TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem CTS no Ensino de Química

Por:   •  24/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

ABORDAGEM CTS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA AO ENSINO SUPERIOR.

GEISSLER, C. F. ¹, MASTROIANO, Y.M.², FIRME, M. V. F.3

¹ Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Bagé – RS – Brasil – geisslerfcris@hotmail.com ;

² Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Bagé – RS – Brasil – yurimastroiano@hotmai.com ;

3 Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Bagé – RS – Brasil – vonfirme@gmail.com .

RESUMO

O presente trabalho traz a proposta de uma aula com enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) aplicando a temática Energia como tema gerador. A atividade proposta para esta aula foi desenvolvida e aplicada em uma turma de Ensino Superior do Curso de Licenciatura em Química, no turno da tarde, com aproximadamente de 13 educandos durante o primeiro semestre de 2019, na Universidade Federal do Pampa na cidade de Bagé (RS) pela Componente Curricular Produção de Material Didático para o Ensino de Química. Esta intervenção teve por objetivo a introdução do conteúdo “Energia” mas com a proposta de uma situação problema, assim como promover um Debate abordando a temática central entre os educandos. O qual se pode evidenciar a importância da elaboração de novas estratégias ao ensino de Química e que venha a provocar a todo e qualquer educando, se possível, uma reflexão tanto crítica quanto cientifica diante do seu cotidiano no mundo ao qual está inserido.

Palavras-chave: CTS, Energia, Ensino de Química.

1 INTRODUÇÃO

Incialmente houve dúvida quanto à escolha da temática para o Microensino, sendo que são duas temáticas muito importantes a destacar: Biocombustíveis e Energia. Entretanto, optou-se pelo tema “Energia”, em razão de que esta temática em si é muito ampla e importante de ser trabalhada em sala de aula. O presente trabalho apresenta como objetivo introduzir o conteúdo de Energia com a proposta de uma situação problema aos educandos, assim como promover um Debate com a presente temática central pensada para esta aula.

Diante disso, com a utilização da temática energia, podem ser abordados vários conteúdos de Química vindo a serem contextualizados. Mas ao mesmo tempo, destacou-se mais devido a elaboração do mapa mental que foi desenvolvido em aula, sendo este Microensino com enfoque CTS como parte principal da avaliação do semestre.

[pic 2]

Figura 1: Esquema, temática Energia.

Fonte: Os autores.

         Ainda podemos complementar dizendo que como futuros professores, essa temática pode ser sim muito trabalhada na sala de aula nos três anos do ensino médio assim como nos anos do ensino fundamental.

2 METODOLOGIA (MATERIAL E MÉTODOS)

A aula foi desenvolvida onde foi trabalhada a temática “Energia”, o qual foi aplicada em maio/2019 na Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé-RS, na turma da Componente Curricular de Produção de Material Didático para o Ensino de Química composta por 13 educandos com a participação da docente regente da turma, tendo dois períodos o qual compreende o horário de início às 13:30 e de fechamento 15:20.

Esta aula foi expositiva e dialogada com a proposta de um debate com enfoque CTS e com a participação ativa dos educandos em sala de aula. Utilizou-se materiais como o data show, uma Folha com uma manchete de Jornal o qual abordava a situação problema proposta a turma, quadro branco, canetas e apagador.

Foram apresentados aos educandos os tipos de Bandeira Tarifária (Figura nº 2) assim como o que implica no consumo conforme descrito na conta de luz respectivamente (Figura nº 3).

[pic 3]

Figura 2: Bandeiras tarifárias e seus significados.

Fonte: http://www.light.com.br/para-residencias/Informacoes/bandeiras_tarifarias.aspx

[pic 4]

Figura 3: Bandeiras tarifárias e seus significados.

Fonte:http://www.light.com.br/pararesidencias/Informacoes/bandeiras_tarifarias.aspx

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Podemos dizer que, os resultados os quais obtivemos com esta aplicação desta atividade foram bons de modo geral. Ao decorrer das atividades, os educandos se prontificaram sem timidez em responder e contextualizar o que achavam, quanto na divisão de grupos sem a exclusão de nenhum colega onde souberam trabalhar em grupo assim como no debate com a manchete de jornal retirada da Internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (241.2 Kb)   docx (339.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com