TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES

Por:   •  29/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 6

ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES

Amanda Thayla Vieira dos Santos

  1. RESUMO

Um resistor é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, com a finalidade de limitar a passagem de corrente elétrica. Transformam energia elétrica em energia térmica (efeito joule), a partir do material empregado, que pode ser por exemplo carbono. Um resistor ideal é um componente com uma resistência elétrica que permanece constante independentemente da tensão ou corrente elétrica que circular pelo dispositivo, assim como da temperatura ambiente e de seu corpo. Os resistores têm diferentes aplicações nos circuitos decorrente da sua finalidade. O experimento realizado em laboratório visa compreender a aplicação desses resistores em determinadas situações.

  1. INTRODUÇÃO

O resistor é um componente eletrônico que possui propriedades da resistência elétrica, o mesmo tem a função de se opor à passagem da corrente elétrica. Os resistores provocam uma queda em alguma parte do circuito elétrico, no entanto a corrente elétrica não sofre nenhuma variação, apenas uma limitação. Isto é, a corrente que entra em um terminal do resistor é a mesma que sai pelo o outro terminal.

associação de resistores é muito comum em vários sistemas, quando queremos alcançar um nível de resistência em que somente um resistor não é suficiente. Qualquer associação de resistores será representada pelo Resistor Equivalente (Req), que representa a resistência total dos resistores associados. Os três tipos de associação que trabalhamos no laboratório foram, a associação em série, associação em paralelo e mista.

Associação em Série – é o tipo de associação em que os resistores são ligados um atrás do outro, de modo que sejam percorridos pela mesma corrente. Em uma associação em série, a resistência equivalente dessa associação, é igual à soma de todos os resistores. Associação em Paralelo – nesse tipo de associação os resistores são ligados um do lado do outro, de modo que todos os resistores estejam submetidos a mesma diferença de potencial. A corrente que chega à associação se divide percorrendo paralelamente cada elemento.

Tem-se por objetivo observar o comportamento da corrente contínua, verificar e calcular através de uma das fórmulas a associação de resistores em circuitos em série e paralelos. Observar os três tipos de associação de resistores que podem ser utilizados nos circuitos elétricos: série, paralelo e misto. E verificar como os resistores se comportam quando estão em associação.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS
  1. ÁREA DE ESTUDO

O experimento foi realizado no laboratório de eletricidade e magnetismo que fica localizado no Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sob condições ambientes de temperatura e pressão. A disciplina foi ministrada pelo professor Dr. Leone Francisco Amorim Curado, sobre resistência elétrica e associação de resistores.

  1. MATERIAIS

Painel para eletroeletrônica CC e CA;

Multímetro;

Resistores;

Cabos de conexão.

  1. MÉTODOS
  1. EXPERIMENTO I – Leitura dos resistores

Nesse primeiro experimento, no qual utilizou-se cinco resistores, foi realizado a leitura de cada resistor manualmente com o auxílio da tabela de cores, cada um com a sua respectiva incerteza, onde encontramos o valor teórico de cada resistor. Em seguida, realizou-se também a leitura de cada resistor utilizando o multímetro digital e cada um com sua respectiva incerteza, cujo houve a possibilidade de encontrarmos o valor experimental para cada resistor. Como pode-se observar os dados na tabela abaixo.

[pic 1]

  1. EXPERIMENTO II – Associação em série de 2 e 3 resistores.

Depois de ter feito a medição separadamente de cada resistor, posteriormente, associamos os resistores em série (figura 1 e 2) e medimos com o multímetro o valor da resistência equivalente entre os terminais A e B.

[pic 2][pic 3]

                                                    Figura 1                                                     Figura 2

Para 2 Resistores

Valor calculado

Valor medido

R1

220000

-

R2

1000

-

Req

221000

0,236 Ω

Para 3 Resistores

Valor calculado

Valor medido

R1

220000

-

R2

1000

-

R3

150000

-

Req

371000

0,386 Ω

  1. EXPERIMENTO III – Associação em paralelo de 2 e 3 resistores.

Em seguida, associamos dois e três resistores em paralelo (figura 3 e 4) e medimos com o multímetro o valor da resistência. Quando dois ou mais resistores estão ligados por dois pontos em comum no circuito, isto é, os resistores têm os mesmos terminais ligados à mesma tensão, de modo a oferecer caminhos diferentes para a corrente, temos um circuito em paralelo.

[pic 4][pic 5]

                                                   Figura 3                                                         Figura 4

Para 2 Resistores

Valor calculado

Valor medido

R1

10000

-

R2

150000

-

Req

Para 3 Resistores

Valor calculado

Valor medido

R1

10000

-

R2

150000

-

R3

220000

-

Req

  1. EXPERIMENTO IV – Associação mista de resistores.

Nesse procedimento fizemos a associação mista de resistores, que nada mais é, que a combinação das outras duas associações, a em série e paralelo. Depois de feita a associação (figura 5) medimos com o multímetro o valor da resistência equivalente.

[pic 6]

Figura 5

Para 3 Resistores

Valor calculado

Valor medido

R1

220000

-

R2

150000

-

R3

10000

-

Req

  1. ANÁLISE ESTATÍSTICA

Para o cálculo da associação em série de resistores, utiliza-se a seguinte fórmula:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (382.9 Kb)   docx (685.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com