TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Experiência – Reações Químicas

Por:   •  15/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 6

Experiência 2 – Reações Químicas

LABORATÓRIO DE QUIMICA

IFMG Campus Betim

Fillipe Rodrigues Silva

10/09/2019

  1. Introdução

As reações químicas são transformações que envolvem alterações, quebra e/ou formação, nas ligações entre partículas (átomos, moléculas ou íons) da matéria, resultando na formação de nova substância com propriedades diferentes da anterior (fenômenos físicos e químicos). Algumas evidências da ocorrência de uma reação química são mudança de cor, evolução de calor ou luz, formação de uma substância volátil, formação de um gás, entre outros.

As equações químicas representam as reações químicas. As substâncias iniciais de uma reação química, as que reagem, são chamadas de reagentes. Já as substâncias finais de uma reação, as que se formam, são chamadas de produto.

Na reação de síntese, uma substância composta é formada pela junção de duas ou mais substâncias (simples ou compostas). Tais reações seguem o seguinte modelo geral:

A+BAB

Reação de análise ou decomposição, uma única substância composta origina outros produtos mais simples que ela. As reações de decomposição, de uma maneira geral, seguem o modelo:

ABA+B

Reação de deslocamento ou simples troca, os elementos livres e quimicamente ativos deslocam o elemento menos ativo de um composto. Essas reações podem ser escritas da seguinte forma: 

A+BCAC+B

A reação de dupla troca ocorre entre duas substâncias compostas e resulta na produção de outras duas novas substâncias compostas. Pode ser representada basicamente da seguinte maneira:

 AB+CDAD+CB

Reação de oxidação-redução 

Esse tipo de reação ocorre através da transferência de elétrons, ocorrendo variação do número de oxidação dos átomos de certos elementos.

Identificamos as reações químicas de forma qualitativa através de evidencias macroscópica.

  1. Observação

Utilizar evidências experimentais para concluir sobre a ocorrência de uma reação química bem com representar reações de uma equação química.

  1. Métodos e materiais

Atividade 1: Em um béquer de 50 mL e foi colocado duas pastilhas de hidróxido de sódio, após isso adicionou-se vagarosamente cerca de 10 mL de uma solução de ácido clorídrico (HCl) 1 mol/L., em seguida colocou-se no fundo do béquer e observou-se a consequência desta reação.

Atividade 2: Em tubo de ensaio colocou-se aproximadamente 2 mL de uma solução de sulfato de cobre, após isso adicionou gota a gota uma pequena quantidade de solução de hidróxido de amônio NH4OH 0,5 mol/L e observou-se a sua reação, depois continuou a adicionar lentamente uma maior quantidade de solução de hidróxido de amônio até acontecer uma próxima reação.

Atividade 3: Em um tubo de ensaio colocou-se 2 mL de água destilada, logo após adicionou 3 gotas de ácido clorídrico 1 mol/L e observou-se o resultado, depois adicionou-se gota a gota a solução de hidróxido de sódio 1 mol/L. Agitou e coletou as informações observadas.

Atividade 4: Em um outro tubo de ensaio, foi adicionado aproximadamente cerca de 1 mL da solução de Nitrato de prata AgNO3 0,1 mol/L, em seguinte foi acrescentado ao mesmo tubo cerca de 1mL de solução de Dicromato de potássio K2CrO4 0,2 mol/L e observou-se a reação consequente da mistura.

Atividade 5: Em um tubo de ensaio foi adicionado cerca de 1 mL da solução de Ácido clorídrico HCl 1 mol/L, em seguida acrescentou-se ao tubo uma pitada de bicabornato de sódio solido e observou-se o ocorrido.

Atividade 6: Em um tubo de ensaio e colocou-se uma pequena quantidade de sulfato de cobre, e logo após isso mergulhou-se 1 prego nesta solução e o deixou-se sob um certo tem em observação.

Atividade 7: Adicionou-se 1 mL de água oxigenada a um tubo de ensaio, após isso foi adicionado algumas gotas de uma solução de permanganato de potássio (KMnO4) 0,02 mol/L e observou-se sua reação, no seguinte passo adicionamos 10 gotas de uma solução de ácido sulfúrico (H2SO4) 3 mol/L e observou-se a reação.

  1. Materiais

1 Prego;

1 Proveta de 10 mL;

1 Espátula;

1 Béquer de 10 mL;

1 Pipeta graduada de 10 mL;

1 Pipeta de Pasteur;

6 Tubos de ensaio.

  1. Reagentes utilizados

Sulfato de cobre 0,1 mol/L;

Hidróxido de amônio 0,5 mol/L;

Solução de fenolftaleína;

Hidróxido de sódio solido em pastilha;

Bicabornato de sódio solido;

Permanganato de potássio 0,02 mol/L;

Ácido clorídrico 1 mol/L;

Nitrato de prata 0,1 mol/L;

Hidróxido de sódio;

Dicromato de potássio 0,2 mol/L;

Água oxigenada;

Ácido sulfúrico 3 mol/L.

  1. Resultados e discussão

Atividade 1: Nesta experiência ocorre uma reação instantânea, ocorreu liberação do gás e energia. Através da equação química é possível identificar que se trata de uma reação química clássica de neutralização.

NaOH(S) + HCl → NaCl + H20         ΔH<0

Atividade 2: Ao observar a reação química é possível ver a formação de precipitado azul claro no meio liquido. Na equação é possível verificar que existe equilíbrio entre amônia e água, devido o deslocamento [pic 1][pic 2] em água permite deslocar a hidroxila e formar um complexo solúvel com amônia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (154.2 Kb)   docx (565.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com