TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aprendizagem da quimica

Por:   •  19/5/2016  •  Resenha  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 2

Aprendizagem de química

Há um grande desinteresse dos alunos do ensino médio pelas aulas de químicas. Vários são os fatores que podem ser responsável por esse desinteresse, que envolve tanto o aluno quanto o professor.

Na maioria das escolas o modo de trabalho é individual, depende somente do aluno. Uma alternativa seria o trabalho em grupos colaborativos (duplas ou trio) que tem apresentados bons resultados, nesses grupos pode-se observar duas perspectivas distintas: o desenvolvimento e a motivação, onde alunos e professores são os sujeitos da aprendizagem.

Essa proposta se diferencia muito do modo como ocorrem as aulas nas escolas da Educação Básica, que é ainda muito forte, pois se dá com base na aprendizagem de conceitos em um ensino transmissivo de Química, com ênfase na cópia, apresentando tópicos descontextualizados e sem compromisso com a formação integral e autônoma do educando. A adoção de grupos colaborativos, pela maior aceitação de importantes estratégias pedagógicas, como o Educar pela Pesquisa, possibilita que os alunos se assumam na busca de seu conhecimento. Essa possibilidade dá ao aluno a ideia de autoconfiança e de espírito cooperativo.

A ideia de ensino colaborativo é que todos trabalhem igualmente, sem autoritarismo e nem hierarquia entre os participantes. O professor forma duplas ou trios, o que permite que todos participem e sejam notados. Nesse modo de trabalho o professor não interfere de imediato, para que os grupos tenham uma maior interação, que reflita durante as atividades, dialogue com seus pares e argumente ao defender suas posições. O professor só devera intervir quando o grupo perder o controle da situação e a atividade começar a perturbar os demais grupos. O trabalho em grupo contribui para a compreensão dos conceitos científicos.

O compartilhamento de experiências faz com que cada indivíduo desenvolva seu potencial, crescendo ao longo das atividades.

Com esse novo método de ensino o professor tem que planejar as atividades, com um cronograma inicial para que os alunos participem das aulas, realizem trabalhos de preparação e pesquisa, discussões sobre temas, atividades de avaliação e correção.

Os grupos devem ser formados por alunos com capacidade de aprendizado diferente, para que promova uma aproximação dos pensamentos. É facilmente percebida a motivação dos alunos nessas atividades.

Este estudo contou com a participação de 42 alunos do 3º ano do ensino médio, onde foi proposto o estudo de óxido redução e pilhas, e foi percebido avanços na apropriação dos conteúdos estudados quando o trabalho foi realizado em duplas, em comparação aos trabalhos feitos individualmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com