TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Relacionados com Características da Água para o Consumo Humano

Por:   •  13/8/2016  •  Monografia  •  4.656 Palavras (19 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 19

Declaração de Honra

Lina Dinís Cossa, estudante e finalista do curso de Química, especialidade de Química Analítica, no Instituto Industrial de Maputo, declaro por minha honra que o presente trabalho (relatório de estágio) é da minha autoria e não foi apresentado anteriormente em qualquer outra instituição e asseguro que caso seja apresentado trabalho igual tratar-se-á de eventual coincidência (o que é pouco provável), e que a informação foi obtida através de consulta bibliográfica e de conhecimentos obtidos durante a formação.

Maputo,Junho de 2015

__________________________________

(Lina Dinís Cossa)

Dedicatória

Dedico este trabalho á minha mãe que sempre apoiou-me em todos os sentidos para que se efectivasse este curso. Aos meus irmãos que mora, espiritual e financeiramente me induziram e incentivaram e a todos que directa ou indirectamente criaram meios para todo sonho se tornasse em realidade.

ÍNDICE

Resumo        

I.INTRODUÇÃO        

1.1 Objectivos        

1.1.1 Objectivos gerais:        

1.1.2 Objectivos específicos        

1.2 Metodologia de trabalho        

II. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        

2. Importância da água        

2.1.1Água como solvente        

2.1.1.1 Águas doces        

2.1.2 Importância do estudo da água        

2.1.3 Sabor e odor        

2.1.4 Poluição da água        

2.1.4.1 Tipos de poluição        

2.1.5 Normas de qualidade de água        

III.  MATERIAIS E MÉTODOS        

3. Amostragem        

3.1.Colheitas de amostras para análise química        

3.1.1. Resumo do processo        

3.1.2 Utensílios        

3.1.3 Procedimento        

3.1.4 Constituição das amostras        

3.1.5 Identificação das amostras        

3.3.5  Análise para o controlo de qualidade de água        

3.3.6 Determinação da condutividade        

3.3.7. Determinação da turvação        

3.3.9. Determinação da dureza total (método titrimétrico com E.D.T.A)        

4. Determinação de matéria orgânica oxidabilidade (Método de Kubel)        

4.1. Doseamento do cloro (Método Iodométrico)        

IV. Resultados e discussão        

Discussão        

VI. Conclusão        

VI. Recomendações        

VII. Bibliografia        

[pic 1]

Resumo

O presente trabalho aborda aspectos relacionados com características da água para o consumo humano, parâmetros da sua caracterização e as técnicas de tratamento da água. Os resultados dos parâmetros analisados apresentam variação significativa ao longo do período avaliado, em função do aumento da temperatura, pH, côr e turvação provocada pela deterioração das plantas para além da contaminação por poluentes arrastados pelas chuvas. Foram realizados ensaios e cálculos para o doseamento de químicos e da avaliação físico-químico, em função do horário da colecta da água bruta captada no rio Umbeluzi, que abastece a ETA (Estação de Tratamento da Água), que tem como objectivo avaliar a qualidade da água do centro de formação profissional de água e saneamento.

As Águas do centro de formação profissional de água e saneamento realiza análises da água do rio, de modo a garantir a sua potabilidade. Neste trabalho, serão feitas análises das águas de abastecimento de centro de formação profissional de água e saneamento, captadas no rio Umbeluzi. No presente trabalho far-se-á as análises laboratoriais das águas do Umbeluzi. Os valores foram obtidos das análises dos seguintes parâmetros: pH, alcanidade, dureza total, teor de cloro, matéria orgânica, temperatura, sabor, odor, turvação, condutividade eléctrica, regidas pelas normas de legislação Moçambicana sobre o regulamento da qualidade da água para o consumo humano.

I.INTRODUÇÃO

A água ocupa aproximadamente 75% da superfície da Terra e é o constituinte inorgânico mais abundante na matéria viva, integrando aproximadamente 2/3 do corpo humano e atingindo até 98% em certos animais aquáticos, legumes, frutas e verduras. É tido como dissolvente universal por dissolver a maioria das substâncias, e, por vezes, modificando-as nas suas funções. Diversas características das águas naturais advêm dessa capacidade de dissolução que ela detêm Como consequência, a água do rio ou lago sempre inclui a bacia hidrográfica que, por sua vez determina muitas das suas características.

Aliada a capacidade de dissolução, a água actua como meio de transporte – em escoamento superficial e subterrâneo – permitindo que as características de um mesmo curso de água se alterem temporal e espacialmente. Igualmente as características das águas naturais influenciam o metabolismo dos organismos aquáticos conferindo-lhes estreita interacção entre estes seres vivos e o meio ambiente base fundamental da essência da ciência denominada Ecologia. Por isso a determinação dos parâmetros físicos, químicos e microbiológicos é de extrema importância, pois permite concluir se a água pode ser consumida ou se é necessário um tratamento antes do seu consumo ou até mesmo se for de um furo e avaliar se deve ser interrompido devido ao elevado índice de contaminação, se for o caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (282.2 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com