TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Reflexiva

Por:   •  21/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  2.043 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Reflexiva

1. O estudo de caso feito na pesquisa tem validade científica? Explique.

Sim, conforme destacou Chizzotti, o estudo de caso como modalidade de pesquisa origina-se nos estudos antropológicos de Malinowski e na Escola de Chicago e, posteriormente, teve seu uso ampliado para o estudo de eventos, processos, organizações, grupos, comunidades etc1.

O estudo do caso feito na pesquisa teve como objetivo investigar a importância do laboratório de química no processo de ensino e aprendizagem, por meio perguntas previamente estabelecidas aos alunos e professores. Assim, por meio das respostas dos estudantes e professores, foi possível alcançar o objetivo do estudo da pesquisa.

Ainda, conforme Ventura destacou, o estudo de casos caracteriza-se por estudar uma unidade, bem delimitada e contextualizada, com a preocupação de não analisar apenas o caso em si, como algo à parte, mas o que ele representa dentro do todo e a partir daí 2.

2. Você esperava que as respostas dos alunos seriam as mencionadas no texto? Por quê? Explique.

Sim, eu esperava que grande porcentagem das respostas dos alunos seriam “que colocando em prática o que viram em sala de aula ajuda a aprender melhor o conteúdo” e que tem “maior facilidade de assimilar o conteúdo no laboratório de química devido à prática, o que torna a aula dinamizada”, pois é de amplo conhecimento esse fato, tanto entre os estudantes, como entre os docentes.

3. Faça uma análise crítica sobre suas aulas. Você considera que suas aulas são atraentes e que levam os alunos a aprenderem os conceitos químicos relacionando-os com a vida cotidiana? Explique.

Atualmente não atuo como docente, porém baseando nas experiências como estudante que tive, não considero que as aulas tenham sido muito atraentes. Acredito que muitos docentes ainda estão acomodados, atuando conforme acreditavam que era o melhor antigamente.

Acredito que atualmente as aulas devem ser mais dinâmicas, com objetivo de ensinar de uma forma que o aluno aprenda a entender os exercícios e provas futuras, e a relacionar isso com o cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (25.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com