dos riscos - identificar o risco qualifica monitorar, controlar a os riscos do projeto.

Gerenciamento das aquisições – setor que assegurar adquirir bens e serviços que não contem na organização produtos ou serviços que vem de fora promotora.

Gerenciamento de partes interessadas – este setor que foi criada na 5º Edição do guia PMBOK para que as partes interessadas do projeto sejam gerenciadas estrategicamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (201.4 Kb)   docx (327.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com