TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Por:   •  5/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Tutor: Jorge Rivelino

Título da Unidade: Práticas de Ensino no Ensino Médio

        

Atividade Reflexiva

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Responda as Perguntas:

  1. O estudo de caso feito na pesquisa tem validade científica? Explique.

Sim, pois estudo de caso é um tipo de procedimento utilizado na pesquisa científica, conhecida como pesquisa qualitativa. Que consiste num estudo profundo de um ou poucos objetos permitindo seu amplo e detalhado conhecimento, no qual a análise das informações coletadas é do próprio pesquisador.

Nesse método de pesquisa, o investigador foca em características que não se pode quantificar e são um pouco mais complexas, como o comportamento, as expressões, os sentimentos e outros, utilizando-se várias fontes de evidência. Esse método foi desenvolvido por Robert K. Yin que é um cientista social americano e ficou conhecido por seu trabalho em pesquisas de estudos de casos.

  1. Você esperava que as respostas dos alunos seriam as mencionadas no texto? Por quê? Explique.

Na primeira questão era esperado que a maior parte dos alunos achasse a prática dentro de um laboratório químico importante para uma melhor compreensão da teoria que foi estudada dentro da sala de aula, porque além de tornar a aula mais dinâmica, desperta a curiosidade deles.

Dentro do laboratório químico com experimentação o aluno tem a oportunidade de manipular, observar, investigar e interpretar. Com as aulas práticas é possível enfrentar resultados não previstos, aprimorando o processo de ensino aprendizagem.

Já na segunda questão o esperado era que a maioria achasse que tanto o conteúdo estudado em sala de aula como a experimentação dentro do laboratório químico fosse um complemento do outro, já que é necessário compreender a natureza da ciência e seus conceitos.

  1. Faça uma análise crítica sobre suas aulas. Você considera que suas aulas são atraentes e que leva os alunos a aprenderem os conceitos químicos relacionando-os com a vida cotidiana? Explique.

Não é fácil prender a atenção e despertar o interesse do aluno em sala da aula, sendo que se trata de um público heterogêneo. Para considerar a aula atraente a ponto de poder afirmar isso, penso que sempre tem o que melhorar e inovar, até porque uma turma é diferente da outra assim como o aluno. Sempre dentro do possível e dos recursos disponíveis tento relacionar a química com a realidade mais próxima do aluno a fim de captar a atenção e interesse deles.

Uma das maneiras que considero favorável ao aprendizado e quando aluna me despertava o interesse na sala de aula, é sempre tentar mostrar o conteúdo com analogias para facilitar o entendimento. Como muitas escolas não possuem laboratório químico, um bom exemplo de laboratório é a cozinha, já que cozinhar envolve diversos fenômenos que podem ser explicados através da química, assim como muitos ingredientes que podem ser usados como reagentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com