TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A eletricidade é algo muito utilizado no cotidiano da sociedade

Por:   •  22/9/2017  •  Resenha  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

ENERGIA ELÉTRICA

A eletricidade é algo muito utilizado no cotidiano da sociedade, e extremamente importante para a realização de muitas tarefas. Todas as horas do dia o homem está se relacionando com alguma forma de energia, seja na hora de tomar banho, de assistir TV, de usar o computador ou ate mesmo para ver as horas. Este campo é imenso e a cada dia, além de novas descobertas, surgem diversas curiosidades que merecem ser citadas e conhecidas pelo homem.

A energia elétrica, produzida através do sol, da água e do vento, é considerada uma energia limpa, pois apresenta baixos índices de produção de poluentes em todas as fases de produção. Mesmo sendo uma fonte renovável, ela é extremamente perigosa, e somente profissionais capacitados na área é que devem ter acesso a suas fontes de produção. No Brasil, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), é a responsável por regularizar e fiscalizar a geração, comercialização e a transmissão de energia elétrica.

Os maiores consumidores de energia elétrica são em 1º lugar os Estados Unidos, seguidos pelo Japão, China, Canadá, Alemanha, França, Inglaterra, Itália e Brasil. Sendo que o estado norte-americano da Califórnia consome sozinho a mesma quantidade de energia elétrica consumida no Brasil. A média de consumo anual de energia elétrica de um brasileiro é de 1.760 quilowatts-hora por ano, enquanto que a média mundial é de 2 200 quilowatts-hora.

No Brasil, mais da metade da energia elétrica gerada vem de fontes hidrelétricas, isso se deve principalmente ao fato de que possuímos alguns dos maiores rios do mundo. A maior usina hidrelétrica do mundo é a gigante chinesa Três Gargantas, que após a sua construção, desbancou a Itaipu Binacional do posto que ocupava há quase quatro décadas. E falando na Usina de Itaipu, vala lembrar que ela é binacional, pois gera energia para o Brasil e para a República do Paraguai, sendo que 90% de toda a energia produzida tem como destino o nosso país.

O horário de verão foi instituído no Brasil na década de 30 com o intuito de reduzir o consumo de energia elétrica, fazendo com que as pessoas aproveitassem mais os horários em que ainda existe a luz solar para suas atividades. Economizar energia é uma obrigação de todos, tanto em razão aos gastos pessoais que temos com a tarifa de energia elétrica como também em razão dos custos ao meio ambiente para a geração de energia. Seja a forma de gerar energia, todas elas possuem impactos ao meio ambiente, não existindo forma de geração de energia 100% limpa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com