TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise e discussões

Por:   •  4/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

Resultados e discussões

Em um primeiro instante, observou-se que a adição de HNO3 6M à solução do subgrupo do cobre deixou a solução com um pH de 0,5,  tal fato foi constatado a partir do uso de medidor de pH universal. Em seguida, adicionou-se 1ml de tioacetamida 1M, agitou-se a mistura centrifugou-a por aproximadamente dois minutos. Ao retirar o tubo de centrífuga notou-se a presença de um precipitado brando de Bi(OH)3, identificando o precipitado Bi3+ em forma de hidróxido. Decantou-se e observou-se um sobrenadante com coloração azulada, sinalizando a presença de Cu2+ na solução analisada.

Adicionou-se mais 0,5 ml de tioacetamida, notou-se a presença de um precipidado na coloração preta confirmando a presença de cobre. Adicionou-se gotas de NH3 concentrada no sobrenadante e observou-se a formação de um precipitado na cor branca e sobrenadante na coloração azul, desprezou-se o sobrenadante, adicionou-se gotas de tioacetamida 1M e notou-se a tonalidade do precipitado na coloração marrom confirmando a presença de Bismuto. Notou-se a coloração azul no sobrenadante removido no item 7 confirmando a presença de cobre.

Dividiu-se em dois  tubos de ensaio, o de maior volume adicionou-se solução de KCN  1M descorou-se a  solução, em seguida ao adicioar 10 gotas de tioacetamida 1M formou-se um precipitado na coloração amarelada confirmou-se a presença de Cádmio.

Conclusão

A prática para a identificação e separação do subgrupo do Cobre foi positiva, uma vez que houve a identificação dos cátions. E com os experimentos realizados, foi observado como a solubilidade determinada espécie varia com relação ao solvente utilizado, e a ocorrência ou não de precipitados foi correspondente, para cada grupo testado, com os resultados encontrados na apostila de laboratório de química qualitativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com