TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Orgânica

Por:   •  25/6/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.686 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Universidade Regional de Blumenau

Centro de Ciências Exatas e Naturais

Departamento de Química

IDENTIFICAÇÃO DE COMPOSTO DESCONHECIDO.

Blumenau

2013

Salézio Gabriel de Oliveira

Relatório Prático

Identificação de Composto Desconhecido

Relatório apresentado ao curso de Química do Centro de Ciências Exatas e Naturais da Universidade Regional de Blumenau, na disciplina de Análise Orgânica. Profa. Iêda Maria Begnini.

Blumenau

2013

INTRODUÇÃO

A variedade de estruturas de compostos orgânicos está na origem da diversidade das suas propriedades e, em particular, da sua reatividade. A sistematização dos compostos orgânicos e, por conseguinte, o seu agrupamento em classes segundo a semelhança de propriedades, é feita com base nos vários grupos funcionais presentes. Pretende-se neste trabalho identificar os vários grupos funcionais e apresentar a nomenclatura provável para o composto analisado e estabelecer algumas relações com as suas propriedades.

A identificação rápida de compostos é feita através de reações simples onde podem ocorrer alterações de cor, formação de sólidos ou libertação de gás. As famílias de compostos orgânicos apresentam variadíssimas reações que podem ser usadas na sua identificação.

Na identificação de uma substância com estrutura desconhecida, é necessário a obtenção do maior número de informações a seu respeito. Examinam-se suas propriedades físicas, como estado, coloração, odor, além do método de cromatografia em camada delgada, o qual avalia a pureza dos compostos orgânicos. Segue-se então, para a determinação do ponto de fusão ou ebulição, bem como para a investigação de seu comportamento quanto à solubilidade em água, ácidos e bases.

        A Espectrometria no Infravermelho pode ser interpretada em termos de presença ou ausência de grupos funcionais. A Espectrometria de Ressonância Magnética Nuclear de Hidrogênio (RMN 1H) pode determinar o número, natureza e “ambiente” dos hidrogênios em uma molécula. Através destes dois espectros, a estrutura do esqueleto molecular pode, freqüentemente, ser deduzido. A Espectrometria de Massas fornece dados sobre o peso e fórmula molecular, além dos arranjos de grupos específicos na molécula. Espectros no Ultravioleta, resultantes de transições eletrônicas, são obtidos de compostos que contém insaturações. Estas ferramentas fornecem diferentes tipos de dados que são efetivamente usados em conjunto e com dados adicionais físicos e químicos.

                Juntamente com as análises laboratoriais, é necessário e seguro, a comparação e identificação do composto na literatura, sendo que suas propriedades podem ser comparadas com as informações já publicadas. Além da comparação de dados espectrais com espectros-referência, obtidos de compostos conhecidos.

         

OBJETIVO

         Identificar e propor a estrutura de um composto orgânico desconhecido, utilizando testes por via úmida e técnicas espectroscópicas.

PARTE EXPERIMENTAL

1. IDENTIFICAÇÃO DE AMOSTRA DESCONHECIDA:

AMOSTRA DESCONHECIDA NÚMERO 12.

1. Análise física:

1.1. Estado físico: Sólido

1.2. Coloração: Branca

1.3. Odor: Não característico.

2. Constantes físicas:

PF observado: 138 - 144 °C

PF teórico (literatura): 139 – 142 °C.            

Referência: MERCKÍNDEX.

Cromatografia em camada delgada:

Rfhexano = experimento não apresentou resultados

RfCH2Cl2 = experimento não apresentou resultados

Rfacetato de etila = experimento não apresentou resultados

Conclusão: 

Não foi possível caracterizar a polaridade do composto nem saber se o mesmo encontra-se puro. Isso é devido a cromatografia não ter apresentado manchas na placa de vidro em contato com vapor de iodo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (411.7 Kb)   docx (100.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com