TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Analítica Instrumental

Por:   •  5/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Instituto de Química e Biotecnologia – IQB

Química Tecnológica e Industrial

Aluno: Douglas da Silva Santos

Química Analítica Instrumental I

Espectrofotômetros - simples e duplo feixe

A espectrofotometria é uma técnica analista, que através da interação da luz com a matéria, mede as concentrações das substâncias. Para a realização da técnica, é utilizado um instrumento conhecido como espectrofotômetro, onde ele mede a quantidade de luz de um comprimento de onda, absorvida ou transmitida, através de um determinado meio.

Os espectrofotômetros diferem em como medem a intensidade da luz entre a amostra de referência e teste, e uma de suas características mais importantes é a seleção de radiações monocromáticas, o que possibilita inúmeras determinações quantitativas regidas pela Lei de Beer. Seus componentes estão relacionados com a faixa do comprimento de onda, a exatidão e a precisão requeridas para análises.

Esses equipamentos variam de acordo com sua complexidade e desempenho, indo de modelos mais simples à mais sofisticados, e possuem algumas classificações de relevância, como: Espectrofotômetro de feixe simples e Espectrofotômetro de duplo feixe.

I- Espectrofotômetros de simples feixe:

Em um espectrofotômetro de feixe simples, a amostra e a referência têm que ser colocadas alternadamente no caminho do único feixe de radiação, ou seja, a medição da intensidade da luz relativa é feita antes e depois da introdução da amostra teste, contanto não é um instrumento adequado para medidas que exigem controle de tempo.

Os equipamentos de feixe simples têm um custo acessível, já que não é formado por um sistema muito complexo, o que leva também a um fácil manuseio, são opticamente mais simples e mais compactos e podem ter um alcance dinâmico maior.

II- Espectrofotômetros de duplo feixe:

Em um espectrofotômetro de feixe duplo, a radiação proveniente dos monocromadores é igualmente dividida em dois feixes, que incidem em dois compartimentos, o de amostra de referência e o de amostra teste, ou seja, ambos são medidos simultaneamente, garantindo assim uma grande vantagem, pois diminui os erros experimentais, caso seja comparado ao uso do equipamento de feixe simples.

Tais instrumentos possuem mais componentes ópticos, o que reduz a taxa de transferência e a sensitividade, são ainda mais fáceis e mais estáveis para medições de comparação.  Para alta sensitividade, medições mais demoradas são necessárias. Além disso, um design mecânico mais complexo de um espectrofotômetro pode resultar em uma piora em sua confiabilidade.

Os equipamentos de duplo feixe, por serem mais complexos, possui um custo mais elevado, o que reflete também na sua manutenção. Exige mais conhecimento de manuseio, por parte do operador, e “trabalha” de forma mais rápida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com