TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagem Competitiva

Por:   •  26/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

UNICID

Polo Presencial de Tatuapé - EAD

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Trabalho Da Disciplina de Gestão do Conhecimento

Nome: António Molgado Moniz José Maria

RGM: 13118153

São Paulo

2015

  1. RESUMO SOBRE COMPETITIVIDADE, VANTAGEM COMPETITIVA E VALOR AO CLIENTE

        Hoje em dia, as empresas buscam consolidar as suas visões para alcançar bons resultados. Diante de tudo isso, sobre o ponto de vista de Michel Porter, é importante analisar os parâmetros que podem remeter as empresas diante de um sucesso, em vantagem competitiva. E é bem verdade que, Vantagem competitiva deve vir seguido de planificação e estratégias.

Segundo Porter, é necessário ter uma formulação estratégica adequada para se obter uma vantagem competitiva solida. E para tal existem uma série de conceitos para formação de uma Vantagem Competitiva sustentável.  

E os conceitos observados pelo autor ao longo de sua obra são: Modelo das Cinco Forças, conceitos de Eficácia Operacional e sistema de atividades; Estratégias Genéricas e opções excludentes; Cadeia de Valor e de Valor. São diversas proposições destacadas do mundo empírico. Inúmeras horas de pesquisa e reflexões, buscando explicar os aspectos que impactam na conquista de Vantagens Competitivas em relação à concorrência.

        Para Porter, a competividade não é um aspecto apenas externo para a empresa, é também interno. E para isso, surge o conceito das cinco forças: Clientes; os Fornecedores; Novos entrantes em potencial; Produtos substitutos; e a Rivalidade entre os concorrentes.

        Segundo Porter, a vantagem competitiva surge através de uma estratégia competitiva. Ela não converge em ideal com os oponentes em meio a uma competição, para se verificar a potência. Pois a essência da Vantagem Competitiva sustentável consiste em escolher uma posição diferente daquelas dos rivais. Quando uma empresa opta por traçar uma estratégia em busca de um diferencial, que o lança no mercado, como o seu ponto competitivo, há mais evidência de uma eficiência, do que convergir com os oponentes em meio de competição. Pensar diferente é a base de tudo, em um meio competitivo.

        Porter dá ênfase a Eficácia operacional e Estratégias. Porter tanto a Eficácia Operacional quanto a Estratégia são instrumentos que permitem conseguir alguma Vantagem Competitiva.

        Para Porter, valor ao cliente é a causa motora da busca do diferencial para a elaboração de uma vantagem competitiva. O valor ao cliente pode ser a causa dos ditames para um planejamento estratégico. Porque Porter vê que, a Vantagem Competitiva advém do valor que a empresa cria para seus clientes em oposição ao custo que tem para cria – la.

  1. RELAÇÃO DOS PONTOS DESTACADO EM MICHEL PORTER COM A GESTÃO DO CONHECIMENTO

Como vimos na disciplina, dada as exigências dos clientes, e o seu poder de decisão na escolha de que produto optar, as empresas, por sua vez, tentarão melhorar cada vez mais sua oferta de produtos e serviços, visando ao atendimento dessas necessidades declaradas. Isto fomenta a competitividade. Assim, surge à necessidade de construção de um fator diferencial pelas organizações, algo que as destaque em relação aos concorrentes, despertando a preferência e a retenção dos consumidores. A teoria do conhecimento surge como esse diferencial que proporciona para as empresas a chance de ter uma vantagem competitiva eficiente. Assim como Porter fomenta, vimos que, o conceito de vantagem competitiva pode ser entendido como o diferencial que se sustenta no longo prazo, dificultando o movimento comparativo de organizações concorrentes em relação às marcas líderes de setor ou produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com