TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade II Introdução a Ciencias

Por:   •  13/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 4

        

ATIVIDADE II

Respostas:

1) Argumento econômico: o autor examina este argumento sob a ótica da tecnologia, necessária para a produção da riqueza industrial, tornando-se necessário o fornecimento contínuo de especialistas em ciências. São estes especialistas que mantêm e desenvolvem a infraestrutura tecnológica.

Argumento da utilidade: relacionado com a aplicabilidade na vida cotidiana. O conhecimento em ciência facilita a utilização de utensílios que tornam a vida mais prática e mais confortável em um cenário em constantes melhorias tecnológicas.

Argumento democrático: este argumento o autor examina não pela compreensão ciência para decisões em sociedade, mas sim pela necessidade de construir conhecimentos fundamentais que servirão de base o desenvolvimento do conhecimento mais aprofundado e particular, se este for necessário.

Argumento cultural: faz referência ao processo de aquisição cultural ocasionado principalmente pela ciência, mas não tão somente no intuito de compreendê-la e apreciá-la, mas também de torna-la importante na ilustração de métodos da investigação científica.

Argumento social: tem relação com o argumento cultural. Manter os elos entre ciência e cultura geral é fundamental para a coesão social.

2) O autor divide o público de jovens dos 5 aos 16 anos, a quem se destina o currículo de Ciências, em dois grupos:

- uma minoria: que têm o ensino de ciências como um primeiro estágio, seguindo talvez carreiras que os tornem possíveis cientistas. Necessitam que o programa forneça uma base satisfatória para o aprendizado posterior;

- uma maioria: os que não vão estudar ciências posteriormente, entendendo ciências como uma parte de sua educação geral, que os prepara para a vida social técnica, moderna e industrializada.

3) O autor sugere a necessidade de um modelo de progressão capaz de guiar a escolha de exemplos a ser usada. Durante este tempo os estudantes devem estudar exemplos de trabalhos científicos com certa profundidade, que deverão progressivamente ilustrar os caminhos científicos. É necessário que haja clareza nas metas a serem postas para o desenvolvimento do conhecimento científico como em empreendimento social. O autor considera que houve falhas na tentativa de tornar o currículo de ciências motivador e acessível para a maioria. Para ele os estudantes devem ter alguma ideia sobre estudos extensivos, ao menos um ao longo de cada ano escolar, trabalhando questões práticas para tomar e defender decisões.

4) O autor sugere que deva haver dois objetivos no currículo de ciências para a faixa de 5 a 16 anos a respeito do método científico:

- auxiliar na capacitação dos estudantes, visando torna-los mais capazes nas suas interações com o mundo material, enfatizando um conhecimento mais tecnológico e útil do ponto de vista prático;

- promover o desenvolvimento gradual da compreensão de um número pequeno dos chamados “modelos mentais” sobre o comportamento do mundo natural.

5) Segundo o autor a função dos modelos é fornecer meios para que a ciência proponha explicações para os fenômenos naturais, seja através de uma estória ou de um modelo mental, dando significado ao pensamento sobre como as coisas acontecem ou mudam em novas situações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (57.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com