TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas Ferramentas de Busca

Por:   •  27/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

Propósito do teste de usabilidade

Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. O teste de usabilidade tem como objetivo verificar a facilidade que um software ou site possui para ser claramente compreendido e manipulado pelo usuário.

Aplicação do Teste

O teste será aplicado a dois sites diferentes, porém de mesmo assunto, com o objetivo de verificar até onde o usuário pode manipulá-lo e onde o usuário encontrará dificuldades para executar determinadas tarefas. Os sites que serão utilizados e testados serão : Baixaki (http://www.baixaki.com.br) e Techtudo (http://www.techtudo.com.br).

O teste visa abranger usuários inexperientes (porém com o mínimo de noção de web) e experientes (que possuem uma vasta interação com o mundo web), relatando as maiores dificuldades do usuário em relação ao site em geral, ou na realização de alguma tarefa específica dentro do mesmo.

Recursos Utilizados :

Os recursos a serem utilizados são :

Cronômetro (para medir o tempo de execução de cada tarefa dentro dos sites)

Computador, tablets ou celulares com acesso a internet (para testar até mesmo a acessibilidade do site)

Um usuário com o mínimo de noção web

O que o usuário pode fazer no site ?

Os usuários podem realizar diversas tarefas nos sites apresentados, desde fazer simples downloads de softwares, ou até mesmo, se atualizar das notícias que ocorrem no mundo web.

Tanto o Baixaki, quanto o Techtudo possuem downloads de diversas plataformas , desde a plataforma Windows, até mesmo para portáteis (IOS, Android, Windows Phone).

O site do Baixaki possui uma maior interação com o usuário, através de jogos online , enquanto o Techtudo não possui uma ferramenta de interação, apenas uma página de notícias sobre jogos e etc.

O que o usuário quer fazer ?

O usuário geralmente procura esses sites para realizar downloads de softwares, apesar dos mesmo possuírem diversas outras funções.

O que o usuário deve fazer ?

D

O usuário geralmente busca conforto ao entrar nesses sites, eles buscam uma página de download segura e confiável.

Feedback sobre o design:

Baixaki: O Baixaki possui um design interessante, apresenta uma barra de busca onde pode-se pesquisar aplicativos e softwares desejados, possui uma divisão de tópicos muito bem organizada, além de mostrar ao usuário, ao final da página, uma lista dos softwares mais baixados em cada plataforma, o que facilita a busca dos usuários, as propagandas chegam a se misturar ao conteúdo do site.

Techtudo: O Techtudo também possui uma barra de pesquisa, menu responsivo (maior facilidade de acesso em dispositivos móveis), divisão de tópicos bem organizada, e um visual bem bonito, sem exageros nas cores ou em efeitos visuais o que facilita a navegação por todo ele, único problema são as propagandas que se misturam ao conteúdo do site, assim como no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com