TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGEM CTS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Por:   •  16/5/2018  •  Artigo  •  2.824 Palavras (12 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

licenciatura em matemática

Gracielle pereira Sales

Abordagem cts no ensino da matemática

[pic 3]

Vitória da Conquista/BA

2018

Gracielle pereira sales

abordagem cts no ensino da matemática

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Matemática da UNOPAR - Universidade Pitágoras Unopar, para a disciplina de Projeto de Ensino.

Prof. Marcelo Silva de Jesus

Prof. Mariany Layne de Souza

Vitória da Conquista/BA

2018


RESUMO

O foco desse projeto de ensino é abordar o conceito de Ciência, Tecnologia e Sociedade mostrando como aplicar essa ferramenta de ensino no processo de formação do educando. Para alcançar esse objetivo será mostrado um breve histórico a respeito da disciplina matemática e também do movimento CTS, além de conceituar e mostrar o que representa o último. Serão citadas quais são as dificuldades dos estudantes com o modelo de ensino tradicional e, por fim, exemplificar aplicações do CTS no ensino da matemática.

PALAVRAS-CHAVE: Ciência, Tecnologia e Sociedade. Matemática. Processo de ensino-aprendizagem.

ABSTRACT

The focus of this teaching project is to approach the concept of Science, Technology and Society showing how to apply this teaching tool on the student’s formation process. To achieve this goal will be shown a brief history about the mathematical discipline and also about the STS movement, besides conceptualizating and showing what represents the last one. Will be cited what are the student’s difficulties with the traditional teaching model and, lastly, will be exempled STS aplication on math teaching.

KEYWORDS: Science, Technology and Society. Mathematic. Teaching-learning process.

INTRODUÇÃO

Com base nas concepções sobre o ensino da matemática e sua relação com a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade - CTS, buscou-se nesse trabalho propor modelos matemáticos capazes de dinamizar o estudo da matemática em consonância com o desenvolvimento tecnológico e científico e também com o contexto social do aluno.

(...) O ensino sob o enfoque CTS agrega valor ao ensino da matemática por proporcionar uma ampla visualização da Ciência e da Tecnologia, possibilitando e promovendo discussões no contexto social, além de evidenciar os modelos matemáticos que regem a sociedade. (MIRANDA et al.)

Para tal, foram feitas pesquisas bibliográficas sobre os fatores que dificultam o processo de ensino aprendizagem dos alunos, o modo como o professor aborda os conteúdos matemáticos em sala e como o enfoque CTS na educação contribui para o processo de ensino aprendizagem.

O principal objetivo desse trabalho é propor ferramentas que podem ser utilizadas pelos docentes na aplicação de conteúdos como geometria, estatística, matemática financeira, dentre outros, de modo que o aluno possa ser capaz de associar a teoria com a pratica e possa ainda desenvolver a capacidade crítica e reflexiva, atundo como sujeito ativo nas transformações sociais.

Abordagem CTS tem como principal fundamento o desenvolvimento de uma postura crítica por parte dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem acerca do papel da Ciência e das Tecnologias no desenvolvimento da sociedade. Sob esse olhar o ensino de Matemática passa a ser um ambiente onde aos educandos é oferecida a construção do conhecimento matemático para além da aplicação de regras e fórmulas desconectadas dos contextos sociais em que vivem os próprios educandos, isto é, a Matemática passa a ser uma ferramenta de leitura, compreensão e intervenção no mundo em que esses sujeitos atuam. (SILVA, 2011)

Deste modo, a matemática não pode ser vista como matéria isolada das demais, e cabe ao professor buscar meios que favoreçam a aprendizagem do aluno e dê sentido ao saber matemático.

BREVE HISTÓRICO DA MATEMÁTICA

A matemática é uma ciência em constante transformação e a relação entre o contexto histórico dos conteúdos e sua abordagem em sala de aula dá significado aos conceitos matemáticos, de modo que o aluno possa compreender a necessidade da matemática no dia-a-dia e como utiliza-la para resolver situações-problema. Cabe ainda ressaltar que, por se tratar de uma ciência em construção, novas teorias poderão surgir à medida em que a sociedade se modifica e necessita de novas ferramentas para atender a um propósito pré-estabelecido.

De acordo com o Dicionário Etimológico (2018):

 A palavra matemática deriva da palavra grega "matemathike". "máthema" = compreensão, explicação, ciência, conhecimento, aprendizagem; "thike" = arte. Portanto, a matemática é a arte ou técnica de explicar, de conhecer, de entender os números e as formas geométricas.

O processo de contagem foi desenvolvido antes mesmo da escrita, quando ainda não havia civilização. Surgiu a necessidade de o homem primitivo contar seus objetos, alimentos, animais dentre outros e agrupa-los a fim de identifica-los como sua propriedade e para isso se utilizavam de instrumentos representativos como pedra, pedaços de ossos e de madeira e outros mais para representar seus bens. A partir daí começou a surgir as primeiras noções de conjuntos que posteriormente deu origem a simbologia dos números e todo o arcabouço matemático que se tem nos dias atuais.

É notória a importância da matemática para o progresso técnico, cientifico e social do homem perante os desafios enfrentados ao logo do processo de desenvolvimento da sociedade e esta não pode ser estudada fora do seu contexto histórico pois o que se tem hoje é reflexo de toda uma trajetória de descobertas e pesquisas científicas e que dão margem a novos saberes e novos modelos matemáticos.

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE – CONCEITO E HISTÓRIA

O movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade, ou apenas CTS, teve seu início entre as décadas de 1960 e 1970 impulsionado pelo aumento de problemas de ordem ambiental e pela vinculação que se tinha na época da ciência e do desenvolvimento científico com a guerra, como pode ser exemplificado pela criação das bombas atômicas ou pela guerra do Vietnã. (SILVA, 2011)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (214 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com