TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DO SAL E DOS REMÉDIOS NA HISTÓRIA

Por:   •  20/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.377 Palavras (6 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO EDUCACIONAL CRANDON

JULIA CAMPIGOTTO

 

A INFLUÊNCIA DO SAL E DOS REMÉDIOS NA HISTÓRIA

BALNEÁRIO PIÇARRAS

ABRIL 2017

JULIA CAMPIGOTTO

A INFLUÊNCIA DO SAL E DOS REMÉDIOS NA HISTÓRIA

[pic 1]

BALNEÁRIO PIÇARRAS

ABRIL 2017

 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................4

CLORETO DE SÓDIO.................................................................................................5

REMÉDIOS MILAGROSOS.........................................................................................6

ANEXOS ......................................................................................................................8

CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................................9

REFERÊNCIAS .........................................................................................................10

                INTRODUÇÃO

             Desde à antiguidade o ser humano é por natureza, curioso. A relação do homem, com a química há milhares de anos, surgiu através de descobertas, sendo um marco para o desenvolvimento da humanidade, pois a mesma relaciona transformações de matérias e teorias correspondentes. Com o intuito de responder algumas perguntas e mostrar a influência da química na história, Penny Le Couteur e Jay Burreson retratam em seu livro - "Os Botões de Napoleão" - respostas e curiosidades intrigantes sobre moléculas que mudaram a história e o destino da humanidade. De linguagem clara e envolvente, Couteur e Burreson cativaram o leitor ao decorrer das 344 páginas apresentando as 17 moléculas e suas principais contribuições na sociedade na forma política e econômica. Entre estes compostos, tem dois que irão ser falados no decorrer deste trabalho: Cloreto de Sódio e a Aspirina.

CLORETO DE SÓDIO

Quando lembramos dos compostos químicos que auxiliam para o bem-estar da humanidade, dificilmente lembramos do Cloreto de Sódio (NaCl), ou como é conhecido também, Sal de cozinha. Apesar de muitas vezes darmos pouco mérito, o Cloreto de Sódio é um dos compostos químicos com maior faixa de tempo usufruído pelo homem devido a sua capacidade de conservar alimentos, se tornando um produto com alto valor, podendo ser usado também como moeda de troca.

Atualmente, o Sal é proveniente da água do mar, onde é encontrado em uma concentração média de 26g/L, o processo para obtenção do  sal é por meio de salinas, ou de minas subterrâneas, conhecidas por sal-gemas.

O NaCl contém em sua estrutura molecular (ver anexo 1)  um cátion, procedente do sódio, e um ânion, procedente do cloro, monovalentes, que concede à molécula uma relativa hidrossolubilidade e solubilidade na maior parte dos solventes polares.

O Sal como uso doméstico pode ser usado no desenvolvimento de salga da comida e na conserva de alimentos (carnes e pescados). Já na alimentação, é importante que tenha uma menor concentrações de compostos iodados, compostos esses difíceis de serem encontrados naturalmente, sendo que sua carência metabólica pode acarretar problemas de tireoide, por isso ao sal de cozinha é adicionado iodo. Segundo Mariana Sgarioni, “o sal é necessário para manter o equilíbrio de líquidos dentro das células”, entretanto, o excesso de NaCl no organismo pode acarretar diferentes problemas, muitos deles vindos do aumento da pressão arterial. 

        Com uma rica importância, o sal além do seu papel fundamental na alimentação e na conservação, apresenta outras inúmeras funções, dentre elas estão: é utilizado no tratamento da água potável, devido ser matéria prima direta para a produção de cloro gasoso (Cl2); na produção de hidróxido de sódio (NaOH), importante base industrial, e na produção de hipoclorito de sódio (NaOCl), agente alvejante e bactericida. Além de todas essas funções, ele é utilizado também na fabricação do papel e na produção de sabões e detergentes.

        Devido a suas inúmeras funções o sal teve um grande valor no mercado, sendo até moeda de troca entre as antigas civilizações. Com tudo, a palavra Sal estaria diretamente ligado a criação da palavra Salario, na qual é derivada do latim “salarium argentum”, que significa “pagamento em sal”.

REMÉDIOS MILAGROSOS

Ao decorrer do tempo, a história da humanidade foi marcada pela disseminação de doenças e, estas causaram epidemias e mataram milhares de pessoas em regiões e épocas diferentes no mundo todo, mantendo uma baixa expectativa de vida humana. Entretanto, muitas sociedades humanas descobriram e utilizavam remédios naturais, inclusive muitos serviram de base para compostos muito úteis para produzir os remédios modernos de hoje, como por exemplo, a morfina extraída da seiva das cápsulas de sementes de papoula - conhecidas na Europa e na Ásia – que são essenciais no alívio de dores fortes até a atualidade. Apesar desse conhecimento sobre ervas e plantas medicinais de alguns povos, a informação era restrita a determinadas populações.

Em 1856, quando Perkin desenvolveu a molécula do malva, a expectativa de vida na Grã-Bretanha era inferior a 50 anos em média, e esta permaneceu ao decorrer do século XIX. Nos Estados Unidos também não era uma realidade muito diferente em 1900, até que no século XX, milhares compostos farmacêuticos foram descobertos e desenvolvidos, consequentemente, aumentando a expectativa de vida das pessoas. Esse aumento de duração da vida se deve ao uso de moléculas da química medicinal, em particular das moléculas milagrosas - conhecidas como antibióticos. Entre estes compostos, tem um que falaremos no decorrer deste trabalho: o analgésico aspirina, que continua prescrito até hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (262.7 Kb)   docx (226.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com