TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Complexos Introdução

Por:   •  26/4/2016  •  Resenha  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

Werner começou estudo formal dos complexos, no final do século 19. Estruturas parecidas com diferença de cor. Mudava a cor variando a quantidade de amônia. Único jeito de explicar era com complexos.

Cloretos era contra íons, complexo em água se dissociam, pois não nem tem ligação covalente.

No segundo caso, tem uma amina a menos, assim um cloreto faz ligação covalente com cobalto e resulta num estado de oxidação menor e apenas dois cloretos de contra íon.

No ultimo caso há uma segunda substituição, resultando num só cloreto como contra íon, e dois cloretos ligados ao cobalto com carga 1+. Esse complexo podia ter duas cores diferentes, pois tem isomeria cis e trans (tem duas estruturas eletrônicas diferentes). Werner provou que era octaédrica, porque o terceiro complexo tem só dois isômeros. A única estrutura com dois isômeros é a octaédrica.  Ou facial ou meridional.

Ferromagnético:

Domínios de Spin emparelhados

Ferromagnético é um imã – tem todos os domínios emparelhados a temperatura ambiente.

Aplicando um campo magnético bloco de cobalto, ele vai polariza e travar naquela direção. Alinha os domínios naquela direção, se tirar o campo e continua alinhado, e se torna um imã.

Temperatura Cury- temperatura acima da qual ele deixa de ser ferromagnético, ou seja, os spins se desalinham.

Composto ferro magnético tem temperatura de Cury acima de 300k, ou seja, 25 graus Celsius.

A temperatura ambiente só dois metais ferromagnético cobalto níquel.

Cor:

Cor do estado sólido de todo metal é prateado, pois tem alta taxa de reflexão, ele absorve o vermelho e reflete mais o azul.

Maleabilidade:

Apresenta uma certa maleabilidade comparado a outro metais. A maleabilidade é uma propriedade que junto a ductilidade apresentam os corpos ao serem moldados por deformação.

Dúctil:

É um metal considerado um tanto dúctil. A ductilidade é a propriedade que representa o grau de deformação que um material suporta até o momento de sua fratura.

Sólido em CATP

Formas alotrópicas:

O cobalto metálico é normalmente constituído de duas formas alotrópicas (mesmo elemento químico com átomos organizados de maneiras diferentes), com estruturas cristalinas diferentes: hexagonal e cúbica centrada nas faces, sendo a temperatura de transição entre ambas de 772 K. Hexagonal de face centrada, hexagonal pelo formato de corpo centrado por que tem átomo no meio das faces, mais estável a situação ambiente.

Isótopos:

Na natureza só é possível achar o isótopo é 59-Co, mas sinteticamente através de bombardeia com nêutrons obtêm outros isótopos. Existem 22 isótopos sendo os mais estáveis Co-60, o Co-57 e o Co-56 com meias-vidas de 5,2714 anos, 271,79 dias e 70,86 dias, respectivamente. Os demais isótopos radioativos apresentam meias vidas inferiores há 18 horas.

 Neutros que ligam no núcleo, aumentando a massa.

Condutividade térmica e elétrica:

Bom condutor de eletricidade e calor comparado a outros metais. Tem haver com arranjo cristalino, band gap.

Distribuição eletrônica:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Electron_shell_027_Cobalt.svg

1s²        2s²        2p6        3s²        3p6        3d7        4s²                                                      

Estados de oxidação:

Apresenta estado de oxidação baixo. Os compostos nos quais o cobalto possui um estado de oxidação de +4 são pouco comuns. O estado de oxidação +2 é muito frequente, assim como o +3. Também existem complexos importantes com o cobalto apresentando estado de oxidação +1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com