TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXPLORAÇÃO DE GÁS DE XISTO E PROCESSO PRODUTIVO

Por:   •  7/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.197 Palavras (9 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 9

EXPLORAÇÃO DE GÁS DE XISTO E PROCESSO PRODUTIVO

[pic 1]

2018.2

Gabriela Gentile                1421151

Gabriella Carvalho                1320818

Leticia Ribeiro                1221004

Luiz Puntel                        1313815

Mariana Rocha                1321200

1. Objetivos e Aplicação do Processo

O gás de xisto (conhecido também como gás não convencional) é um gás natural encontrado em formações de rochas sedimentares que estão presentes no subsolo, possui basicamente a mesma composição do Petróleo. Ele surge a partir do processo de decomposição de matérias orgânicas, provocadas pelo calor e pressão encontrados em áreas profundas do subsolo e pode ser usado como fonte geradora de energia. Assim como o petróleo, o gás de xisto não é uma fonte de energia renovável. O xisto é hoje a maior fonte em potencial de hidrocarbonetos conhecida no mundo.

Sua extração é feita através de uma tecnologia denominada fraturamento hidráulico (mais conhecido como fracking) - uma técnica que utiliza fraturas produzidas pela alta pressão hidráulica e introdução de água, areia e uma mistura de produtos químicos, sendo alguns tóxicos no interior do reservatório, o que permite que o gás flua e seja extraído. O processo de fraturamento, embora pareça simples e de fácil realização, necessita, na realidade, de uma avançada tecnologia, utilizada tanto para perfurar como para estimular as zonas da rocha que englobam o gás.

[pic 2]

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fraturamento_hidr%C3%A1ulico#/media/File:Processo_de_fraturamento_hidr%C3%A1ulico.jpg

As principais aplicações do gás xisto são: aquecimento de casas; geração de eletricidade; diversas aplicações em fábricas e indústrias, entre outras, porém, há um grande problema quanto a exploração desse gás e que vem sendo discutido constantemente. O grande problema em questão da exploração do gás de xisto se refere ao sistema de perfuração do solo na extração. Como este gás é encontrado em profundidades elevadas, a perfuração pode provocar a contaminação das águas, por produtos químicos, presentes em lençóis freáticos, o que acaba provocando inúmeras mortes com câncer e envenenamento. Além disso, pode ocasionar a desestabilização do solo, provocando desmoronamentos e pequenos terremotos.  [1]

Sobretudo, o desenvolvimento e produção de gás de xisto podem levar à redução de preços (devido ao aumento da concorrência), à criação de postos de trabalho e à redução da dependência energética de outros países, melhorando as condições de segurança do abastecimento energético) [2].

Além disso, como é um gás que gera, em sua queima, baixos índices de geração de gases do efeito estufa, ele pode ajudar a reduzir a poluição do ar e também o aquecimento global. Esta vantagem poderá aparecer, num futuro próximo, caso o gás de xisto substitua em larga escala mundial o uso de combustíveis fósseis e outras fontes de energia sujas (poluentes)[1]

1.1 O processo do xisto        

As técnicas de processamento de xisto podem ser divididas em duas categorias:

  • Técnicas de superfície (ex situ): quando o xisto é retirado do solo e processado em instalações de superfície
  • Técnica de subsuperfície (in situ): quando o xisto é retirado do solo e processado no próprio ou local da jazida.

Quanto ao processo, visando ao aproveitamento da energia ou material contidos no xisto, existem alguns grupos que são:

                i) Processo de retortagem ou pirólise;

                ii) Processo de gaseificação;

i) Processo de Retortagem ou Pirólise do Xisto:

 A retortagem ou pirólise é um processo de tratamento térmico do xisto em ambiente controlado, visando a produção de óleo, gás e subprodutos. Os processos de retortagem e as características dos produtos dependem muito do tipo de matérias orgânica e inorgânica as quais constituem o xisto, que, varia muito de acordo com a jazida, dando origem a uma gama muito grande de processos e qualidade dos produtos. O processo de retortagem de um xisto, consiste no aquecimento da rocha em condições de temperatura controlada na ordem de 500°C em atmosfera isenta de oxigênio, de modo que a matéria orgânica se decomponha pela ação do calor. Nessas condições, uma grande parte da matéria orgânica decomposta vaporiza da rocha-mãe, na forma de hidrocarboneto gasoso e, uma fração de matéria orgânica não vaporizada permanece agregada ao rejeito como carbono residual. A corrente gasosa, após um processo de resfriamento, condensa a fração mais pesada em forma de óleo e a parte não condensável constitui o gás de pirólise.[3]

[pic 3]

        Fonte: http://www.geocities.ws/giovanitonel/chemical_eng_files/process_xisto.html

ii) Gaseificação do xisto:

A gaseificação visa, fundamentalmente, a obtenção de gases a partir de uma fonte de matéria orgânica existente em matéria-prima sólida. E os gases produtos de fácil manuseio, são aproveitados para fins energéticos ou na indústria petroquímica. O gás produto resulta da reação entre a matéria orgânica e um agente gaseificante.

O gás produto resulta da reação entre a matéria orgânica e um agente gaseificante. O xisto, a semelhança de outros combustíveis fósseis, constitui-se numa fonte natural de matéria orgânica e por isso pode ser aproveitado por gaseificação. xisto, a semelhança de outros combustíveis fósseis, constitui-se numa fonte natural de matéria orgânica e por isso pode ser aproveitado por gaseificação[3].

O xisto produz vários produtos como a gasolina óleo combustível, nafta e GLP, mesmos derivados do petróleo e com a mesma qualidade. Além destes produtos, do xisto ainda se extraem uma grande quantidade de subprodutos que podem vir a suprir outras matérias primas em escassez ou no desenvolvimento de novos produtos.

2. Fluxograma

2.1 Fluxograma Geral

                O xisto possui muitos processos associados à ele. Nesse trabalho focamos apenas na extração e processamento do gás do mesmo. Um fluxograma geral de todos os processos está simplificado abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (473.5 Kb)   docx (334.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com