TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Graduação em Licenciatura em Química

Por:   •  15/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - CANPUS PANAMBI

Graduação em Licenciatura em química

ADRIANE JAROSEWSKI

EDUARDO GAITA

LEILA CAMILA ESCOBAR XIMENES

PLANTAS REPELENTES

Panambi

2019

PROBLEMA

A Comunidade Terapêutica Cruz Azul de Panambi, tem por finalidades ajudar dependentes do álcool e de outras drogas, seus familiares e outras pessoas afetadas direta ou indiretamente.

Uma das terapias ocupacionais desenvolvidas é o trabalho na horta, que é desenvolvida buscando uma prática orgânica. Pois esta é uma atividade muito conhecida para aliviar o estresse, melhorar a saúde mental, entre outros, além de auxiliar na busca por uma alimentação mais saudável, no momento que se propõe a desenvolver uma prática orgânica, sem uso de agrotóxicos.

Neste contexto o presente projeto busca responder a seguinte pergunta:

De que maneira o uso de plantas repelentes contribui para aumentar a qualidade e a produtividade das hortaliças cultivadas na horta da Comunidade Terapêutica Panambi?

JUSTIFICATIVA 

A cultura de hortas para o consumo humano é uma prática muito antiga, sendo que as principais técnicas vêm sendo passadas de geração para geração sendo utilizadas até hoje e consistem em uma herança. Entre os principais benefícios esta a produção de hortaliças de forma orgânica, sem o uso de agrotóxicos tendo como essa premissa o uso de plantas repelentes é a cultura muito antiga que permeia a cultura popular sendo disseminada ao longo da história considerando a importância do conhecimento popular em nossa cultura sentimos a necessidade de abordar esse tema na Comunidade Terapêutica Cruz Azul, pois a mesma mantém o cultivo de uma horta, com este projeto visamos enriquecer, complementar o conhecimento sobre o controle de pragas de forma orgânica.

OBJETIVO GERAL

Informar sobre o uso de plantas repelentes e os seus benefícios para o cultivo de hortaliças.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Para que se possa analisar as informações e contemplar, assim, o objetivo geral seguem os procedimentos específicos:

  • Analisar e identificar as plantas e sua aplicabilidade
  • Comparar conhecimento popular com o conhecimento técnico

REFERÊNCIAL TEÓRICO 

 A horta que cultivamos hoje em nosso quintal, é herdeira daquelas que já existiam nos sistemas florestais. “Na Antiguidade e na Idade Média, eram cultivadas, separadamente ou em associação, leguminosas alimentares (ervilha, lentilha), hortaliças (cebola, alho, funcho, repolho etc.)”. (MAZOYER,2010). Para manter uma horta orgânica em casa é necessário ter certos cuidados como regar as hortaliças, fazer a retirada das ervas daninhas fazer o controle das pragas. E para controlar a área de forma natural contra pragas capazes de prejudicar o cultivo das hortaliças, sem utilizar produtos químicos como pesticidas ou agrotóxicos, uma forma natural e eficiente é a utilização de algumas plantas que possuem efeito de armadilha ou simplesmente repelem as pragas que prejudicam a plantação.

As plantas possuem substâncias repelentes denominadas de princípios ativos, são elementos químicos que atuam mutuamente com os sistemas biológicos, formando um fitocomplexo que interage entre si e com outras moléculas aparentemente inativas. (TEIXEIRA, Maria Dilma Souza et al.,2018). Os benefícios em se ter plantas repelentes próximas à horta, vão além de repelir insetos que atacam as hortaliças de forma natural, sem prejudicar as pessoas e os animais domésticos.  Algumas plantas que repelem insetos podem ser usadas na preparação de chás como a hortelã (Mentha spicata), temperos como alecrim (Rosmarinus officinalis), até mesmo como colheita de tubérculos como a batata doce (Ipomoea batatas). Filho, Guimarães e Liz (2009).

Segundo Filho, Guimarães e Liz (2009), cultivar batata doce (Ipomoea batatas) ao redor da horta repele formigas cortadeiras, o látex que escorre da rama causa repelência à praga. O cultivo em volta da horta ou dentro do canteiro, de arruda (Ruta graveolens) libera substâncias voláteis que repele pulgão, mosca branca, percevejo, cigarrinha, mantendo-os afastados das hortaliças. Para o controle de vaquinhas nas hortaliças, plantar hortelã (Mentha spicata), próxima à horta. O alecrim (Rosmarinus officinalis) afasta a borboleta-da-couve e a mosca-da-cenoura. O aroma forte do manjericão (Ocimum basilicum) afasta moscas e mosquitos. Crisântemo (Chrysanthemum) essa flor é utilizada para o controle de pulgões e lagartas desfolhadoras (MORAIS, 2009).  Essas são algumas das plantas repelentes, que podem ser facilmente encontradas em horticulturas.

METODOLOGIA

Buscando analisar a temática proposta este trabalho esta sendo pautado na investigação a respeito do tema proposto. De forma a atingir a maior veracidade possível no processo de conhecimento o trabalho de coleta de dados foi realizada pesquisa de campo e com ampla pesquisa bibliográfica em artigos.

 O estudo visa abordar o conhecimento popular e científico e sua aplicação em nosso dia  a dia. Está pesquisa foi dividida em três fases.

  • Pesquisa de campo com coletas de dados sobre plantas repelentes no qual foi levantado material necessário para estabelecer uma avaliação prática do que o estudo propõe;
  • Pesquisa teórica que buscou o levantamento do material teórico referente a contextualização do objeto estudado;
  • A terceira fase terá a responsabilidade de oferecer a distinção entre o conhecimento popular e conhecimento científico complementando o estudo.

CRONOGRAMA

MES/ETAPAS

Jan

Fev

Mar

Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Escolha do tema

X

Levantamento bibliográfico

X

Apresentação do projeto

   

   

   X

Coleta de dados

   X

  X

Análise dos dados

 

   

   

  X

Redação do trabalho

 

   

   

  X

Revisão e redação final

   

  X

Entrega do artigo

  X

Socialização do artigo

  X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com