TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de águas superficiais

Por:   •  7/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO AULA PRÁTICA

ANÁLISES DE ÁGUAS SUPERFICIAIS

Professor: João Carlos Perbone

 Alunos (as): Fábio Alves Leão

Hellen

Larissa

Vinicius

Disciplina: Química Ambiental e Análises Instrumentais

Rio Verde/GO

03/2016


INTRODUÇÃO

         Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de Rio Verde GO, O Ribeirão Abóbora abastece aproximadamente 70% da população rio-verdense e também é utilizado em indústrias do município e em propriedades rurais para uso doméstico e para saciar a sede dos animais. Ele é composto por diversas nascentes até o local de captação. De maneira geral, essas nascentes têm sido degradadas, apresentando vegetação escassa e diversos processos erosivos. O Ribeirão é formado por mais de 60 afluentes.

        A preocupação com a qualidade da água consumida pelos rio-verdenses tem sido frequentemente questionada pela população. Segundo notícias publicadas pelo site de notícias “Rio Verde Agora”, acidentes que já aconteceram e a possibilidade real que outros possam acontecer, em decorrência das grandes indústrias que estão instaladas próximas à captação, torna a preocupação contínua. Será que a água que está sendo consumida é realmente de boa qualidade? São mais de 1200 m³ de água, captados por hora somente do Córrego Abóbora, unidade responsável por abastecer 70% da população de Rio Verde. Os problemas de contaminação do manancial começaram em 2005, quando a Agroindústria BR Foods (antiga Perdigão) foi notificada pelo Ministério Público por um vazamento de dejetos que alcançou o Córrego. Como medida de segurança a Agroindústria construiu uma lagoa de contenção desses dejetos. Mas em 2007 após uma pane no sistema de bombeamento, dejetos encheram o tanque de contenção e chegaram ao manancial. Na época a água contaminada foi distribuída para mais de 90% da população. Outro acidente aconteceu no mesmo ano. Parte do óleo da caldeira usado na empresa Orsa Celulose para a fabricação de papel foi parar nas águas do ribeirão. E, no ano passado, aproximadamente 7 mil litros de óleo vegetal da empresa Cargil Agrícola foram derramados no Córrego Abóbora.

        Diante deste cenário de incertezas faz-se necessário o monitoramento constante da qualidade da água que abastece uma população. E para isso temos equipamentos com alta tecnologia para as análises e que geram resultados confiáveis, dentro dos padrões aceitos pela legislação.

        

OBJETIVOS

        Analisar uma amostra de água coletada no córrego das abóboras quanto aos padrões de qualidade aceito pelas normas regulamentadoras.

        

MATERIAIS

PROCEDIMENTO EXPERIENTAL

RESULTADOS E DISCUSSÕES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com