TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de TI

Por:   •  8/10/2015  •  Resenha  •  3.820 Palavras (16 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 16

ESAMC

Graduação Tecnológica em Marketing

ERIC VINICIUS

BEATRIZ CARNELOSSI TRAVAIOLI

MARIELE PEREIRA DE MORAES

MATHEUS RODRIGUES DE OLIVEIRA

SILVANA MAGALHÃES

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
9° EDIÇÃO

SOROCABA – SP

2015

                           ERIC VINICUS                                                  RA 66358

BEATRIZ CARNELOSSI TRAVAIOLI                RA: 65929

MARIELE PEREIRA DE MORAES                RA: 66057

MATHEUS RODRIGUES DE OLIVEIRA        RA: 46175

SILVANA MAGALHÃES                                RA: 64685

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAS

SOROCABA – SP

2015

SUMARIO

  1. SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA ERA DIGITAL
    Objetivo de estudo, perguntas do 01 á 05.....................................Pág.04
  2. SEÇÃO INTERATIVA: ORGANIZAÇÕES
    Estudo do Case, perguntas do 01 á 04.........................................Pág.06

  1. SEÇÃO INTERATIVA: TECNOLOGIA
    Estudo do Case, perguntas do 01 á 03.........................................Pág.08
  2. DICIONÁRIO DE PALAVRAS
    Palavra chave da página 30..........................................................Pág.10
  3. OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES E SUAS CARREIAS

Perguntas página 30 E 33..............................................................Pág.14


SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA ERA DIGITAL

  1. Como os sistemas de informação estão transformando os negócios e qual sua relação com a globalização?

A palavra não seria transformando e sim facilitando, pois hoje os smartphones, as conferências online, e-mails são totalmente essenciais para conduzir os negócios, plo fato de terem deixado as operações muito mais rápidas, não é possível imaginarmos mais hoje que antigamente dependíamos de cartas datilografadas, telex, entre outras ferramentas que demandavam um custo alto de mão de obra, custos operacionais e muito mais tempo. Hoje graças à tecnologia e os serviços de informação podemos comprar, vender, reclamar, trocar informações de forma tão rápida que isso refletiu diretamente na redução de custos que tínhamos antigamente, seja no custo de produção, na aquisição de produtos ou a venda em escala global.

  1. Por que os sistemas de informação são tão importantes para o funcionamento e gestão dos negócios contemporâneos?

Porque trazem novas tecnologias para facilitar os negócios, como as plataformas móveis, os serviços em nuvem, os softwares usados com serviços. Além de causar mudanças nas pessoas, por exemplo, hoje os gestores usam as redes sociais como Linkedin para facilitar contatos, contratações, ofertar vagas e outras redes sociais para análise de comportamento de funcionários e candidatos. As utilizações dos sistemas são usadas nas empresas principalmente para atingir os objetivos traçados, para desenvolvimento de produtos, relacionamento mais próximo dos clientes, fornecedores e tomadas de decisões.

  1. O que é exatamente um sistema de informação? Como ele funciona? Quais são as pessoas, a organização e a tecnologia que o compõem?

O sistema de informação funciona da seguinte maneira:

Coleta informações -> armazena -> distribui as informações para apoiar as funções da organização. Eles pegam dados que até então não tem importância nenhuma e transformam em informações úteis. A dimensão humana de um sistema envolve: treinamento, atitudes profissionais e comportamento da administração. A organizacionais dizem respeito à hierarquia, especializações funcionais, processos organizacionais, cultura e grupos internos. A tecnológica envolve o hardware, o software, administração de dados, tecnologia de rede e telecomunicações.

  1. Como um método de quatro etapas para a resolução de problemas organizacionais pode ajudar a resolver problemas relacionados a sistemas de informação?

As quatro etapas são:

1. Identificar o problema (tipo de problema: humano, organizacional ou uma combinação de todos eles).

2. Propor soluções para a resolução do problema identificado

3. Escolher a solução que mais se ajuste ao custo, recurso, know-how.

4. Implantação da solução para resolver o problema.

  1. Como um sistema de informação afeta carreiras de negócios e que conhecimentos são essenciais?

Ele afeta os profissionais de várias áreas, é importante que todos tenham uma compreensão de como os sistemas de informação funcionam e ajudam as empresas atingir seus objetivos organizacionais. É necessária a noção básica de como funciona um banco de dados, conhecimento sobre análise de informação, sensibilidade a questões éticas, socais e legais e a capacidade de trabalhar com especialistas em tecnologia da informação.

SEÇÃO INTERATIVA: ORGANIZAÇÕES


1. Quais tipos de aplicação são descritos aqui? Quais funções de negócio eles apoiam? Como melhoram a eficiência operacional e a tomada de decisão?

As aplicação das funções disponíveis nos dispositivos móveis: navegador web, telefone, câmera, tocador de música ou vídeo, máquina de e-mails e mensagens instantâneas, portal para sistemas corporativos, redes sociais entre outros, todas essas “facilidades” auxiliam em praticamente todas as áreas de negócios, (saúde,  transporte e logística, produção, etc) pois com acesso on line às informações, arquivos, processos e bancos de dados, os profissionais podem tomar decisões mais acertadas embasados em fatos recentes e dados concretos fornecidos por esses sistemas.

2. Identifique os problemas que as empresas no estudo de caso resolveram com o uso de dispositivos digitais móveis. 


O Hospital Doylestown resolveu o problema de comunicação entre seus médicos, tornando-a mais acessível e rápida e o problema de demora em obter informações de seus pacientes, com um acesso rápido e prático de qualquer parte do mundo ao MEDITECH, um sistema eletrônico de registros médicos. Já a empresa D W Morgan conseguiu acabar com o esforço manual que fazia para dar ao cliente à hora exata que a mercadoria chegaria, e com isso também diminuiu custos, com o desenvolvimento de um software (ChainLinq Mobile) que é atualizado assim que a carga é entregue coleta assinaturas e fornece a localização a partir de um sistema de informações geográficas (GIS) em cada caixa de entrega. A Aedas Sport é uma das principais projetistas mundiais de instalações esportivas. Cada um de seus empregados está equipado com um Iphone, pois, arquitetos e projetistas trabalham em fluxo de comunicação constante. Eles também usam o Iphone para tirar fotografias de áreas e projetos que são enviadas instantaneamente a partir de e-mail ou mensagens, com isso a empresa hoje tem um grande acervo de fotografias de seus projetos que são usados como mostruário para novos clientes que podem ver a qualidade de seu trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (139.7 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com