TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXPERIMENTO – Produção de acetanilida

Por:   •  18/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

EXPERIMENTO  –  Produção de acetanilida

INTRODUÇÃO

          É um produto orgânico, uma amida, sólida à temperatura ambiente, de cor branca, praticamente inodora; solúvel em água (quente) e na maioria dos solventes orgânicos.  Está no grupo dos primeiros analgésicos a serem introduzidos , em 1884, com o nome de febrina, a fim de substituir os derivados da morfina. No entanto, seu uso deve ser controlado, uma vez que essa substância é tóxica e pode causar sérios problemas no sistema fisiológico.

OBJETIVOS

Produzir e observar a cristalização e purificação da Acetanilida.

PARTE EXPERIMENTAL

Materiais e Reagentes

         Os seguintes materiais, disponíveis no laboratório de ensino de Química, foram utilizados neste experimento:

- Béquer;

- Bastão de vidro;

- Espátula;

- Pipeta graduada

- Pêra

- Suporte para funil

- Funil

- Papel filtro

- Proveta

- Placa de petri

        As seguintes substâncias, disponíveis no laboratório de ensino de Química, foram utilizadas neste experimento.

- Acetato de sódio anidro

- Ácido acético glacial

- Anilina.

- Anidrido acético

- Água

Procedimento

Pesou-se em um bécher 2,1g de acetato de sódio, em capela adicionou-se 8mL de ácido acético, em seguida acrescentou-se 7,5mL de anilina e 8,5mL de anidrido acético.
Após deixou-se o bechér por uns 10 minutos na capela em repouso, e em seguida adicionou-se 125mL de água a mistura, com agitação. Pesou-se o papel de filtro e filtrou-se a mistura em um funil com o papel de filtro, e deixou-se em repouso por uma semana.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Durante o experimento, foram constatadas várias alterações na temperatura e na cor da solução, à medida que se adicionava cada reagente. Por exemplo, quando adicionamos anidrido acético, a solução esquentou, devido à ocorrência de uma reação exotérmica. Em outro momento, ao reagir com a água, a solução, que antes apresentava uma coloração caramelo homogêneo, adquiriu um aspecto esbranquiçado heterogêneo. Ao ser resfriada, essa heterogeneidade se acentua, com a formação de dois precipitados: a acetanilida, o produto esperado, e o ácido acético, como subproduto desta síntese.
Após uma semana pesou-se o papel de filtro com a acetanilida cristalizada e anotou-se o peso de 10,555g, descontanco o peso do papel de 1,422g obteve, 9,133g de cristalização de acetanilida.

CONCLUSÃO

        Conclui-se que os reagentes de ácido acético glacial, anidrido acético e a anilina reagem rápido entre si. A reação é exotérmica, devido à subida da temperatura, que facilita a reação. A acetanilida sintetizada é solúvel em água quente, mas pouco solúvel em água fria. Observa-se que a experiência foi proveitosa, pois realizamos as etapas determinadas na aula da síntese da acetanilida.

REFERÊNCIAS

BARBOSA, A. L. Dicionário de Química. AB Editora: Goiânia, 1999. p.81.

http://www.cempeqc.iq.unesp.br/Jose_Eduardo/Recristalizacao_da_%20Acetanilida.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (77.4 Kb)   docx (60 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com