TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Complexo

Por:   •  1/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

OBJETIVO

Identificar compostos de coordenação e as relações de afinidades dos íons metálicos em solução aquosa na presença de amônia.

PARTE EXPERIMENTAL

MATERIAIS E REAGENTES

2 Béquer de 50 mL Cloreto de Cobalto

8 Tubos de ensaio Sulfato de Cobre

1 Bastão de vidro Hidróxido de Amônia

1 Balança

Pipeta de Pasteur

1 Proveta de 25 mL

PROCEDIMENTO

Primeiramente, pesamos aproximadamente 0,5g de sulfato de cobre, e 0,5g de cloreto de cobalto, posteriormente ambos foram diluído em 25mL de água, cada um em béquer (50mL).

Em seguida, transferimos aproximadamente 5 mL da solução para 4 tubos de ensaio de cada. Em ambas as soluções foram adicionado hidróxido de amônio, da seguinte forma: o 1º uma gota, 2º quatro gotas, 3º oito gotas, e o 4º em excesso.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Solução: CuSO4(aq) + 5H2O

CuSO4 + NH4OH CuOH + SO4NH4

[Co(NH3)6]Cl3 - Cloreto de Hexamincobalto(III)

Nos primeiros quatros tubos de ensaio foi adicionado 5 mL da solução sulfato de cobre e ao adicionar uma gota no primeiro tubo observou que obteve um precipitado azul e o sobrenadante um azul claro límpido. No segundo tubo ao adicionar quatro gotas de sulfato de cobre obteve um precipitado esverdeado e um sobrenadante esverdeado límpido. No terceiro tubo ao adicionar oito gotas de sulfato de cobre obteve um precipitado branco e um sobrenadante azul turquesa límpido, e por ultimo no quarto tubo ao adicionar e excesso o sulfato de cobre obteve um precipitado azul claro e um sobrenadante azul escuro. Pode se observar também que não houve nenhum odor e teve liberação do gás Cu2+.

Solução: CoCl2 + 6H2O

CoCl2(aq) + NH4OH CoOH + Cl2NH4

[Cu(H2O)2(NH3)4]2+ - Sulfato de tetramin-cobre II monohidratado

Nos outros quatros tubos de ensaio foi adicionado 5 mL da solução de cloreto de cobalto e ao adicionar uma gota no primeiro tubo observou que obteve um precipitado verde e o sobrenadante rósea claro límpido, no segundo tubo ao adicionar quatro gotas de cloreto de cobalto obteve um precipitado verde e um pequeno volume de sobrenadante verde, no terceiro tubo ao adicionar oito gotas de cloreto de cobalto observou um precipitado verde escuro e um pequeno volume de sobrenadante verde, e no quarto e último tubo ao adicionar em excesso o cloreto de cobalto obteve um precipitado verde escuro e o sobrenadante caramelo límpido. Como no primeiro experimento não houve nenhum odor e teve liberação do gás Co2+.

A primeira explicação formulada para as ligações existentes nos compostos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com