TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Licenciatura em Química

Por:   •  14/2/2024  •  Artigo  •  3.472 Palavras (14 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 14

Uma Década do PET Licenciatura em Química da UFSCar campus Araras: desenvolvimento do grupo e realização de trabalhos e projetos

                

A Decade of PET Degree in Chemistry at UFSCar campus Araras: group development and works and projects realizations

Gabriela Bueno de Godoy, Davi Siqueira da Silva de Souza, Brenda da Silva Bega, Isadora de Souza Amâncio, Alexia Mikaila Reis Pires, Beatriz Cicotoste Danieli, Vinícius Henrique Costa, Ana Beatriz Perez Pereira, Gabriele Thais de Oliveira, Isaias Assis Alves, Pâmela Hilário Dias, Jonatas Luiz Ramos, Ronaldo Teixeira Pelegrini, Elaine Gomes Matheus Furlan, Renata Sebastiani

GRUPO PET – LICENCIATURA EM QUÍMICA (petlicquimica@ufscar.br)

Universidade Federal de São Carlos, Araras, São Paulo, Brasil

RESUMO

O Programa de Educação Tutorial - Licenciatura em Química da Universidade Federal de São Carlos - Araras atua desde 2010 em atividades estratégicas e criativas voltadas à formação acadêmica de petianas(os), por meio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. No ano de 2020, em comemoração à primeira década do grupo, o presente trabalho objetivou realizar análises a partir do tempo de permanência de estudantes egressos, relacionando com o desenvolvimento de projetos e eventos, além de análises da participação por gênero no programa. A metodologia baseou-se em dados do Sistema de Gestão do Programa de Educação Tutorial (SIGPET), sendo possível obter dados como o tempo de permanência de cada estudante, assim como arquivos contendo atividades desenvolvidas. Os resultados obtidos permitiram análises quali-quantitativas, além de discussões sobre o tempo de permanência de bolsistas e voluntários, desenvolvimento de atividades por ano, assim como observar a participação de gêneros no grupo. Percebeu-se um aumento no tempo de permanência de estudantes ao passo que as atividades também aumentaram, grande participação feminina, assim como a importância da discussão sobre o número de bolsas disponíveis, sendo insuficiente para suprir a demanda de interesse, e também a importância formativa dos projetos para petianos e petianas.

PALAVRAS-CHAVE: Análises quali-quantitativas. Atividades com a comunidade. Desenvolvimento do PET. Formação de professores. Mulheres na ciência.

ABSTRACT

PET - Degree in Chemistry at the UFSCar - Araras has been active since 2010 in strategic and creative activities aimed at the academic formation of students, through the inseparability between teaching, research and extension. In 2020, in commemoration of the first decade of the group, the present work aimed to carry out analyzes from the time spent by graduating students, relating to the development of projects and events, in addition to analyzes the participation by gender in the program. The methodology was based on data from the SIGPET, making it possible to obtain data such as the length of stay of each student, as well as files containing activities developed. The results obtained allowed qualitative and quantitative analyzes, in addition to discussions about the time spent by scholars and volunteers, the development of activities per year, as well as observing the participation of genders in the group. It was noticed an increase in the length of stay of students while the activities also increased, great female participation, also the importance of the discussion about the number of available scholarships, being insufficient to supply the demand of interest, and the formative importance of projects for the students.

KEYWORDS: Qualitative and quantitative analyzes. Activities with the community. PET development. Teacher training. Women in science.

introdução

O Programa de Educação Tutorial (PET) está presente em diversas instituições de ensino superior (IES) de todo o Brasil. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o PET conta com 842 grupos distribuídos entre 121 IES. O programa possui como base a integração entre ensino, pesquisa e extensão, a interdisciplinaridade e a interação dialógica, de modo a envolver os seus estudantes em um processo de formação integral, propiciando-lhes uma compreensão abrangente e aprofundada de sua área de estudos a partir do incentivo ao engajamento em atividades acadêmicas e extracurriculares (TOSTA et al., 2006). Visto isso, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) atualmente dispõe de 18 grupos, sendo 13 vinculados a cursos de graduação específicos e cinco multidisciplinares, 16 desses grupos têm sede no campus São Carlos, enquanto há apenas um grupo no campus Araras e um no campus de Sorocaba (PROGRAD, 2016).

O PET denominado “Licenciatura em Química” foi implantado no ano de 2010 na UFSCar campus Araras, contando com um máximo de 12 estudantes bolsistas e até seis estudantes não bolsistas, além de estudantes colaboradores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Desta forma, a proposta de criação do grupo PET para o curso de Licenciatura em Química, mostrou-se uma oportunidade de agregar os preceitos do programa de educação tutorial, contribuindo, assim, para a formação mais ampla de profissionais com visão crítica e mais atuante, além de criar oportunidade de formação docente com atividades que estimulem a interação dos participantes com o corpo discente e docente da universidade, escolas públicas e a comunidade de modo geral, além de contribuir para o desenvolvimento da consciência do papel dos e das estudantes perante a sociedade, conforme proposto no Projeto Pedagógico de implementação do curso (UFSCAR, 2015).

objetivos

Em comemoração à primeira década de criação do PET - Licenciatura em Química em Araras, o presente trabalho propõe realizar um levantamento de dados acerca deste PET e relacionar o número de petianos e petianas com o desenvolvimento do grupo e realização de trabalhos, projetos e eventos, por meio de análises quantitativas e qualitativas.

materiais e métodos

Segundo a metodologia proposta por Rolim e colaboradores (2020), a obtenção dos dados utilizados neste trabalho deu-se por meio da plataforma de Sistema de Gestão do Programa de Educação Tutorial (SIGPET), por meio do login da atual tutora, possibilitando a coleta de informações sobre petianas (os) egressos do PET - Licenciatura em Química da UFSCar - Araras a partir de dezembro de 2010, assim como os integrantes ativos no sistema até dezembro de 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (305.7 Kb)   docx (156.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com