TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Licenciatura em Química

Por:   •  26/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 5

 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo – Campus São José dos Campos / Petrobras

Licenciatura em Química

Prática 2

Obtenção de Sabão

Prof.ª Evelyn Alves Nunes Simonetti

Josiane Ribeiro

São José dos Campos

2017

Resumo: Esta prática laboratorial teve como finalidade a fabricação de sabão, aplicando os mecanismos de reação discutidos em teoria. Sabendo-se das interações que ocorrem entre as substâncias é possível descrever o sentido e o mecanismo de uma reação. A reação realizada foi a saponificação ou hidrólise de um óleo em presença de uma base, produzindo um sal de ácido carboxílico (sabão) e um álcool (glicerol). Como resultado foi possível obter rendimento significativo da reação, aplicando os conceitos teóricos.

Palavras-chave: reação, saponificação, sabão.

  1. Introdução

O sabão é um sal de ácido carboxílico e por possuir uma longa cadeia carbônica em sua estrutura molecular, ele é capaz de se solubilizar tanto em meios polares quanto em meios apolares. [1]

A fabricação de sabão é, uma das atividades industriais mais antigas de nossa civilização. Surgiu gradualmente de misturas de materiais alcalinos e matérias graxas (alto teor de gordura). Entretanto, foi somente a partir do século XIII que o sabão passou a ser produzido em quantidades suficientes para ser considerado uma indústria. [2]

No começo do século XIX, o químico francês Chevreul mostrou que a formação do sabão era na realidade uma reação química. Nessa época, Domier completou estas pesquisas, recuperando a glicerina das misturas da saponificação. [2]

Os óleos e as gorduras são triésteres de longas cadeias carbônicas que atuam como reagentes nas chamadas reações de hidrólise em meio ácido ou em meio básico. A hidrólise em meio básico produz álcool e sais de ácidos graxos, conforme ilustra a Figura 1. [1]

Figura 1: Hidrólise em meio básico

[pic 1]

O sabão formado na reação de saponificação possui em sua estrutura uma longa cadeia proveniente do ácido graxo que constitui uma parte apolar, enquanto sua extremidade é polar. Isso permite que a parte apolar interaja com as sujeiras gordurosas que também são apolares, enquanto a extremidade polar interage com a água, que também é polar. É assim que os sabões conseguem diminuir a tensão superficial da água (por isso são também chamados de agentes tensoativos ou de surfactantes), eliminando a sujeira. [3]

  1. Objetivo

O objetivo desta prática laboratorial é a fabricação de sabão a partir da reação de saponificação.

  1. Materiais e Procedimentos

Com a finalidade de fabricar sabão a partir do óleo de cozinha primeiramente foi feita uma mistura em um béquer de 250 mL contendo 6 mL de óleo de milho, 10 mL de hidróxido de sódio 30% (utilizando 3 g de hidróxido de sódio e 10 mL de água destilada) e 10 mL de etanol comercial. O béquer foi tampado com um vidro de relógio e aquecido por aproximadamente 30 minutos.

Enquanto a mistura estava sendo aquecida foi preparada uma solução salina com 20 g de NaCl em 60 mL de água destilada, agitando bem para que a mistura se dissolvesse por completo.

Após o aquecimento, a mistura foi resfriada e a solução salina foi adicionada aos poucos, agitando-se bem por aproximadamente 4 minutos. Em seguida a mistura foi filtrada com o auxílio de um funil e um papel filtro, conforme a Figura 2.

Figura 2: Filtração do Sabão

[pic 2]

O filtrado foi lavado com um pouco de água gelada e posteriormente foi secado na estufa por aproximadamente 30 minutos. A massa final de sabão foi anotada para calcular o rendimento da reação.

  1. Resultados e Discussão

A reação química realizada refere-se a uma hidrólise em meio alcalino (básico), ou reação de saponificação (Figura 3) com a formação de um sal orgânico e um álcool. Como a base que foi utilizada é composta por sódio (NaOH) o sabão formado é chamado de sabão duro, que é mais consistente.

Figura 3: Reação de Saponificação

[pic 3]

A Figura 3 ilustra a reação de saponificação, que implica na realização de hidrólise de um óleo ou de uma gordura em presença de uma base, produzindo um sal de ácido carboxílico (sabão) e um álcool (glicerol).

Na primeira etapa, em que se misturou o óleo, etanol e hidróxido de sódio (base forte). O etanol utilizado na reação tem o papel de catalisador, com a função de dissolver mais rapidamente o hidróxido de sódio, que não tem facilidade de se dissolver em óleos. Ele ajuda na reação química entre a solução de hidróxido de sódio e os óleos de gordura derretida. É geralmente utilizado quando se faz sabão de glicerina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (521.2 Kb)   docx (461.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com