TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimentação no ensino de quimica

Por:   •  22/4/2017  •  Resenha  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: CAMINHOS E DESCAMINHOS RUMO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

GUIMARÃES, Cleidson C.; Química Nova na Escola; Vol. 31, N° 3 – Experimentação no ensino de química - Recebido em 16/08/07; aceito em 20/03/09.

Algumas criticas envolvem o ambiente da educação tradicional que se referem à ação passiva do aluno dentro de sala que frequentemente é tratado como mero ouvinte das informações que lhe são passadas. No artigo trabalhasse uma forma de aprendizado significativa onde a bagagem de aprendizagem do aluno é reconhecida pelo professor e a partir dela tem-se o andamento para o assunto desejado.

Em aulas de ciências a experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estimulo de questionamento e de investigação no aluno. Nessa vertente, aulas de experimentação são pautadas em cima dos questionamentos dos alunos em forma de obter respostas e ao mesmo tempo contextualizam a bagagem de ensino já existente. Porém essas aulas não devem ser trabalhadas como receitas de bolo onde o aluno segue um roteiro e já sabe onde tem que chegar, e sim de forma a instiga-lo a descobrir onde ele terá que chegar; usar seus conhecimentos prévios pra tentar solucionar o problema que lhe foi proposto.

Para que haja essas aulas experimentais é necessário apoio de todos da instituição, pois o processo dessa forma de aprendizagem conta com uma atemporalidade, e os primeiros trabalhos são lentos. Há também algumas rejeições de alunos que pensam estar estagnados em um só assunto, ou atrasados perante outras instituições, e para isso o professor deve ter convicção do que esta fazendo e mostrar para o aluno a importância da realização do trabalho e suas implicações futuras.

Porém se observa que a utilização do conteúdo como ferramenta de resolução do problema proposto numa aula de experimentação traz resultados concretos, fazem com que o teórico seja realmente entendido na pratica, o visual, o manuseio dos problemas faz com que o aluno absorva melhor o conteúdo que lhe foi dado. Constata-se também que a atemporalidade acaba se dissolvendo quando os assuntos abordados durante o processo laboratorial servem de base para entendimento dos assuntos posteriores do ano letiv o.

Ginandrya Rodrigues Araújo, acadêmica do Curso de Licenciatura em Química, pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Goiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com