TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Avaliações alternativas - Suas vantagens e desvantagens

Por:   •  23/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  886 Palavras (4 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

FACULDADE DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

PRÁTICA PEDAGÓGICA EM QUÍMICA VII

PROFESSORA: ANA PAULA

ALUNO: MATHEUS LEÃO MOTA – 201310840015

AVALIAÇÕES ALTERNATIVAS: SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS

BELÉM, 2016.

ALUNO: MATHEUS LEÃO MOTA – 201310840015

AVALIAÇÕES ALTERNATIVAS: SUAS VANTAGENS E DESVANTAGENS[pic 2]

BELÉM, 2016.

Introdução:

        No ensino de química, são diversas as formas que o professor pode avaliar seus alunos. O MEC recomenda através dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), métodos avaliativos que fogem do tradicional com somente provas objetivas, subjetivas ou de verdadeiro-falso. Neste trabalho, cito alguns métodos alternativos de avaliação.

Produção Textual:

        Além de ser interdisciplinar, a produção textual auxilia na formação do educando, de forma que ele se habitue melhor à pesquisa de referências, leitura e escrita. É um recurso que possui muitas vantagens tanto para o aluno quanto para o professor, pois o aluno investiga, pesquisa e tem liberdade para escrever o quanto aprendeu na disciplina. Para o professor, é vantajoso, pois o mesmo também analisa o que o aluno aprendeu, se aprendeu de forma errônea ou não para que possa corrigir os erros através de novas propostas de aulas.

        Mesmo tendo tantas vantagens, não é uma alternativa perfeita, pois se for usado como avaliação termina, ou seja, ao final do curso, o professor deve ter muito cuidado ao atribuir os conceitos ou notas para os alunos. Pois não é uma redação onde se avalia a estrutura do texto e a ortografia e sim muito mais que isso. O professor deve ter cuidado em como dará suas notas de utilizar como avaliação final.

        QUESTÃO: Elabore um texto a respeito do tema: Aquecimento Global – Causa natural ou artificial?

Seminário:

        Uma alternativa excelente para a avaliação da aprendizagem é o seminário. Suas vantagens são muitas: Desperta o senso investigativo do aluno; estimula o aluno a falar em público; possibilita ao aluno trabalhar em grupo.

        As desvantagens são poucas quando comparadas à produção textual, aqui o professor tem mais autonomia em atribuir conceitos, pois o mesmo reconhece se o trabalho foi bem elaborado e apresentado, mas como avaliar o grupo como um todo? Cabe ao professor estratégias de conceitos e notas ao seminário.

        QUESTÃO: Produza um seminário sobre os fatores que influenciam a velocidade de uma reação química

Mapa Conceitual:

        A produção de mapas conceituais é uma ferramenta bastante eficaz no processo de ensino-aprendizagem, principalmente para o aluno organizar suas ideias através de relações entre os conceitos apresentados nas aulas. A produção de mapas conceiturais como forma de avaliação possui diversas vantagens, como: enfatizar a estrutura conceitual de uma disciplina e o papel dos sistemas conceituais em seu desenvolvimento; mostrar que os conceitos de uma certa disciplina diferem quanto ao grau de inclusividade e generalidade e apresentar esses conceitos em uma ordem hierárquica de inclusividade que facilite sua aprendizagem e retenção; proporcionar uma visão integrada do assunto e uma espécie de "listagem conceitual"daquilo que foi abordado nos materiais instrucionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com