TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia do Trabalho Cientifico

Por:   •  14/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.223 Palavras (13 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE FAPAF

DEPARTAMENTO DE PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA

PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM QUIMICA ORGÂNICA

JOSÉ CARLOS SOUSA COSTA

RENAN DE JESUS RODRIGUES

SIDINEY PEREIRA COSTA

ATIVIDADES ACADÊMICAS

São Bento – MA

2016

JOSÉ CARLOS SOUSA COSTA

RENAN DE JESUS RODRIGUES

SIDINEY PEREIRA COSTA

ATIVIDADES ACADÊMICAS

Trabalho apresentado, a Faculdade FAPAF, como requisito parcial para obtenção de nota do Módulo II, da Disciplina QUIMICA ORGÂNICA I, do curso de pós graduação Lato Sensu em QUIMICA ORGÂNICA.  

São Bento – MA

2016

Sumário

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO         

2.1 HISTORIA DA QUÍMICA ORGÂNICA

2.2 COMPOSTOS DE CARBONO

2.3 IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA ORGÂNICA

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

1 INTRODUÇÃO

        Neste trabalho veremos um breve histórico de como deu origem aos compostos orgânicos e o surgimento da química orgânica.

As características de alguns compostos orgânicos são avaliadas desde antes de Cristo. É o fato do vinho obtido pela fermentação da uva, o  álcool obtido pela destilação de sucos fermentados e de determinados corantes extraídos da natureza.

Apesar disso, os procedimentos semelhantes aos da química orgânica de hoje iniciaram a ser executados somente no fim do século XVIII e no começo de XIX. Sendo que nesse período conheciam-se raros compostos orgânicos em estado puro.

Entre 1770 e 1780, o sueco Torbern Olof Bergman começou a fazer a diferenciação entre os compostos orgânicos como a química dos compostos existentes nos organismos vivos, vegetais e animais, enquanto os inorgânicos seriam a química que estuda os compostos dos demais elementos e alguns poucos compostos do elemento carbono, que são denominados compostos de transição, ou seja compostos que possuem carbono, mas tem propriedade semelhantes ás dos compostos inorgânicos. Contudo, costuma-se garantir a outro químico sueco, Jacob Berzelius, o mérito de inventar a expressão química orgânica.

A Química Orgânica é um conjunto da química que foi sugerida em 1777 pelo químico sueco Torbern Olof Bergman. Jöns Jacob Berzelius formulou a Teoria da Força Vital em 1807. Ela baseava-se na ideia de que os compostos orgânicos necessitavam de uma força maior (a vida) para serem sintetizados.

Por muito tempo, pensava-se que os compostos orgânicos eram produzidos somente em organismos vivos, animais e vegetais. Em 1828, o cientista Friedrich Wöhler (1800-1882) produziu pela primeira vez uma substância orgânica em laboratório, a ureia ((NH2)2CO).

Começando, assim a queda da teoria da força vital. Daí em diante, a química orgânica passou a ser o estudo dos compostos do carbono com características específicas.

Portanto, tudo que é composto por átomos de carbono é vida, o que dá característica à química orgânica. Então, o estudo dela é fundamental na medicina, vale lembrar que os medicamentos são todos baseados em substâncias orgânicas que reagem em nosso organismo. O mundo seria bem difícil se não existisse, medicamentos, combustíveis e outros materiais orgânicos. Por isso, a química esta inserida na nossa vida de uma forma bem natural, que às vezes nem nos damos conta que o planeta não funcionaria se não fosse ela.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 HISTORIA DA QUÍMICA ORGÂNICA

Há muito tempo os cientistas tem se preocupado como se originou a vida na terra. Os químicos acreditavam que os compostos obtidos a partir de organismos vivos eram demasiadamente complexos para serem sintetizados. De acordo com o conceito de vitalismo, a matéria orgânica era dotada de uma “força vital”.

Nos anos que se seguiram à síntese de Wöhler, muitas outras substâncias orgânicas foram sintetizadas (acetileno, metanol etc.). Em 1845, Adolphe Wilhelm Hermann Kolbe (1818-1884) conseguiu realizara primeira síntese de um composto orgânico (o ácido acético) a partir de seus elementos. Desse modo, desde a metade do século XIX, os químicos passaram a acreditar na possibilidade de síntese de qualquer substância química. (Feltre, Ricardo, 1928- .Química / Ricardo Feltre. — 6. ed. —São Paulo : Moderna, 2004.. pg.05).

O conteúdo abordado se refere na realização dos primeiros compostos orgânicos a serem sintetizados.

Estes compostos foram nomeados como "orgânicos" e as investigações eram primordialmente dirigidas aos materiais inorgânicos, que pareciam ser mais fáceis de serem estudados. No decorrer da primeira metade do século XIX, os cientistas descobriram que as substancias orgânicos poderiam ser sintetizados em laboratório.

Por volta de 1816, Michel Chevreul preparou sabonetes usando gorduras e álcalis. Em 1828, Friedrich Wöhler produziu a ureia, um componente da urina, a partir do sal inorgânico cianato de amônio, NH4CNO, sendo esta preparação atualmente chamada de síntese de Wöhler. Embora Wöhler sempre tenha sido cauteloso sobre a alegação de que teria refutado a teoria da força vital, este evento tem sido muitas vezes visto como um marco para o estabelecimento da química orgânica.

Dessa transformação surgiram novos compostos químicos, como os corantes necessários à produção sempre crescente das fábricas de tecidos. As sínteses orgânicas também aumentaram vertiginosamente na segunda metade do século XIX. Em 1856, o químico inglês William Perkin (1838-1907) preparou o primeiro corante sintético: a mauveína. (Feltre, Ricardo, 1928- .Química / Ricardo Feltre. — 6. ed. —São Paulo : Moderna, 2004.. pg.05).

        

Em 1856, o químico inglês William Henry Perkin ao tentar preparar o quinino, produziu por acaso o corante orgânico chamado como mauveína. Por causa dessa descoberta houve um avanço muito significativo na parte financeira e também teve um aumentou expressivo ao estudo das substancias orgânicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (179.6 Kb)   docx (317 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com