TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV OLHO D’ÁGUA DAS FLORES- AL

Por:   •  30/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

 CENTRO DE EDUCAÇÃO – CEDU

CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.

ALEANDRA GOMES DE MELO

ELIANE DOS ANJOS

JAKELINE VIEIRA DA SILVA

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV

OLHO D’ÁGUA DAS FLORES- AL

2014

ALEANDRA GOMES DE MELO

ELIANE DOS ANJOS

JAKELINE VIEIRA DA SILVA

PROJETO DE INTERVENÇÃO

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota, da disciplina, Estágio Supervisionado IV, do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas.

                 Orientadora Prof.ª Maria Betânia Gomes da S. Brito

Tutor: Márcio

OLHO D’ÁGUA DAS FLORES- AL

2014

PROJETO DE INTERVENÇÃO

I - IDENTIFICAÇÃO

Escola campo de Estágio: Escola Municipal de Ensino Fundamental Genivaldo Novais Agra.

Localização: Avenida Adão Vieira, nº 371 no município de Carneiros, Estado de Alagoas.

Rede de Ensino: Municipal

Professora de Estágio: ( da UFAL) Maria Betânia Gomes da Silva Brito

Tutor/a: Márcio Rubens

Alunos/as estagiários/as: Eliane dos Anjos, Jakeline Vieira da Silva, Aleandra Gomes de Melo.

II – DADOS SOBRE O PROJETO

Tema gerador: A magia da Leitura: Letras, versos e poesias

Problemática: Trabalhar práticas de uma forma dinâmica poderá despertar nos alunos o gosto pela leitura.

Público-alvo: turma/ano: 1º Ano

III- JUSTIFICATIVA DO PROJETO 

Durante as visitas realizadas na instituição campo de estágio detectamos que há muita dificuldade dos alunos quanto a aquisição da leitura, o que dificulta no desenvolvimento das atividades trabalhadas em sala de aula e, consequentemente, no processo de ensino aprendizagem.  

A definição do tema “A magia da Leitura: Letras, versos e poesias” surgiu da necessidade apresentada pelos estudantes do 1.º ano do Ensino Fundamental, a partir da observação que fizemos na referida sala de aula, onde  momento em que percebemos as dificuldades dos alunos/as quanto à leitura.

Através da leitura o aluno consegue se transportar para o mundo da imaginação, explorá-lo, desenvolver sentimentos e emoções, vivenciando experiências que propiciem e solidifiquem conhecimentos significativos ao seu processo de aprendizagem.

Um projeto voltado para a leitura visa grandes benefícios no ensino-aprendizagem, visto que os estudantes estarão mais aptos a desenvolverem novas aprendizagens, como pesquisar, interpretar, compreender a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar e posicionar-se; já que a leitura é condição indispensável para uma melhor compreensão do mundo.

A questão colocada a partir da intervenção que será realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Genivaldo Novais Agra, nos fornece a ideia de intervir e atuar mais diretamente para o desenvolvimento da leitura a partir de práticas pedagógicas motivadoras e capazes de despertar uma fluente habilidade de leitura.

IV – OBJETIVOS 

        

Objetivo Geral

  • Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial criativo do aluno.

Objetivos Específicos

  • Estimular a prática diária pela leitura.
  • Relacionar textos e ilustração, manifestando sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferência e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
  • Vivenciar situações de leitura compartilhada e uso do cantinho de leitura da classe.
  • Aproximar-se do universo dos livros, manuseando-os e reparando as imagens.
  • Despertar o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que envolvem leitura de história.

V – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 

Para compreendermos melhor o fenômeno da leitura com crianças em fase alfabetização e letramento é que nos propomos a discutir no presente trabalho, as práticas de leitura, nos apoiamos nas teorias e conhecimento de teóricos conceituados dentro da literatura direcionada ao infanto-juvenil. Conhecimento este que contribui para o desenvolvimento cognitivo das crianças, ajudando a formar leitores fluentes.

O texto literário se diferencia dos demais gêneros textuais por suas características de ficção e de trabalho artístico com a linguagem. Sob esse enfoque é que a escola deveria tratar a literatura infantil e sua importância nessa instituição, bem como seu reflexo sobre as funções que essa literatura cumpre no ambiente escolar. Essas funções acabam por determinar os objetivos do ensino da literatura infantil, envolvendo o trabalho para que este se desenvolva a contento (COSTA, 2007, p.148).

Dessa forma, ao elaborar este trabalho voltado para a leitura na turma de 1º Ano, os estudos de Emília Ferreiro indicam que existem vários estágios de desenvolvimento da capacidade de leitura e escrita entre as crianças. Estes estágios vão do mais simples, aos mais complexos, em que a criança já reconhece sílabas, letras, sons e padrões de formação de palavras no qual a criança relaciona as palavras às figuras (e não aos sons) , dentre os estágios estão: Estágio sensório-motor (até 2 anos) Estágio pré-operatório (dos 2 aos 6/7 anos) Estágio operatório concreto (dos 6/7 aos 11/12 anos)Estágio das operações formais (dos 11/12 até a vida adulta).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (165.5 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com