TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ligações químicas são interações entre dois ou mais átomos

Por:   •  8/1/2018  •  Resenha  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 3

LIGAÇÃO QUÍMICA: As ligações químicas são interações entre dois ou mais átomos        

Segundo Bohr os elétrons giram em órbitas específicas e de níveis energéticos bem definidos e, sempre que um elétron muda de órbita, um pacote de energia seria emitido ou absorvido.

No núcleo do átomo estão os prótons e os nêutrons, e girando em torno deste núcleo estão os elétrons. Um próton em presença de outro próton se repele, o mesmo ocorre com os elétrons, mas entre um próton e um elétron existe uma força de atração, como no exemplo do âmbar e da palha. Desta maneira, atribuímos ao próton e ao elétron uma propriedade física denominada carga elétrica.

Os prótons são partículas que, junto aos nêutrons, compõem o núcleo atômico. Dotados de carga positiva de mesmo valor absoluto que a carga dos elétrons, assim, um próton e um elétron tendem a se atrair eletricamente.

Nesta seção refletimos um pouco sobre o que é ligação química no sentido mais amplo da palavra. De um modo geral uma molécula deve ser definida como sendo um ente capaz de ser caracterizado por métodos experimentais tais como espectroscopia, difração de raio-X, análise química via úmida ou seca tradicional. Toda interação entre dois átomos, agregados de átomos ou moléculas que leva a um estado de equilíbrio, e conseqüentemente estável em relação ao tempo relativamente longo também deve ser considerada como uma ligação química. Em outras palavras, ligação química leva sempre a um abaixamento da energia do sistema, estabilizandoo4 . Esta interação pode ser mais fraca ou mais forte dependendo das forças envolvidas.

Algumas substancias, fornecem energia mediante a quebra e a formação de ligações químicas.

Lembremos, inicialmente, que o potencial de ionização é a energia requerida para retirar um elétron do átomo (PI) e a afinidade eletrônica é a energia liberada quando um átomo recebe um elétron. Espera-se, assim, que os dois íons formados interajam devido às forças de atração de cargas formando uma ligação química.

Ligação iônica: ganha ou perda de elétrons

 ligação entre metais(CÁTIONS 1A 2A 3A)  e ametais (ANION 5A 6A 7A)

metais: preferem perder(doar) elétrons p ficar com os elétrons da ultima camada. Da carga negativa, fica positiva. Atração entre positivo e negativo.

Ametais: ganha ou recebe os elétrons e vira o anion.

Ex: cálcio 2A numero atômico 20, 20 eletrons, ultima camada tem 2 eletrons. Cloro 7a numero atômico 17, camada de valencia 7 eletrons. CACL2.

Compostos iônicos são sólidos na temperatura ambiente, de interação eletrostática, por isso alto ponto de fusão e ebulição.

Normalmente reação química entre metais alcalinos (Li, Na, K) e halogê- nios (F, Cl) leva a formação de sais que, se dissolvidos em solução aquosa, conduzem eletricidade.

Logo, a energia de rede é a soma da interação de um íon com todos os outros

Ligação covalente: compartilhamento de elétrons, todos querem ganhar.

Não há formação de cargas mas sim formação de moléculas, moléculas são neutras, todos os elétrons vão anular os prótons de cada um. Somatória das cargas dentro da moléculas é zero pq estão compartilhando. FORÇA ATRATIVA(libera) E REPULSIVA

Moléculas se organizam em torno das nuvens eletrônicas e ai acontece as interações entre elas.

Ligação entre ametais e ametais + hidrogênio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com