TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido de Ensino

Por:   •  29/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

INSTITUTO DE QUÍMICA

QUI 1018 – Projetos escolares e o Ensino de Química/ Semestre 2021-1

Docente: Patrícia Moreira

Grupo: Karine Fonseca Soares de Oliveira

ESTUDO DIRIGIDO

Baseado na leitura dos artigos distribuídos em sala para leitura em grupo responda:

1 – Defina após uma breve leitura o ensino formal, informal e não formal;

O ensino formal é aquele desenvolvido de forma estruturada, dentro das instituições de educação como universidades e escolas. O ensino informal ocorre de forma espontânea, ou seja, o que aprendemos no cotidiano, através das vivencias diárias. Por fim, o ensino não formal é aquele que ocorre em instituições organizadas, mas fora do âmbito escolar, como museus, cinemas, teatros, feiras, com o proposito de ensinar um publico mais heterogêneo.

2 – Qual (is) as características dos espaços não formais?

Eles possibilitam a diversificação da metodologia do ensino, o que pode favorecer a aprendizagem por parte das crianças, considerando sua heterogeneidade etária, cultural e formativa. Pelo que entendi dos textos a principal característica dos espaços não formais é a heterogeneidade de público, caracterizados por serem ambientes como espaços onde se pode encontrar conhecimentos populares aproveitáveis em práticas escolares. Assim, pode ser considerado como espaços não-formais todos aqueles situados fora dos limites geográficos da escola, tais como uma praça, uma avenida, uma quadra comercial e/ou residencial, centros comerciais, uma indústria, centros de pesquisa, reservas naturais, museus, centros de ciências, feiras, parques, entre outros ambientes urbanos, rurais e naturais.

3 – Nessa leitura flutuante, você percebe o ensino não formal como estático e passivo ou dinâmico e ativo? Justifique.

A educação não-formal dinâmico e ativo, é uma atividade aberta que ainda está em construção, portanto, não tem uma identidade pronta e acabada. É uma área bastante diversa, e esse aspecto é muito interessante, pois permite, além de contribuições de várias áreas, a composição de diferentes contextos culturais, tendo a diversidade como uma de suas características.

4 – Como ocorre na sua opinião o planejamento/ objetivos/ Avaliação de aprendizagem em uma aula não formal?

É essencial que a aula não-formal não ocorra sem um bom planejamento prévio, devendo ser estruturada para alcançar seus objetivos. Então, o professor deve preparar a aula com um objetivo claro, o que ele quer que o aluno aprenda naquela visita e/ou passeio. Estruturando assim a forma de abordagem ao tem. Por fim, para a avaliação do aluno seja necessária uma roda de conversa para debater os assuntos abordados durante a aula nào formal, assim, tanto o professor quanto o aluno serão capazes de avaliar o conteúdo aprendido. Nessas aulas, a questão metodológica, a abordagem dos temas e conteúdos científicos apresentados por meio de diferentes recursos, e as estratégias e dinâmicas, podem contribuir para o aprendizado.

5 – Qual (is) as vantagens e desvantagens do ENF.

A realização de práticas fora do ambiente escolar caracteriza muitas das vezes um aprendizado com um maior senso crítico por parte dos alunos, pois esses ambientes tem a capacidade de estimular a construção da cultura científica. No entanto, essas práticas auxiliam os alunos na construção de conhecimentos, habilidades e valores necessários às tomadas de decisões responsáveis sobre questões de ciência e tecnologia e atuar na solução de tais questões que são muito importantes na formação do educando. A desvantagem pode ser que os espaços de ensino não formal podem gerar certa confusão na compreensão de sua definição e na identificação dos seus respectivos objetivos e das estratégias e técnicas de ensino e de aprendizagem empregadas

6 – Tente definir a relação entre Divulgação Científica e o ENF.

A educação não formal também é uma forma de divulgação cientifica, pois tanto os museus de história natural como os museus/centros de ciência e tecnologia partilham formas de organizar as respectivas atividades que se baseiam em princípios pedagógicos consistentes com os princípios pedagógicos que regem muitas das atividades da escola. Os interesses dos alunos nas histórias em espaços não formais é uma forma de divulgar ciência. Além do mais, esses centros são fontes de formaçao de crianças cientistas capazes de criarem seus próprios pensamentos, ao contrário dos ambientes criados pela escola, que, afastam-se dos interesses da criança por serem limitativos, artificiais e descontextualizados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com