TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas de Reuso de Água num Apartamento

Por:   •  3/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.507 Palavras (15 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 15

UNIP – Universidade Paulista

Pedro Henrique Mescyszyn Bento - RA: N5921A6

 Allan Alcantara Rocha - RA: N633DC-9

Henrique da Silva Morais - RA: F20FBC0

 Luccas Martins Frassi - RA: F311570

 Murilo Henrique da Silva - RA: N663GH-8

Ghabriel Angello de Oliveira Silva - RA: N634GF-1

Ciência da Computação

Introdução à Programação Estruturada

Mensagem Confidencial - Utilizando Cifra de Cesar

Santos – SP

                                                 2020

ÍNDICE

1.        OBJETIVO.....................................................................................................   2

2.         INTRODUÇÃO...............................................................................................   3

3.        CRIPTOGRAFIA (CONCEITOS GERAIS).....................................................  5

4.        TÉCNICAS CRIPTOGRÁFICAS MAIS UTILIZADAS E CONHECIDAS........  8

5.        DISSERTAÇÃO.............................................................................................  9

5.1.        ESTRUTURAÇÃO (CIFRA DE CÉSAR).......................................................  9

5.2.        CONCEITOS E FUNDAMENTAÇÃO (CIFRA DE CÉSAR)........................... 11

6.        BENEFÍCIOS EM RELAÇÃO ÀS TÉCNICAS ANTERIORES......................  13

7.        APLICAÇÕES QUE FAZEM / FIZERAM USO DA TÉCNICA......................  14

8.        DISCUSSÃO COMPARATIVA ENTRE ESTA TÉCNICA E OUTRAS CONHECIDAS / UTILIZADAS................................................................................  15

9.        VULNERABILIDADE E FALHAS................................................................... 16

10.        MELHORIAS PROPOSTAS E / OU IMPLEMENTADAS..............................  17

11.        RELATÓRIO COM AS LINHAS DE CÓDIGO DO PROGRAMA..................  18

12.        APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA EM FUNCIONAMENTO EM UM COMPUTADOR, APRESENTANDO TODAS AS FUNCIONALIDADES PEDIDAS E EXTRAS.................................................................................................................   21

13.        BIBLIOGRAFIA.............................................................................................  22

14.        FICHAS DE ATIVIDADES PRÁTICAS.......................................................... 23

  1. OBJETIVO

No geral, a criptografia é uma área da Criptologia que estuda a prática de codificar e decodificar uma mensagem. Através de um algoritmo que codifica os dados de modo que a mensagem não tenha mais um formato original, portanto, escondendo o verdadeiro significado de seu conteúdo.

Conforme as técnicas e modos diferentes a serem abordados na pesquisa, em destaque será utilizada a “Cifra de César”, que substitui os caracteres de uma string e assim, decodificando a mensagem escrita.

Com isso o intuito do nosso trabalho e mostra a verdadeira usabilidade da criptografia e mostra que algo tão simples pode fazer tanta diferença dentre o mundo web e corporativo através de exemplos e fatos utilizando ideais simples, porém objetivas, que mostram como a criptografia realmente funciona e ao mesmo tempo como ela é feita através de linhas de códigos, mostrando como ela é convertida de mensagem a criptografia e entre outras coisas.


  1. INTRODUÇÃO

Hoje em dia é muito comum um indivíduo utilizar a internet para algo seja para trabalho ou pesquisa para entretenimento ou como uma forma de si comunicar e se sentir vivo dentro de alguma comunidade seja ela em jogos ou até mesmo em redes sociais porem o que poucos sabem que a sua segurança delas dentro da web muitas vezes são feitas através de códigos e criptografias dentre de uma conexão direta a algum banco de dados.

A criptografia é um recurso utilizado amplamente por muitas empresas e áreas industrial além do mais é utilizado principalmente na web sendo um dos principais recursos de segurança sendo um dos recursos principais no desenvolvimento de um browser ou algum site de banco de dados de uma   empresa especifica. com o intuito de evitar invasões de pessoas mal-intencionadas às mensagens e arquivos salvos em diferentes formatos. A criptografia também é eficiente para impossibilitar o roubo de dados ou de senhas.

Bom muitas das vezes os sites que se dizem seguros possui uma criptografia simples  dependendo  do caso  ela acaba se tornando muito eficaz dependendo do modelo de site e seu objetivo   como por exemplo site de informações como blogs ou wikis  que  geralmente usam uma criptografia http que e uma criptografia mais simplificada  agora  site pesquisa como google, Bing e Yahoo geralmente usam uma criptografia mais  desenvolvida  que a mesma possui  uma variação feita e editada pelos seus programadores  sendo  utilizada o protocolo   https  sobre uma camada SSL. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos através de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente através de certificados digitais, sendo ainda mais segura comparado diretamente com a criptografia de sites de wikis e blogs.

       A criptografia mesmo sendo um recurso essencial quando transmitimos uma informação pela internet, não podemos considerar que estamos totalmente seguros, já que alguns hackers já conseguiram quebrar essas codificações.

      Sendo assim, esse projeto estará utilizando criptografia como forma mais segura e eficiente para enviar uma mensagem confidencial e com base com o que foi apresentado em aula estaremos utilizando a cifra de césar que funciona da seguinte maneira: a partir de uma palavra ou texto, o programa irá mudar cada caractere por um novo, assim teremos um texto novo e criptografado, a pessoa só terá acesso caso possua a chave determinada pelo emissor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (672.1 Kb)   docx (603.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com