TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ludicidade no Processo de Ensino e Aprendizagem de Química no Ensino Médio

Por:   •  8/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.169 Palavras (25 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - CEAD

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

JONAS DE SOUSA VERAS PEREIRA

Ludicidade no Processo de Ensino e Aprendizagem de Química no Ensino Médio

Teresina - PI

2019

JONAS DE SOUSA VERAS PEREIRA

Ludicidade no Processo de Ensino e Aprendizagem de Química no Ensino Médio

Trabalho de conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Licenciado em Química, pelo Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Piauí - UFPI

Orientador (a): Prof.(a) Me.Raquel do Nascimento Silva

Teresina - PI

2019

Ludicidade no Processo de Ensino e Aprendizagem de Química no Ensino Médio

Jonas de Sousa Veras Pereira[1]*

Raquel do Nascimento Silva[2]**

Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre a ludicidade no processo de ensino e aprendizagem de química no Ensino Médio. Dentre esses temos os jogos, a música e o aplicativo de software educativo, são exemplos de trabalhos lúdicos em sala de aula que estimulam o processo educativo dos conteúdos de química. O trabalho teve por objetivo pesquisas publicado no ensino de química para entender o processo de elaboração, aplicação e avaliação do lúdico, divulgando e informando o lúdico como ferramenta de ensino. Realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, investigando, pesquisando, analisando, observando e descrevendo à atividade lúdica no contexto do ensino e aprendizagem de química. Integrando o método qualitativo – análise e descrição das abordagens dos teóricos e das opiniões dos mesmos em relação à temática e o método quantitativo – destacando os trabalhos encontrados relacionados ao tema pesquisado. Infere-se no decorrer do presente trabalho que com a elaboração, aplicação e avaliação do lúdico, dentre eles jogos, aplicativo de software educativo e com a utilização e desenvolvimento de paródias musicais, contribuem para a fixação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, na aprendizagem significativa, para a interação entre os alunos e aluno-professor, na motivação da aprendizagem e como estratégia para um melhor aprendizado em química.

Palavras-chave: Lúdico. Jogos. Ensino Aprendizagem. Química.

1 INTRODUÇÃO

O trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre a ludicidade no processo de ensino e aprendizagem de química no ensino médio. Os jogos lúdicos, a música e aplicativos de software educativo são exemplos de trabalhos lúdicos em sala de aula, que estimulam o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de química no ensino médio como forma de fixar os conteúdos trabalhados em sala de aula, para a aprendizagem significativa, para a interatividade entre os alunos, motivação da aprendizagem, e como estratégia para um melhor aprendizado em química no ensino médio.

O lúdico trabalhado no ensino de química proporciona uma maior fixação dos conteúdos, estimulando o aluno a aprender de forma alegre e prazerosa. Um exemplo disso é o jogo uma das ferramentas desse trabalho, que trás o aluno para o mundo da química de forma que o mesmo compreenda o ambiente do químico, com as mais diversas interfaces, fazendo com que o aluno se interaja com o ambiente nas representações de cada fase do jogo e no desenvolvimento de cada fase, onde o aluno precisa fazer uma reação, por exemplo, ele precisará selecionar as vidrarias e substâncias corretas para cada reação química.

Com base nesse contexto, o objetivo do trabalho foi de pesquisar trabalhos já publicados com o tema ludicidade no processo de ensino e aprendizagem de química no ensino médio para entender o processo de elaboração, aplicação e avaliação do lúdico, divulgando e informando o lúdico como ferramenta eficaz no ensino e aprendizagem de química no ensino médio, com o intuito de tornar a aprendizagem significativa, para a interatividade maior entre o professor e os alunos, motivando-os na aprendizagem e como estratégia para um melhor aprendizado em química.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 CONCEITO DE LÚDICO E O LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: JOGOS E APLICATIVO DE SOFTWARE EDUCATIVO  

A ludicidade tem-se desenvolvido muito nesses últimos anos, muitos trabalhos publicados, pesquisas e divulgação do lúdico, realizou-se no meio acadêmico e eletrônico por meio de educadores de todo o país e exterior. Mas o que vem a ser o lúdico é o que esse termo significa.

Segundo Corrêa (2008 apud ROBAINA, 2013) “a palavra lúdico vem do latim ludus, que significa brincar, e assim a brincadeira é lúdica e nela estão incluídos os jogos, brinquedos e divertimentos”. No pensamento do autor acima o jogo é definido como lúdico, é uma brincadeira que traz diversão no ato de brincar. Mas quando se traz para o ensino, principalmente de química no ensino médio o jogo lúdico torna-se muito eficaz, como afirma os autores abaixo.

Segundo Matias, Nascimento e Sales (2017, p. 453):

[...] Trazendo para o aluno um novo modo de ver determinado conteúdo, mais dinâmico e divertido no qual facilita a aprendizagem, um auxílio à rotina de aula tradicional (pincel e quadro) adaptando para uma aula mais prazerosa, competitiva na qual desperta no aluno a vontade de aprender para vencer o jogo ou simplesmente pelo prazer de jogar.

No processo de ensino de química, o lúdico é um motivo a mais para o aluno querer aprender, no caso do ensino da tabela periódica o lúdico é importante, pois vários elementos podem ser confeccionados e aplicados na sala de aula, trazendo uma maneira mais dinâmica de trabalhar os conteúdos ou tema de estudo na sala de aula no caso a tabela periódica, sendo a mesma imprescindível para o conhecimento de conceitos químicos, formulas e propriedades das substancias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.5 Kb)   pdf (222.5 Kb)   docx (254.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com